terça-feira, 8 de março de 2011

O PODER DA ATTUDE




PODER DA ATITUDE

Ao estabelecer um estado de espírito mais positivo, você inicia um processo de crescimento interno
Por: Desconhecido



É inútil tentar eliminar a doença, a pobreza e o fracasso. Em vez disso, procure dirigir a sua atenção para a alegria das soluções, imaginando e sentindo a sensação de ser saudável, rico e vitorioso.
     Deixe ir a angústia desesperada causada pelas sensações negativas e passe e vivenciar as possibilidades de um futuro magnífico onde haja paz, saúde e crescimento.
     A mudança em suas atitudes é uma ação imprescindível para que você possa criar uma consciência de ser mais e por conseguinte, "ser mais". Para isso você precisa se desvencilhar o quanto antes dos sentimentos de carência e limitação. Isso exige um grande esforço inicial, persistência, determinação e desprendimento.
     Você precisa estar disposto a deixar ir os sentimentos negativos que mantém a sua freqüência em baixa. E isso nem sempre é fácil devido ao apego adquirido.
     A criação de atitudes melhores gerará um novo fluxo de energias em sua vida e você sentirá brotar um entusiasmo vibrante que traz cada vez mais a sensação de que seus anseios são possíveis de realização. Logo, as coisas começarão a dar certo e você passará a vislumbrar possibilidades antes nem imaginadas. Finalmente mudanças concretas passarão a ocorrer e você passará a ser assolado por uma série de circunstâncias favoráveis em sua vida.
     O tempo de resposta para a sua mudança interna dependerá muito da forma como você experimenta o processo, de quanta energia você coloca em sua perspectiva e principalmente da sua capacidade para burlar os bloqueios internos arraigados na sua mente mais profunda. A sua parte será executar o processo de mudança interna sem pressa, sem tensão e sem ansiedade, consciente de que as leis da vida são infalíveis e que nada fica sem resposta.
     Tome consciência de que o Universo jamais seria capaz de reproduzir uma experiência que contradiga o seu estado de espírito. Seus desejos bem delineados mediante uma sensação de realização serão aceitos pela Consciência Universal como “Verdade”.
     Ao estabelecer esse novo estado de espírito mais positivo e confiante, você inicia um processo de crescimento interno que consistirá na matriz de todas as suas experiências futuras.
     É necessário ser capaz de deixar ir todas a tendências pessimistas.
Admita a possibilidade da mudança, reconhecendo que aquilo que você precisa pode ainda não estar no aqui agora, mas está lá, em uma região fértil da consciência, germinando e ganhando forma através da sua perspectiva otimista.
     Aceite a sua situação atual como conseqüência direta das criações emocionais de outrora. Mas não permita que seu destino seja selado pela sensação de impotência gerada pelo acúmulo de crenças limitadoras. Acredite que uma grande mudança em sua vida é possível e viável.
     Tudo muda o tempo todo e você faz parte dessa mudança contínua que faz o mundo evoluir. Mude a sua consciência do "ser menos" para o "ser mais".
     Tudo aquilo que você for capaz de acrescentar ao que já é, você será. Feche teus olhos agora e permita-se desvencilhar do mal que o aflige simplesmente através da mudança de percepção, passando dar foco e atenção somente ao que é bom, belo, justo, prazeroso, alegre e agradável.
     Toda possibilidade de mudança está ao seu alcance. Basta substituir os sentimentos negativos por positivos, cultivando uma autoconfiança progressiva que pouco a pouco fará definhar medos e traumas.
     Deixe ir os conflitos que afetam negativamente a sua existência, elimine o ódio e o rancor que dilaceram a sua alma e permita-se escolher a paz de espírito e a serenidade. Só assim você poderá, com o tempo, provocar uma ruptura nos velhos hábitos, estabelecendo uma base sólida para a construção de uma consciência superior onde reinará uma harmonia absoluta.
     Saiba que a sua consciência é uma caixa de ressonância vibratória que emite e recebe energias que lhe são familiares. Se você não está feliz com as circunstâncias atuais, certamente precisa reorganizar a sua mente, sede das emoções, a fim de que se inicie o processo de ampliação da sua consciência.
     Isso tudo pode parecer desagradável de se ouvir porque ninguém gosta de assumir a culpa por uma situação negativa gerada contra si próprio, principalmente quando não se tem um controle absoluto sobre a mesma. Mas aí que vem a boa notícia: já que a frequência pôde ser produzida por sua consciência, também pode ser alterada pela mesma.
     Uma vez estabelecida a metodologia capaz de reproduzir a sua ressonância vibratória a seu bel-prazer, você pode passar a agir para ampliar as suas frequências, mudando o seu campo de energia para atrair coisas que te tragam bem-estar, sucesso e felicidade.
     As suas emoções transmitem os sinais indeléveis acerca daquilo que você é e daquilo que você quer ser. Enquanto você cultivar pensamentos negativos e destrutivos, será isso que ocupará a sua consciência porque aí estarão alicerçadas suas emoções. Mas, quando passar a cultivar pensamentos nobres e elevados, seus sentimentos rapidamente os seguirão, abrindo a sua consciência para tal, tornando-o apto a receber os eflúvios benéficos desse novo estado de espírito.
     Quando o seu estado emocional se tornar predominantemente positivo, você passará a emitir vibrações magnéticas poderosíssimas que atrairão pessoas e experiências agradáveis e felizes. Essa é a sua realidade enquanto ser emissor/receptor, criador do caminho por onde percorre.

Data: 21/2/2011 09:02:12

===============================
Hilário Manoel Messias
 

REMINDO O TEMPO

Pastor, como o senhor consegue ter tempo para tantas realizações? É uma pergunta que já há algum tempo escuto das mais diversas pessoas, líderes ou não, crentes ou não.
     O tempo é um recurso muito limitado e precisa ser muito bem administrado. Alguém já afirmou que tempo perdido não se recupera, visto que, para recuperar o tempo que se perdeu (fazer as coisas que deveriam ter sido feitas), você acaba perdendo um tempo que poderia ser investido em novas realizações.
     Família, liderança eclesiástica, convites e viagens para eventos, vida acadêmica (aulas, trabalhos etc.), atividade física, lazer, vida devocional, leituras, blogagens etc., como conciliar tudo isso, sem incorrer no risco de uma alta carga de estresse, numa má qualidade de vida, ou no comprometimento do desempenho e da excelência dos resultados profissionais e ministeriais?
     Segue abaixo algumas dicas que até então estão me servindo, e que poderão lhe servir também:
     1. Planeje a sua vida. Milhares de pessoas vivem sem planejamento pessoal algum. Planejar significa saber o que você deseja fazer no futuro e como o fará (Lc 14.28-32). Em 2008 você planejou a sua vida para 2009? Você já fez o planejamento de como será a sua semana? As atividades de amanhã já estão devidamente planejadas? Definitivamente, não dá para otimizar, aproveitar, ou organizar o tempo sem um planejamento, sem pensar calmamente e detalhadamente nas realizações antes da execução das mesmas. Como cristão, seus planos deverão sempre ser acompanhados de oração e da busca em conhecer a vontade de Deus para a sua vida (Ef 5.17);
     2. Escreva o que planejou. Nossa memória não é muito confiável. Utilize uma agenda para escrever o seu planejamento anual, mensal, semanal e diário de atividades;
     3. Selecione e priorize as ações. Nossas atividades deverão ser selecionadas e listadas por ordem de prioridade. As coisas mais importantes deverão vir primeiro, sendo seguidas pelas menos importantes. Dê um lugar e uma atenção especial para a sua família e para o cuidado consigo mesmo (saúde, formação, vida espiritual, etc). Cuidar das coisas ou dos outros, sem se preocupar com o seu bem estar pessoal (Lc 10.27; 1 Tm 4.16a) e com a sua família (1 Co 7.32-34; 1 Tm 5.8) não é uma atitude prudente. Lembre-se que as pessoas devem vir antes das coisas, as coisas espirituais antes das materiais e Deus antes de tudo (Mt 6.25-34);
     4. Evite a procrastinação. Não “empurre com a barriga” as coisas prioritárias e os demais compromissos. Quando por qualquer motivo você não conseguir realizar uma tarefa dentro dos prazos estabelecidos, trate imediatamente de reagendar a atividade. Quanto mais importante, mais breve deverá ser o novo agendamento ou prazo (Ec 9.10);
     5. Não assuma compromissos além de suas reais possibilidades. Não tente “abraçar os céus com as mãos”. Conheça os seus limites. Apenda a dizer “desculpe, mas infelizmente, no momento, não poderei lhe atender”. Quando muito sufocado por tarefas e atribuições, converse francamente e diligentemente com o seu líder sobre o assunto. Não é a quantidade do que se faz, mas a qualidade com que se faz que é mais importante. Quantidade sem qualidade, mais cedo ou mais tarde resultará em fracasso, em falência, em insucesso pessoal, profissional ou ministerial (Ex 18.13-20);
     6. Delegue as tarefas de menor importância. Não se detenha naquilo que outros poderão fazer em seu lugar. Há pessoas que poderão realizar o trabalho, inclusive melhor do que você. Foque em ações mais relevantes, que resultarão num bem maior para as pessoas envolvidas e para a obra como um todo (Ex 18.21-27);
     7. Seja disciplinado e prudente. Procure dormir e descansar o suficiente, cumprir os horários e os prazos estabelecidos. Quando tiver, por algum tempo, que sacrificar-se mais um pouco numa determinada tarefa, compense o desgaste com um período de descanso proporcional e adequado (Pv 24.6a);
     Remir o tempo, conforme Efésios 5.16, significa literalmente: “aproveite bem as oportunidades e evite a ociosidade”.

UM PASTOR COMPETENTE QUEM O ACHARÁ?

O trabalho pastoral não é difícil. Tenho que anunciar uma mensagem que não é minha, utilizar uma palavra que não é minha e apresentar uma vontade que não é minha. Quando anuncio o Evangelho, que é de Deus, eu sei que o ministério de Jesus é o exemplo a ser seguido. Quando utilizo a Palavra, que é de Deus, eu sei que não preciso “inventar moda”. Quando invoco o poder, que é de Deus, eu sei que a minha vontade não precisa ser publicada.
     O trabalho pastoral não é difícil. Basta conhecer os principais fundamentos da missão. Parece simples demais? Mas é mesmo! Vejamos: enquanto pastor, eu devo conduzir homens e mulheres aos pastos verdejantes e às águas límpidas e tranqüilas, para que lá saciem a fome e matem a sede. Eu conduzo, mas Deus dá o pasto e a água.
     Mas então, por que ainda erramos? Afinal, se o trabalho é tão simples, por que temos a sensação de que poderia ter sido melhor? Eis a resposta: muitas vezes saio do trivial em busca de emoções pautadas pela minha própria vontade, e as minhas idiossincrasias passam a ser vistas como “sonhos de Deus”. Agir assim é um passo para a incompetência.
     Diariamente corremos o risco de nos tornarmos pastores incompetentes. Você sabia disso?
     Serei um pastor incompetente se render-me às exigências de um mercado religioso que me obriga a empanzinar as ovelhas com novidades espirituais geradas pela conveniência humana, ao invés de tratá-las com a simplicidade e coerência do pasto criado pessoalmente por Deus. Isto é incompetência.
     Serei um pastor incompetente se me deixar subjugar pelas cobranças de um ministério messiânico, onde devo ter resposta para todas as dúvidas, resoluções para todos os problemas, mensagens para todos os encontros, tempo para todas as visitas, dinheiro para todas as literaturas e congressos, sorriso para todos os momentos e disposição para todos os “happy hours” da fé. E, além disso, jamais poderei ser assertivo (proibido dizer “não”). Isto é incompetência.
     Serei um pastor incompetente se me permitir acreditar que sou o dono da verdade. Um pastor que insiste em manter a sua “verdade” a qualquer custo gera um processo cancerígeno em sua comunidade. Se não há paz em um ministério pastoral, não será a verificação de teses e procedimentos que trará de volta a segurança ministerial. Nem sempre um pastor deixa uma igreja por estar errado, mas um pastor sempre estará errado ao insistir ficar onde já não há mais lugar para a sua “verdade”. Isto é incompetência.
     Serei um pastor incompetente se ceder aos infames convites de “multiplicação compulsória do reino de Deus”. O pastor que se rende aos delírios de grupos sectários demonstra que a sua carência e auto-estima chegou ao menor nível possível. A igreja se torna a “Porta da Esperança” com ovelhas “cabos eleitorais”, como se ter gente ao seu lado pudesse ser a prova de que dividir uma igreja faz parte da vontade de Deus. Isto é incompetência.
     Não quero ser um pastor incompetente. Não quero me render ao mercado religioso e fingir ter o segredo de todas as fórmulas de crescimento e sucesso. Quero ser eu mesmo. Quero lutar para eliminar os meus erros, aprimorar as minhas boas qualidades, viver a realidade na qual o meu Senhor me colocou. Quero ser competente.
     Não quero ser um pastor incompetente. Não quero deixar que me façam acreditar que posso ser o Messias. Não sou o responsável por todas as tarefas da igreja. Quero ser eu mesmo. Quero lutar para eliminar a falta de coragem, para delegar aos servos de Deus a sua parte no empreendimento e para realizar o trabalho que pulsa forte em minhas veias. Quero ser competente.
     Um dia entrei em crise! Precisava decidir entre ser um pastor incompetente (e lançar mão de todas as estratégias possíveis e impossíveis para fazer “meu” ministério crescer), ou ser um pastor competente (e ter coragem de utilizar as ferramentas e oportunidades dadas por Deus, sempre em obediência e submissão a Sua tão conhecida ética comportamental e relacional). Em meio à crise fui surpreendido pelas palavras de um amigo distante que, apesar de não o ter conhecido pessoalmente, me fez perceber a importância de suas palavras ao meu ministério:
     “...pastoreie o rebanho de Deus que está aos teus cuidados. Olhe por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer. Não faça isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não aja como dominador dos que a ti foram confiados, mas seja um exemplo para o rebanho. Quando se manifestar o Supremo Pastor, tu receberás a imperecível coroa da glória”  1 Pe  5.2-4.

O QUE VOCÊ PENSA A SEU RESPEITO?

O QUE VOCÊ PENSA A SEU RESPEITO?

Existem muitas pessoas cheias de si, achando que não há ninguém melhor
Por: Jorge Linhares


“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” Romanos 12.3
     É muito fácil olharmos para a vida dos outros e apontarmos um monte de defeitos, mas quando olhamos para nós mesmos, temos a tendência de sermos complacentes. Esquecemos que assim como podemos ser decepcionados, podemos decepcionar também.

      Pare e pense:

      Você é medíocre?

     A nação de Israel precisava enfrentar o povo da terra de Jericó. Eles disseram: não podemos enfrentar esse povo, porque aos nossos olhos, somos muito pequenos, não temos força. Não conseguiremos vencê-los. Éramos aos olhos deles, como nada, e aos nossos próprios olhos, como gafanhotos!

     Se não fosse Calebe dizer aos príncipes, que a atitude deles em se auto-depreciar estava errada, o povo seria contaminado por aquele relatório de derrota.

     Por esse pensamento medíocre, Deus não quis que aquelas pessoas entrasse na Terra Prometida. “Assim como imaginou em sua alma, assim ele o é!”

     Você arriscaria fazer uma cirurgia com um médico que não demonstrasse ter confiança?
     Agora pense: como você se vê? Feio, insignificante, imprestável? Assim como você se enxergar, as pessoas o verão também.

      Você é soberbo?

     Em contrapartida, existem os que pensam de si mesmo, mais do que convém. São os soberbos, metidos, que andam com o nariz empinado, como se as outras pessoas fossem a ‘ralé’ e eles estivessem sempre em cima da ‘carne seca.’

     A Bíblia nos conta a história de um rei que fez uma imagem dele mesmo – Nabucodonosor. Ele queria que todos o adorassem e prostrassem-se perante a sua estátua. Foi decretado um feriado nacional em sua homenagem e ele acreditou que era um deus. Em decorrência da sua soberba, ficou louco, vivendo como um animal. Quando recobrou sua sanidade, reconheceu que só o Senhor é Deus.

     Como Nabucodosor existem muitas pessoas cheias de si, achando que não há ninguém melhor que elas. Maridos que têm o costume de dizer as esposas: ai de você se não fosse eu. Foi eu que te tirei do interior, se não fosse por mim, você não seria ninguém.

     Assim como muitos maridos também ouvem de suas esposas:se não fosse meu pai pagar nossas contas, você não seria ninguém, você é um banana...

     Quanta inocência a dessas pessoas, não é a toa que a ‘Terra é redonda’, um dia você está por cima e outro dia, você está por baixo. O homem foi feito do pó da terra e ao pó voltará.
     Quem sabe você virou um produto do meio em que vive, tornado-se uma pessoa fria, calculista e sem compaixão? Um dos lugares que mais tem estragado pessoas é a universidade, vemos jovens transformando-se dentro de casa, nos relacionamentos com pessoas saudáveis, por conta de novas amizades e ambientes que não prestam.

     Tome cuidado para que as bênçãos não se transformem em maldição na sua vida.

     Na Bíblia, temos um exemplo de um campeão que fracassou, porque pensava de si mesmo mais do que convinha. O nome dele? Golias.

     A vida desse gigante foi ganhar batalhas, entretanto perdeu para um menino de 16 anos, porque:

     Iº) Não amava a nação que defendia, ele era um contratado.

     IIº) Guardou sua espada.

     IIIº) Tirou o capacete, porque viu um menino na frente dele. Ele pensava muito de si mesmo.

     IVº) Tirou o escudo. Golias se desarmou, ele olhou para si mesmo e achou-se bom de mais para precisar de espadas, ou capacete para lutar com um menino.

     Vº) Menosprezou o adversário. Golias pergunta a Davi:“É você o escolhido do exército de Israel, para lutar contra mim?

     VIº) Aproximou muito do inimigo. Golias chegou pertinho de Davi, era o que Davi precisava: de uma testa, de um homem sem lança, sem espada, e sem escudo.

     Existem muitas pessoas sofrendo e perdendo as bênçãos de Deus, por pensarem de si mesmos menos do que convém, ou mais do que convém. De qual desses dois malefícios você está sofrendo?

O MERCADO SENTE FALTA DE LIDERES

Criatividade, originalidade, confiança, participação nos negócios e nas discussões da empresa são características de liderança, mas o que tem acontecido é um exercer função, um cumprir horário, uma submissão que faz com que o mercado sinta falta de líderes em algumas áreas.
As faculdades e escolas técnicas não preparam os alunos para serem líderes, apenas para terem habilidades técnicas e muitas vezes de baixa qualidade. Ao entrarem no mercado de trabalho, a maioria dos jovens profissionais não é capaz de encontrar pequenas soluções para problemas aparentes e simples.

Têm pessoas em que a liderança já é algo inato, mas se não tiver ousadia e coragem dificilmente assumirá a função em uma organização. Ser líder não pode ser apenas ‘ocupar um cargo’ e por isso seria interessante e de grande valia se os recém-formados já entrassem no mercado com algumas destas características de liderança e, com o tempo, pudessem aperfeiçoá-las, mas as empresas também investem pouco neste tipo de capacitação.
Livros, filmes, bom currículo e atualização são excelentes para colaborar com o desenvolvimento das pessoas, mas para ser um líder é preciso colocar a mente para funcionar e ter iniciativas. Por exemplo, o call center - segmento que mais emprega no país- está com dificuldades para formar líderes devido a falta de comprometimento, cumprimento de deveres e rotatividade, sendo que para se candidatar a uma vaga nem é necessário ter ensino técnico ou superior.
Por isso, ao discutir as nuances do mercado de trabalho dentro de instituições de ensino pode contribuir para que os estudantes e futuros profissionais desenvolvam visões de curto, médio e longo prazo, aprendam a criar estratégias, saibam assumir a liderança e serem liderados e se tornem profissionais capazes de gerir. Não se pode mudar ninguém, porém é possível influenciar para que apareçam mais pessoas com espírito e vontade de liderança.

O LIDER TAMBEM MERECE DESCANSO

Todo funcionário tem direito a férias anuais remuneradas, mas quando o assunto é o descanso de quem lidera a equipe algumas preocupações podem surgir e, principalmente, sobre quem poderá assumir o posto até a volta. Tomar a liderança por tempo indeterminado garante uma maior confiança e adaptações, porém quando é por pouco tempo as adversidades podem ser visíveis.
     Ter em mãos a liderança dentro de uma organização pode suscitar grandes discussões e interesses entre seus membros, porém não adianta achar que se é adequado para determinada função baseado em princípios simples. Se não souber identificar e compreender quais são os interesses e premissas da própria empresa não há chances.
      Quando um líder vai se ausentar ele precisa escolher alguém para ocupar seu cargo pelo tempo necessário e ficar despreocupado. Mas como saber se a liderança não será tirana ou fraca ao ponto da equipe se perder ou ficar desestimulada?
     Descentralizar as atividades tem sido comum nas lideranças para que a equipe corresponda melhor às expectativas. Por isso, delegar tarefas aos talentos ao longo do tempo é primordial, assim ficará mais fácil identificar quem pode se enquadrar na função e, também, é uma maneira de descobrir uma futura liderança para a organização.
     Já escolhido o substituto, antes de sair de férias o líder deve expor o porquê da escolha pela pessoa que irá ocupar seu lugar, deixar claro para quem assumir a liderança que o trabalho é avaliado pelos resultados obtidos, pela convivência interpessoal e pela capacidade de criar, de formular soluções a partir de idéias distintas, sempre respeitando as opiniões.
     Tomando algumas precauções e fazendo a escolha certa, a equipe ficará satisfeita e o descanso do líder será merecido e proveitoso.

PROCLAMAÇÃO DE DEPENDENCIA

PROCLAMAÇÃO DE DEPENDÊNCIAPreletor: Robert Tamasy

Deixar de reconhecer a ajuda para escalar a escada do sucesso, nutre o orgulho e expõe a vulnerabilidade
Já observou como as crianças têm pressa de alcançar independência? Elas dependem de alguém para serem alimentadas, banhadas, vestidas e levadas de um lugar para outro. Quando, porém, atingem certa idade, por volta dos dois anos, começam a afirmar sua declaração de independência. Ao ajudar uma criança a calçar os sapatos ela dispensa a ajuda: “Eu calço sozinha!” – declara a pequena independente. Se for ajudá-la a comer a resposta decidida é: “Não, eu como sozinho!” Os pais querem que se tornem independentes, mas não aos dois ou três anos de idade.

     Esse impulso em direção à autoconfiança e autonomia permanece vigoroso ao longo de toda nossa vida. Muitos sonham em tornar-se financeiramente independentes, atingindo o ponto em que o salário não é o motivo que os leve a trabalhar. Outros anseiam por se encaixar na descrição do herói de “Invicto”, de William Ernest Henley. Nesse poema publicado em 1888, o personagem central declara:“Sou o senhor do meu destino; sou o capitão da minha alma.”

     É louvável tornar-se "senhor do próprio destino", assumindo a responsabilidade pelos resultados das próprias ações e decisões. Entretanto, independência total tem desvantagem. Lemos na Bíblia sobre Uzias, que por 52 anos serviu como rei em Judá: “Ele fez o que o Senhor aprova... Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar” (II Crônicas 26.4-5). Durante grande parte da vida ele reconheceu que dependia de Deus.

     Entretanto, chegou um momento em que aparentemente o sucesso lhe subiu à cabeça. Confrontado com sua rebeldia, recusou-se a assumir responsabilidade e aceitar correção. “...Entretanto, depois que Uzias tornou-se poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, o seu Deus"  (II Crônicas 26.15-21). Ele tornara-se auto-suficiente; não precisava de ninguém, nem mesmo de Deus.

     Uzias viveu centenas de anos atrás, mas a natureza humana não mudou desde então. Muitos de nós, no início de nossos negócios ou carreiras profissionais, nos conscientizamos que o sucesso está fora do nosso alcance. Voltamo-nos, então, para outras pessoas – até mesmo para Deus – em busca de ajuda, especialmente quando responsabilidades e pressões nos sobrecarregam. Uma vez alcançado o sucesso, porém, perdemos o senso de dependência. “Venci por meus próprios esforços”, concluímos inchados pela vaidade.

     Como Uzias aprendeu, essa atitude geralmente leva ao desastre. Deixar de reconhecer a ajuda recebida ao escalar a “escada do sucesso”, bem como o suporte oferecido para mantê-lo, nutre o orgulho e expõe nossa vulnerabilidade aos concorrentes e opositores. A Bíblia ensina como evitar essa calamidade:

     Reconhecer Deus como fonte de sabedoria e do sucesso. “Fale sempre do que está escrito no Livro da Lei. Estude esse livro dia e noite e se esforce para viver de acordo com tudo o que está escrito nele. Se fizer isso, tudo lhe correrá bem, e você terá sucesso” (Josué 1.8).

     Aceitar a correção e a repreensão. “Quem rejeita a correção acabará pobre e na desgraça, mas quem aceita a repreensão é respeitado” (Provérbios 13.18).

ATRAIA AQUILO QUE VOCÊ PRECISA

ATRAIA AQUILO QUE VOCÊ PRECISA



Quando tomamos um posicionamento de mudança, as coisas começam a surgir
Preletor: Bispo Rodovalho
 


As pessoas estão acostumadas a passarem por cima das coisas. Machucam, ferem, quebram alianças, quebram votos, fazem isso, fazem aquilo e acham que isso não vai dar em nada e dizem “depois eu me arrependo”. Dia da expiação! Arrependimento com dádivas! Algo que te custa, algo que você ama, algo que é importante para você. Algo que tem sentido na sua vida. Algo que te desafia. Lei da atração magnética, espiritual.
     Quando Deus te pedir algo, você não pode forçar a porta, arrombar, você não vai quebrar. Se seu líder espiritual lhe deu uma palavra, acredite que aquilo é um limite espiritual de Deus pra você. Se as portas se fecharam absolutamente, entenda que Deus está colocando limites de proteção na tua vida. Por que o que é seu vai ser atraído pra você em nome de Jesus Cristo.
 
 
 
 
       Descubra aquilo que você precisa

     Quando nos arrependemos e tomamos um posicionamento de mudança, as coisas começam a surgir, a acontecer. Se as coisas não estão chegando a sua vida, analise sua herança, analise seu passado. Clame, marque um tempo de oração, de jejum, sonde o Espírito Santo de Deus.

     Desbloqueie o seu mundo espiritual. Se pergunte o motivo das coisas não estarem acontecendo. Onde está faltando arrependimento? É ali que está travando sua vida? É ali que você decide o rumo da sua história, hoje. Se analise sempre e veja o porquê das coisas não estarem acontecendo. Peça a Deus para lhe trazer a lembrança àquilo que te limita hoje. Você irá descobrir o universo maravilhoso de graça e de favor do pai.


DEUS NUNCA ERRA

DEUS NÃO ERRA

Preletor: Desconhecido



Tudo que Deus faz não é por acaso e sim há propósitos

Um rei que não acreditava na bondade de DEUS. Tinha um servo que em todas as situações lhe dizia: Meu rei, não desanime porque tudo que Deus faz é perfeito, Ele não erra!

     Um dia eles saíram para caçar e uma fera atacou o rei. O seu servo conseguiu matar o animal, mas não pôde evitar que sua majestade perdesse um dedo da mão.

     Furioso e sem mostrar gratidão por ter sido salvo, o nobre disse:  Deus é bom? Se Ele fosse bom eu não teria sido atacado e perdido o meu dedo.

     O servo apenas respondeu: Meu Rei, apesar de todas essas coisas, só posso dizer-lhe que Deus é bom; e ele sabe o porquê de todas as coisas.

     O que Deus faz é perfeito. Ele nunca erra! Indignado com a resposta, o rei mandou prender o seu servo. Tempos depois, saiu para uma outra caçada e foi capturado por selvagens que faziam sacrifícios humanos.

     Já no altar, prontos para sacrificar o nobre, os selvagens perceberam que a vítima não tinha um dos dedos e soltaram-no: ele não era perfeito para ser oferecido aos deuses.

     Ao voltar para o palácio, mandou soltar o seu servo e recebeu-o muito afetuosamente.  Meu caro, Deus foi realmente bom comigo! Escapei de ser sacrificado pelos selvagens, justamente por não ter um dedo! Mas tenho uma dúvida: Se Deus é tão bom, por que permitiu que você, que tanto o defende, fosse preso?

     Meu rei, se eu tivesse ido com o senhor nessa caçada, teria sido sacrificado em seu lugar, pois não me falta dedo algum. Por isso, lembre-se: tudo o que Deus faz é perfeito.

     Ele nunca erra! Muitas vezes nos queixamos da vida e das coisas aparentemente ruins que nos acontecem, esquecendo-nos que nada é por acaso e que tudo tem um propósito. Toda a manhã ofereça seu dia a Deus.

     Peça para Deus inspirar os seus pensamentos, guiar os seus atos, apaziguar os seus sentimentos. E nada tema, pois DEUS NUNCA ERRA!!!

     Sabe por que você recebeu essa mensagem? Eu não sei, mas Deus sabe, pois Ele nunca erra....... 

     O caminho de Deus é perfeito e a sua palavra sem impureza. Ele é o caminho de todos que nele confiam, como diz em 2º Samuel - 22 - 31. 

     Com certeza essa mensagem chegou em boa hora até você.

     Deus esta colocando em seu coração o desejo de enviar essa mensagem para alguém .

     faça isso não se envergonhe

     você irá mandar  para pessoa certa

     Deus sabe disso muito bem ,

     sabe por que?

     Deus nunca erra!

O QUE É SER SINCERO?

O QUE É SER SINCERO?

Preletor: Francisco Martins



Não há encoberto que não venha ser revelado e nem oculto, que não venha ser conhecido
Uma pessoa sincera é alguém que não tem interesse de nos enganar. É alguém que não tem intenção de disfarçar o seu procedimento. Qual é a imagem que fazemos de Deus e de nós? Muitas vezes as imagens de Deus são erradas. Tentamos criar em nossa mente um Deus inimaginário, um Deus que se molde a nós, ao nosso egoísmo, a nossa vaidade. E as imagens que fazemos de nós também são erradas. Nos julgamos bonzinhos, justos e santinhos.
      E fico a pensar: Como poderá haver comunhão se nos dirigimos a um Deus irreal, criado pela nossa própria mente? Como poderá haver comunhão do homem com Deus, se levamos a um Deus irreal uma pessoa falsa? Se não somos o que dizemos ou pensamos ser. Será que temos sido sinceros com Deus?
     Parece que muitas vezes nos esquecemos da onisciência de Deus. Nos esquecemos, que Deus conhece os nossos pensamentos. Agimos muitas vezes, despreocupados achando que estamos conseguindo enganar a nós, a nossos irmãos e a Deus. Não há nada que façamos que Deus não saiba.
     “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido (Mt 10:26)
     Toda nossa vida está diante de Deus, Ele conhece nossos pensamentos, nosso coração e o nosso caminhar. No Salmo 139.1-7, vemos Davi declarando a Onisciência de Deus, ele diz: “Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todo os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
     Não há como disfarçar ou se esconder do Todo Poderoso. Não poucas vezes, Jesus surpreendeu as pessoas que lhe indagavam, respondendo não sobre o que falsamente diziam, mas ao que eles secretamente pensavam.
     Quando aqueles “religiosos” vieram provar a Jesus, perguntando se era lícito pagar tributo a César, Jesus conhecendo-lhes a malícia, respondeu: “Por que me experimentam, hipócritas?” Convenhamos que a coisa mais deprimente do mundo é conhecer o homem por dentro, como de fato ele é!
  • Será que temos sido sinceros com Deus? Com os irmãos? Com a esposa?
  • Será que temos tentado enganar a Deus?
  • Somos sinceros ou hipócritas, quando tratamos com o Senhor?
     Creio que o que cada um de nós deseja, é ter a sinceridade das pessoas. E acredito que Deus espera encontrar em nós no mínimo, sinceridade.
     Que possamos dizer a Ele o que realmente somos, sabendo que Ele nos sonda e nos conhece, sabe quando nos assentamos e levantamos, e de longe penetra os nossos pensamentos.
     Você pode ir a Deus como de fato você é, sem medo algum de ser por Ele rejeitado. Ao pecador arrependido Jesus perdoa os pecados e o purifica. Seja sincero consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

ILUSÃO DO MUNDO

ILUSÃO DO MUNDOPreletor: Fred Souto


De nada adianta dizer que temos confiança em Cristo, se não aceitamos a Sua palavra


Texto Bíblico: Salmo 37.3: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos de teu coração”.
     Jesus, na parábola da semente, fala de um terreno espinhoso que sufoca o crescimento da planta, fazendo com que ela não gere frutos. A explicação da parábola revela uma pessoa que, sufocada pelos cuidados do mundo, pela fascinação das riquezas e por suas ambições, que concorrem com a palavra de Deus, terminam por sufocá-la, tornando-a infrutífera.
     Estas pessoas, como Paulo cita seu ex-companheiro Demas, amam mais o mundo do que a palavra de Deus. Para estes, o salmista dá um conselho: Agrada-te do Senhor. De nada adianta dizer que temos confiança em Cristo, se não aceitamos a sua palavra e a vida que Ele nos propõe, não é do nosso agrado.
     Sabemos que o mundo concorre com a palavra de Deus, que as fascinações que ele propõe, nos desviam da vontade do Senhor. Em todos os momentos de nossa vida vai existir escolhas e elas sempre serão decididas pelos princípios que norteiam a nossa vida. O Senhor satisfará os desejos de nosso coração, se nos agradarmos d’Ele. Jesus nos chama a encontrar a nossa felicidade n’Ele: “bem-aventurado é aquele que não achar em mim motivo de tropeço”.
     A felicidade é fruto da presença de Jesus em nossa vida. A felicidade que o mundo nos oferece nos leva a perder o prazer nas coisas do Senhor. Amar ou odiar; ser humilde ou ser arrogante; conceder perdão ou agir com vingança. São oportunidades que a vida nos oferece diariamente e vão construindo o nosso caráter, trabalhando nossas atitudes e aumentando a nossa fé. A paz, a alegria e o amor que só vivemos em Jesus, transformam o nosso entendimento, renovam a nossa vida e nos faz desejar viver a sua vontade.
     Construir um caráter santo só é possível quando nos agradamos e temos prazer no Senhor. Assim, quando a nossa aflição e a nossa insegurança pela vida nos faz desconfiar de que o Senhor tem a solução para nós, que ela trará consolo e alegria para nossa vida, precisamos voltar os nossos olhos para Ele e confiar. A sua força nos alegra e enche-nos com a plenitude de sua promessa de suprimento, concedendo-nos o privilégio de sua graça.
     Desta forma, supridos e fortalecidos por Ele, poderemos usufruir da satisfação dos desejos de nosso coração. Quando somos supridos pelo Senhor, as nossas vontades e os nossos desejos serão do agrado d’Ele. Esta é a confiança que Ele espera de nós, que a sua vontade possa satisfazer os desejos de nosso coração.
      Oração: Querido Senhor, perdoa-nos quando trocamos a alegria de estar em tua presença, pelos prazeres que o mundo nos oferece. Ajuda-nos a alegrar-nos e termos satisfação na tua lei, porque só ela pode alegrar, verdadeiramente, o nosso coração. É o que oramos em nome de Jesus. Amém!

VOCE JÁ QUESTINOU DEUS?

VOCÊ JÁ QUESTIONOU DEUS?Preletor: Humberto Schimitt Vieira
 


Certamente você já passou por situações em que as desilusões e os problemas fizeram-no perguntar: por que comigo? O que eu fiz para merecer isso? Valeu a pena ter nascido? E diante da impossibilidade de responder essas indagações, você passou a questionar Deus. Não foi assim que aconteceu muitas vezes?
Eu quero lhe trazer alguns exemplos bíblicos e, através deles, mostrar-lhe que, apesar de tudo isso, o plano de Deus para você é um só: fazê-lo um vencedor!
 O INEXPLICÁVEL
Eu estava lendo o livro "A Verdade Sobre o Código da Bíblia", de um físico que era ateu, mas converteu-se. Dizia que, até o final do século XIX, a filosofia pregava o determinismo, dizendo que tudo era movido por uma relação de causa e efeito. Então - conta esse físico - surgiu a física quântica que demonstra que há muitas coisas no mundo material que são imprevistas. É justamente sobre isso que a física quântica procura estudar: o imponderável. Aquilo que não se pode dizer que é fruto do determinismo de causa e efeito. Ele concluiu que existe uma lei que comanda o imponderável: é Deus, o Criador do universo.
Essa verdade já era do conhecimento de Jó, milhares de anos antes de Cristo nascer. Ele perdeu tudo que tinha: seus filhos e tudo que de material ele possuía. A única coisa que lhe restava era sua esposa. No entanto, ela o abandonou moralmente e desejou a própria morte para Jó. Ela disse: "Amaldiçoa o teu Deus e morre de uma vez". Seus amigos, de quem ele poderia esperar algum conselho e algum ânimo, diziam: "Tu estás sofrendo porque pecaste, Jó". Aquela pressão foi a tal ponto, que ele começou a discutir com Deus, colocando em dúvida a Sua justiça.
Jó não conseguia mais entender a sua vida. Não sabia que tudo aquilo que ele estava sofrendo era conseqüência, não de sua vida material, mas de algo que acontecera no mundo espiritual entre Deus e Satanás.
Jó desesperou-se da vida e contestou a sua própria existência, amaldiçoando o dia em que tinha nascido. Então Deus começou a tratar com Jó. Deus mostrou-lhe que Ele é soberano. Jó começou a perceber que o Deus em quem ele cria não era um deus de barro criado pela mente humana. Mas era um Deus cujos planos e pensamentos são mais altos que os nossos pensamentos, assim como os céus são mais altos que a terra (Is 55.8,9). Ele é o Deus que pode todas as coisas e que não trabalha conforme os propósitos e razões humanos, mas segundo a Sua própria lógica.
A VITÓRIA DE JÓ
Foi nesse contexto que Jó disse ao Senhor: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza. Jó 42.1-2,5-6 (grifo nosso).
Jó começou a descobrir que há muitas coisas que não se explicam pela lei de causa e efeito. Seus amigos não entendiam isso quando lhe recriminavam. Eles achavam que ele devia ter feito algo muito grave para que a ira de Deus se abatesse sobre ele. Muitas pessoas nos dias de hoje estão nesse dilema. Estão gastando todas as suas energias espirituais envolvidas em si mesmas. Desperdiçam o tempo e as forças que poderiam ser utilizadas de forma proveitosa. Elas procuram os motivos das coisas que lhe aconteceram, olhando para dentro de si mesmas, como se elas fossem o centro do mundo.
Há pessoas que estão sofrendo. Olham para si mesmas e, realmente, enxergam muitos problemas. Então, pensam que não vão vencer. Mas elas devem parar de olhar para os problemas e de se perguntar quais as causas deles. Não importam os porquês daquilo que está acontecendo na sua vida. O que importa é que você tem que direcionar a sua fé para Deus. Se você buscar a Deus, Ele estará lhe revelando se o problema tem uma causa no plano material, tal qual fez com Paulo, mostrando-lhe que o espinho na carne era o remédio de Deus para que ele, Paulo, não se exaltasse pela grandeza das revelações que recebera. Deus não iria lhe afligir sem dizer o porquê.
Pare de olhar para si mesmo. Pare de olhar para o passado. Pare de tentar descobrir o porquê das coisas. Pare de tentar achar um culpado para os problemas pelos quais você está passando. Olhe para Deus e proclame como Jó: "Deus, eu sei que tudo podes".
Então Jó disse: "Deus, o meu problema é que antes eu te conhecia somente de ouvir falar a teu respeito. Eu até te buscava, Deus". Talvez ele dissesse: "Eu me lembro que todas manhãs eu intercedia pela minha família, mas eu orava a um Deus de quem eu tinha uma imagem apenas teórica e intelectual. Eu te buscava sem te conhecer, mas agora estou tendo uma experiência pessoal contigo. Estou sentindo o teu poder e estou te compreendendo".
Quando conhecemos a Deus além do plano teórico e temos uma experiência com Ele, não O contestamos mais. Reconhecemos que não somos nada e proclamamos: "Deus, eu sei que nenhum dos teus planos podem ser frustrados. Eu sei que tu tens um plano para minha vida e eu o aceito."
Quando Jó chegou a esse estágio de desmoronamento do homem natural, de seus conceitos e da sua tentativa vã de conhecer a Deus com a própria mente, ele humilhou-se e reconheceu a soberania de Deus. Reconheceu que Deus é o Deus do inexplicável e do impossível. Então, conforme o versículo 12 do capítulo 42, "Deus mudou a sorte de Jó".
A VONTADE PERFEITA
O salmista fala no Sl 139.16-17a que "os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda. Que preciosos para mim, Senhor, são os teus pensamentos!". Ele abriu mão dos seus próprios pensamentos e reconheceu quão preciosos são os pensamentos de Deus e os planos que Deus escreveu para sua vida, quando ele era apenas um amontoado de células no ventre de sua mãe. Já naquela época, Deus havia traçado um plano para a sua vida.
Muitas vezes, estamos lutando contra Deus. Passamos 10 ou 15 anos e parece que não saímos do lugar. Não nos curvamos diante de Deus. Não reconhecemos que nossos pensamentos são humanos e falhos ou que somos pecadores e limitados. Você não conhece o que vai lhe acontecer daqui a um minuto. Você não conhece nem a si próprio, nem o presente. Mas o nosso orgulho faz de nós semideuses que querem implantar suas vontades diante de Deus. Não conseguimos chegar ao estágio espiritual de Davi, que disse: "Deus, eu sei que tu escreveste para mim um plano e os teus pensamentos são preciosos".
Nós temos dificuldades para compreender e aceitar a vontade de Deus. Porque a vontade de Deus é imponderável. Ela não é explicável por uma lei de causa e efeito ou pelo nosso raciocínio.
 O EXEMPLO DE MARIA
No primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, a partir do versículo 30, está registrado o momento em que o anjo Gabriel anuncia a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo. "Então disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum?"
Nossa indagação diante do plano de Deus para nós é como a de Maria diante do plano para ela: Como será isto? Era um plano grande demais para uma moça da terra mais desprezível de Israel e que, além de tudo, era virgem. "Como será isto?" - era a sua pergunta diante de Deus.
Esta é a posição do ser humano. Não conseguimos compreender que Deus pode ter um plano conosco. Quando olhamos para as nossas fraquezas, problemas e obstáculos, a nossa pergunta também é: "Como será isto?" Você olha para as circunstâncias da sua vida, pensa que está em um beco sem saída e se lamenta porque foi parar ali. Você passa as noites remoendo e parece que não vai agüentar. Não consegue dormir e o seu momento de repouso torna-se um pesadelo, porque você olha para si e tenta achar uma solução para sua vida com o seu intelecto. Enquanto você tentar achar um caminho na sua própria força, será como Jó amaldiçoando-se e sendo amaldiçoado. Amargurado até a morte.
Ali estava Maria, argumentando com o anjo, pois não entendia aquele plano. Como aquilo iria acontecer? Como nasceria dela o filho do Altíssimo, aquele que iria receber o trono de Davi?
"Mas respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso também o ente santo que há de nascer, será chamado filho de Deus. E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril."
O anjo tenta convencer Maria e mostra como exemplo Isabel, sua prima, que, além de ser muito velha, era estéril. "Maria, olha para ela. Olha para os milagres que Deus tem feito". Então disse o anjo a Maria: "Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas".
Logo Maria desce do pedestal do seu raciocínio humano. Ela pára com a sua análise de causas e efeitos e diz: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra". Em outras palavras, Maria estava dizendo: "eu não compreendo como uma moça virgem pode ter um filho; porém, mesmo sem compreender como isso pode acontecer, eu aceito".
 JESUS
Quando Jesus estava no Getsêmani, o Pai o impulsionava para o plano pelo qual ele tinha vindo a esta terra: a redenção da humanidade. Mas a sua alma estava angustiada até a morte. Naquele momento, ele, como homem, tentou se socorrer nos outros homens. Levou seus melhores amigos - Pedro, Tiago e João - e tentava se amparar neles naquela hora. Ele reclamava deles: "Vocês não podem vigiar comigo? Vocês estão dormindo!"
É exatamente com esta situação que nos defrontamos quando estamos enfrentando o plano de Deus. Jesus sabia que aquele era o seu plano. Ele mesmo disse "O espírito está pronto, mas a carne é fraca". Nós sabemos que Deus tem um plano, mas a carne é fraca e quer resistir ao plano de Deus. Muitas vezes o plano de Deus nos atinge em pontos que não gostaríamos que fossem atingidos. Mas Jesus supera aquilo e grita: "Pai, seja feita a tua vontade". Ele sabia que nenhum dos Seus planos podia ser frustrado.
 O SEGREDO DA VITÓRIA
Muitas vezes, pelo nosso orgulho e soberba, nos detectamos a nós próprios pensando que Deus faz algo em nossas vidas por causa de alguma virtude que tenhamos. Na verdade, Deus faz sua obra em nós, não por causa de nossas qualidades, mas apesar de nossos defeitos, fraquezas e misérias. Não somos nós que podemos, mas é Ele que tudo pode.
Deus pode qualquer coisa. Apesar das nossas fraquezas, dos nossos problemas e dos nossos erros do passado. Nenhum dos Seus planos pode ser frustrado. Nem homem, nem circunstâncias, nem as dificuldades deste mundo poderão deter o plano de Deus para as nossas vidas. Somente você tem o poder de recusar o plano de Deus, se optar por uma vida de pecado e rebeldia. Aceite o plano de Deus para sua vida. Faça como Jó e reconheça a soberania de Deus.
Será que estamos dispostos a parar de contestar a Deus? Estamos dispostos a nos humilharmos, nos arrependermos e reconhecermos que Seus pensamentos são maravilhosos? Estamos dispostos a dizer: "Deus, eis aqui o teu servo, que se cumpram na minha vida os teus planos"? Deixe de se concentrar em si mesmo. Deixe de gastar suas energias espirituais remoendo mágoas antigas, tentando achar culpas em si próprio, tentando explicar as coisas que lhe aconteceram com planos e conceitos racionais. Direcione toda a sua energia espiritual para a fé em Deus. Você vai parar de reclamar e vai confessar que Deus pode. Sua vida será uma explosão. As muralhas de Jericó serão derrubadas.
Deus vai mudar a sua sorte. A sorte do seu casamento, da sua família e da sua vida profissional. O sangue de Jesus apaga o seu passado! Talvez você ande desanimado, cabisbaixo e ache tudo difícil. Qualquer desafio que se apresente diante de você lhe deixa cansado só de pensar. É porque você está confiado em si próprio.
Quando olhamos para nossos problemas e para as circunstâncias que nos rodeiam, nos sentimos tão desanimados que nem temos forças para orar. Mas, quando fazemos como Jó, então podemos clamar: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado".

Para de tentar achar um culpado para os problemas e proclame: Deus, eu sei que tudo podes

PROCURAÇÃO PARA O DIABO

PROCURAÇÃO PARA O DIABO



O objetivo de satanás é fazer com que o homem se desvie de Deus, e tem pessoas que fazem isso todos os dias
Preletor: Walter Ponci
 


O título deste artigo pode parecer muito chocante, mas é um assunto bastante sério. Se perguntássemos para qualquer pessoa, se teria coragem de dar uma procuração ao diabo para que ele agisse como quisesse, certamente a resposta seria negativa e com muita repugnância.

     Pode parecer estranho, mas é o que muita gente faz diariamente e a toda hora. Existem alguns textos na Palavra de Deus que nos chamam a atenção para esse fato. Vejamos alguns:
     Efésios 4:27 Não deis lugar ao diabo.
     Tiago 4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
     1 Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
     O objetivo do diabo é fazer com que cada homem se desvie da vontade de Deus e se perca. Enquanto estivermos vivendo em santidade de vida, em obediência à Palavra de Deus, o diabo nada pode fazer para nos afligir. Mas ele não deixa de circundar a cada um, esperando a oportunidade de poder agir, por isso ele anda em derredor aguardando essa oportunidade.
     E Deus nos adverte para não darmos lugar a ele, e se o resistirmos, ele fugirá sem oportunidade de agir.
     Contudo, no momento em que um homem faz qualquer coisa que é condenada por Deus, automaticamente estará fazendo a vontade do diabo. É impossível agradar a Deus e ao diabo ao mesmo tempo.
     Qualquer ato de nossa vida, que pode ser até mesmo um simples olhar, ou uma pequena palavra, ou um rápido pensamento, sempre, de uma forma ou de outra, estará dentro da vontade de Deus ou do diabo.
     No momento em que alguém faz a vontade do diabo, estará dando a ele a procuração para continuar agindo dentro da autorização que lhe foi outorgada.
     Vamos exemplificar. Imaginemos um homem temente a Deus, honesto, que obedece a Palavra de Deus, e vive em santidade. O diabo anda ao derredor desse homem procurando destruí-lo, mas não consegue porque esse homem está vivendo dentro da vontade de Deus. Mas um dia, esse homem se vê acuado numa irregularidade no trânsito sendo vítima de uma injustiça. Perde o controle sobre si e agride seu oponente com palavras inconvenientes. Esta, como exemplo já é a oportunidade que o diabo estava esperando. Agindo daquela forma, o homem fez a vontade do diabo e lhe deu a procuração. A partir de então esse homem começará a sofrer conseqüências aflitivas a té o momento que se arrependa e peça perdão a Deus por ter falhado na obediência à Palavra de Deus.
     Gálatas 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
     Será que agora é possível perceber quantas procurações o diabo tem em seu arquivo? Creio que é hora de parar para pensar se porventura ele não teria em seu poder uma procuração assinada com nosso nome.
    Brigas, violências, mentiras, desonestidade, corrupção, injustiças, maledicências, ódio, inimizades, invejas, doenças, sofrimentos, desobediência, imoralidades, vícios, medo, desanimo, etc. são causas e efeitos que giram em torno da vontade do diabo, e cada uma dessas ações se transforma em uma bola de neve que aumenta cada vez mais se não houver acerto diante de Deus.
     Caso essa procuração não seja cancelada, grande é o risco de se chegar ao destino planejado pelo diabo, por isso, vamos examinar nossa vida diante da Palavra de Deus e anular toda e qualquer provável; procuração que esteja na mão do inimigo.

SETE ERROS MINISTERIAIS.

SETE ERROS MINISTERIAIS

Preletor: Rick Warren



O que pode levar um ministério a parar no tempo

Muitos ministérios começam com força e crescem espantosamente. No entanto, após o crescimento inicial, patinam. Tenho ouvido isso centenas de vezes da boca de pastores ao longo dos anos. Deus não quer que nossos ministérios fiquem estagnados. Para nos ajudar a ser ministros bem-sucedidos, Deus nos dá exemplos de erros a serem evitados, os quais Satanás está interessado em usar para impedir que nossos ministérios sejam aquilo que Deus quer que sejam.

1. PARE DE CRESCER

Todo aquele que se mostra resistente a uma nova forma de fazer as coisas, defendendo o status quo ou se opondo à mudança que Deus deseja que aconteça, está perto de perder seu posto de liderança.

A chave para vencer as ciladas da liderança é continuar crescendo. Continue desenvolvendo suas habilidades, seu caráter, sua perspectiva, sua visão, seu coração para Deus e sua dependência dEle. Não pare de aprender. Leia livros e revistas, leia e releia a Bíblia, relacione-se com outros cristãos, ouça fitas e participe de congressos.

2. PARE DE SE IMPORTAR

O líder que pára de ter paixão pelo ministério não irá longe. Esta é uma das armadilhas do ministério: há pastores que seguem servindo ao Senhor porque sabem que isto é o certo, mas seu coração não está mais no ministério. Não é assim que se serve a Deus.

Se você caiu nessa cilada, há esperança. Do mesmo modo como se restaura o amor no casamento, você deve fazer as coisas que fazia no princípio. Em outras palavras, comece a agir do modo como agia quando estava no primeiro amor. Mesmo que não se sinta mais apaixonado, aja de modo apaixonado. É mais fácil agir para sentir do que sentir para agir. Se você age amando, aqueles sentimentos voltarão. Faça, então, as coisas que originariamente lhe traziam alegria no ministério.

3. PARE DE OUVIR

Aprenda a ouvir e a ser sensível aos outros. Estimule as pessoas às quais serve no ministério a conversar com você. Peça-lhes para contar seus problemas, suas dificuldades, seus medos, suas aspirações, seus sonhos e suas mágoas. Seja aberto às sugestões e às críticas construtivas e busque outras perspectivas.

4. PERCA O FOCO

Muitas coisas podem distrair você do ministério. Problemas de ordem pessoal ou de saúde podem distrair você. Disputas de interesse podem distrair você. Coisas que você acha que são divertidas, boas e maravilhosas podem distrair você. Satanás não se preocupa se você não está pecando quando está distraído porque, quando você está distraído, você não está fazendo o que Deus quer que faça.

Deus quer que você mantenha o fogo. Nunca esqueça sua missão. Diz a Bíblia que “ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus” (Lc 9.62). Não perca o foco.

5. FIQUE SATISFEITO

A auto-satisfação é inimiga do bom líder. Se Deus lhe diz para ir, fique firme. Jamais pare de depender do Senhor. Pare de enrolar. Corra riscos na fé. Abra a embalagem. Tente algo que não pode ser explicado pelo poder da carne. Diga a si mesmo: “O que pretendo fazer em meu ministério e que poderá falhar a menos que o poder de Deus me socorra”? A menos que Deus seja sua bóia de segurança, você não está vivendo realmente pela fé. Dependa do Senhor.

6. TORNE-SE ARROGANTE

Tenho visto acontecer demais. Quando um líder se torna arrogante, sua liderança sucumbe. Quando você acha que tudo depende de você e que não depende da ajuda do Senhor em seu ministério porque consegue manejar tudo, fique alerta.

7. FALHE EM DELEGAR

Quando um ministério patina, Deus está lhe dizendo que alcançou o limite do poder que lhe deu para fazer sozinho. Você precisa ir do fazer ao delegar.

Envolva outras pessoas em seu ministério. Torne-se um líder de ministros. Liderar ministérios é um ministério em si mesmo. D. L. Moody disse o seguinte: “Prefiro pôr dez homens para agir do que agir por dez homens”.

Se você evitar estas sete armadilhas, terá um longo caminho para construir um ministério que perdure.