domingo, 26 de dezembro de 2010

Estudo para as Células da Semana nº469 - O NATAL DE TODO O QUE CRÊ

TEXTO: Mateus 2.1-12.
A Bíblia fala do nascimento de Jesus nos evangelhos de Mateus e de Lucas. A narrativa de Mateus tem dois destaques. O primeiro, mostra a luta de José para receber sua esposa, grávida do Espírito Santo. O segundo destaque revela o episódio dos Magos do Oriente, que vieram de muito longe para adorar o menino Jesus, nascido em Belém. Natal significa “nascimento”. Era o primeiro natal cristão. Jesus realmente nasceu na história humana, isso é um fato histórico e um fato bíblico. Tomando esse episódio sobre os Magos vejamos o que acontece com quem crê.

1) - Quem crê vê mais longe.
Os Magos viram a estrela no Oriente. Era um sinal de Deus. Não sabemos que estrela foi essa, mas ela os guiou a Israel, até onde o menino Jesus estava. Assim, quem crê vê o que outros não vêem ou não podem ver. Foi Jesus quem disse a Marta: “Não te disse que se creres, verás a glória de Deus?” (Jo11.40) Só os que crêem vêem além das coisas desta vida, além das coisas naturais.

2) - Quem crê vai e chega.
Não importam as distâncias ou dificuldades, quem crê sai do seu lugar e vai a Jesus. O Senhor repreendeu os religiosos porque eles examinavam as Escrituras para ter a vida eterna, mas, disse Jesus, “não quereis vir a mim para terdes vida” (Jo 5.39-40). A Bíblia mostra ainda que Abraão creu, pois Deus disse: “sai da tua terra e vai para a terra que eu te mostrarei”. Então ele partiu para a terra de Canaã e lá chegou (Gn 12.1e 5b). Quem crê vence os obstáculos e o mundo e chega até Jesus (1Jo 5.4).

3) - Quem crê se alegra pelo cumprimento das promessas.
Ao chegarem a Jerusalém os Magos perguntavam sobre o recém-nascido Rei dos Judeus. Mas o rei Herodes e toda Jerusalém ficaram alarmados. Eles desconheciam esses fatos. Os sacerdotes e escribas também não sabiam sobre o Messias. Mas Jesus já tinha mais ou menos um ano de idade. Vemos que os religiosos que estão próximos dos poderosos deste mundo ficam cegos, sem visão e revelação dos acontecimentos divinos. Os poderosos e religiosos ficaram alarmados, mas os Magos se alegraram com grande e intenso júbilo, pois viram o cumprimento da promessa de Deus (v.10). O homem natural fica alarmado com os tempos finais, mas o que crê no Senhor se alegra.
4) - Quem crê vê a salvação de Deus.

Chegados a Belém, com a orientação da estrela, os Magos entraram “na casa” e viram o menino com sua mãe, e o adoraram; então entregaram suas ofertas (v.11). Eles fizeram uma viagem muito longa mas finalmente encontraram o menino, a quem Simeão chamou de “luz para revelação aos gentios e para glória do seu povo de Israel” (Lc 2.27-32). Simeão viu a salvação de Deus. Os Magos também viram. E você também verá, se creres.

5) - Quem crê recebe um novo caminho.
Depois que encontraram o menino, Deus os orientou para não voltarem por Jerusalém, mas por outro caminho, pois Herodes procuraria o menino para matá-lo. Assim o Senhor mostrou aos Magos um novo caminho, naquela situação de perigo. Deus sempre sabe como resolver as coisas. Por isso não se desespere, mas creia somente.

Conclusão.
O Natal (nascimento) de Jesus mudou a história da humanidade e trouxe esperança. Vemos que o Espírito Santo move até estrangeiros para cumprir seus propósitos, pois providenciou a vinda dos Magos para ajudar José e Maria, a fim de salvar o menino Jesus. Aquele ouro ofertado pelos Magos financiou a fuga da família de Jesus para o Egito e os sustentou até a morte de Herodes e a volta para Israel. Em Jesus Deus te dá uma visão mais ampla. Ele quer te mostrar coisas novas; coisas que vão alarmar a muitos, mas que te darão intensa alegria. O Senhor quer te mostrar a sua salvação. Ele quer te conduzir por um novo caminho, onde terás proteção e direção, para te guardar dos inimigos, até que eles estejam fora do teu caminho. O episódio dos Magos mostra que Deus nos ama e cumpre suas promessas. Somente Jesus é o Salvador. Só Ele é “o caminho, a Verdade e a Vida”. Por isso está escrito: “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16.31). Jesus nasceu na história humana. Ele é a salvação de Deus, e continua nascendo em muitos corações. E, quanto a você: Jesus já nasceu em seu coração? Deus te abençoe e te de muita Paz e Alegria neste final de ano e no Novo ano que se Inicia.