domingo, 6 de fevereiro de 2011

UM BALANÇO DE FINAL DE ANO

Filipenses 3:13-14
Após meses de euforia com as vendas de final de ano, muitas lojas separam um dia e "fecham para balanço". É um momento de avaliação do que foi vendido e do que resta para negociar. Após esse balanço, alguns lojistas decidem fazer liquidações para começar o ano com estoque renovado. Aproveitando a ideia e fazendo uma analogia com a vida, especialmente no aspecto espiritual, ao contrário das lojas, é preciso, no início de mais um ano, "abrir para balanço". Isso significa investir tempo na reflexão sobre as lições aprendidas durante o ano que passou que podem nos ajudar a construir um novo ano com resultados melhores. No texto utilizado para nossa inspiração, o Apóstolo Paulo nos presenteia com duas orientações muito importantes:

I - ESQUECER AS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS - Fil 3:13
Uma análise cuidadosa do texto nos faz perceber que o significado de "esquecer" não é apagar da memória. É não ficar "remoendo" as coisas. Existem pessoas que não conseguem avançar porque continuam presas ao passado. Sofreram mágoas, decepções, traições, fracassos, perdas e ficaram com baixo nível de autoconfiança, enfraquecidas na sua motivação, sem sentido para continuar lutando por sonhos e projetos. A Bíblia nos ensina que as provações vêm para nos transformar e aperfeiçoar. Assegura-nos que as lutas nunca serão além do que podemos suportar. Então, é importante enfrentarmos as adversidades sem murmurar. Agregando todo o aprendizado produzido pela dor, pelo infortúnio, nos aperfeiçoando e adquirindo mais maturidade. O Mestre Jesus teve uma vida de lutas, passou por situações difíceis, mas a tudo suportou e venceu. Abra sua mente e coração e faça um balanço. Você verá que de tudo o que experimentou podem ser extraídas lições para torná-lo uma pessoa melhor. Jesus Cristo no centro de sua vida é o seu referencial de vitória! A presença de Jesus é garantia de sucesso em nossa vida!

II - PROSSEGUIR PARA O ALVO - Fil 3:14
O termo prosseguir tem o sentido de perseverar, não desistir diante de obstáculos e dificuldades. O caminho da desistência é muito mais fácil, entretanto não existe vitória para quem desiste. A Palavra afirma que Deus não se agrada daqueles que retrocedem (Hebreus 10:38). Existe um prêmio para os que persistem para alcançar os seus objetivos. Você já se arrependeu por não ter avançado em algum projeto? Se tivesse uma nova chance, certamente não desistiria antes de alcançar suas metas. Então, faça um balanço de tudo o que você começou e interrompeu. Estabeleça novos alvos alinhados com a vontade de Deus. A nossa vida possui diversas áreas: espiritual, familiar, profissional, pessoal e outras. Para cada uma você pode e deve definir alvos que sejam desafiantes. Com ações planejadas e fé em Jesus, você terá suas forças renovadas durante todo o ano. Mas para ter Jesus Cristo ao seu lado é preciso tê-lO primeiro dentro de você por meio de um convite pessoal. Portanto, faça uma oração agora mesmo e convide Jesus para entrar em seu coração, em sua vida.

CONCLUSÃO:
No texto utilizado como base para a nossa reflexão temos duas orientações: a) entender que o valor do passado reside no aprendizado que ele produz para nos tornar mais sábios e maduros, mas nunca deve nos aprisionar ou limitar e b) a perseverança é chave para abrir portas de vitórias e realizações. Portanto, guarde na sua mente e no seu coração esses princípios baseados na Palavra de Deus. E que a sua vida esteja sempre "aberta para balanço". Isso significa ter a humildade de avaliar e reavaliar suas ações com a sabedoria gerada pelas experiências do passado e a força para prosseguir na conquista dos seus sonhos em todas as áreas da vida. Jesus Cristo de Nazaré te conceda o entendimento e a vitória em todos os seus alvos nesse novo ano e que você O convide para ser o seu Senhor e Salvador!

VITÓRIA SOBRE AS TEMPESTADES DA VIDA

Mateus 8:23-27
Nos últimos dias os meios de comunicação têm noticiado perdas e tristezas causadas pelas chuvas em alguns estados brasileiros, especialmente no Rio de Janeiro. O texto lido apresenta-nos o episódio de Jesus e seus discípulos enfrentando situação de perigo causada também por uma grande tempestade. O pânico e o desespero tomaram conta dos discípulos, mas Jesus estava tranquilamente dormindo. Ao ser despertado pelo clamor dos seus liderados, Jesus liberou uma palavra de ordem, o vento se acalmou e a tempestade cessou. Bem, a reflexão poderia ser sobre o milagre que Ele realizou. Mas, nesse momento, vamos refletir sobre a forma como o Mestre agiu e aprender com Ele:

I - NÃO SE DEIXE AFETAR PELAS CIRCUNSTÂNCIAS - (v. 24)
Um dos sintomas que acomete a maioria das pessoas quando estão preocupadas ou ansiosas é a insônia. O mundo moderno leva-nos a constantes desafios para conseguirmos uma certa estabilidade no nosso "barco", ou seja, na nossa vida. O estresse tira a paz e gera ansiedades que comprometem o sono, o descanso e o laser. Mas Jesus, após realizar as atividades do Seu ministério, dormia tranquilamente e não estava afetado pela tempestade.
Saiba que, do mesmo modo Ele quer também gerar em você a mesma paz. Ouça as suas palavras: "...não temas". A presença de Jesus "no barco" é garantia de tranquilidade em meio às tempestades da vida. Aceite-O como seu Salvador e experimente a paz que só Ele pode te dar!

II - NÃO SE DEIXE VENCER PELO DESESPERO - (v. 25)
Os discípulos entraram no barco com Jesus, mas, aparentemente, não confiaram no poder dEle para vencer a adversidade. Mesmo que em situações anteriores tivessem presenciado os seus milagres, na hora da tempestade foram tomados pelo pânico e entraram em desespero. Provavelmente, você também já tenha enfrentado situações de medo, de angústia. A quem você recorreu? No momento em que os discípulos se lembraram que Jesus estava no barco, encontraram a salvação e quando foi acionado, Jesus primeiro tratou de acalmá-los e depois repreendeu os ventos. Isso revela o autocontrole do nosso Mestre. Quantas vezes, diante de situações desesperadoras ao invés de ajudarmos perdemos o equilíbrio. Cristo nos ensina como agir: primeiro cuidar das pessoas, depois resolver o problema. Jesus é o Mestre do autocontrole. Receba-O em seu coração e controle melhor as suas emoções.

III - CREIA NA AUTORIDADE E NO PODER DE JESUS - (v.26)
Na experiência relatada ficaram registrados, para nosso aprendizado, alguns pontos marcantes da natureza humana dos discípulos e da natureza divina de Jesus. Os discípulos demonstraram medo, fraqueza e falta de controle diante do perigo; Jesus Cristo demonstrou tranquilidade, poder e autoridade. Assim, nos ensina que quando Ele está presente não é preciso desespero, mas, tão somente fé! Qual dos exemplos você quer seguir? Acredite, Jesus Cristo é hoje o mesmo Mestre que estava no barco com os seus discípulos. Deixe-O entrar definitivamente em sua vida.
CONCLUSÃO:

Sabemos que é muito difícil manter a calma quando estamos enfrentando situações difíceis ou até mesmo desesperadoras. Mas se levamos o título de Cristãos é porque queremos aprender a agir com o nosso Mestre. Portanto, tome posse das lições ensinadas e receba, pela fé, a vitória sobre todas as suas lutas, desafios e tempestades. Convide Jesus Cristo para entrar no "barco" que representa a sua vida.

O PODER TRANSFORMADOR DAS ADVERSIDADES

João 16:33 - Ninguém gosta de sofrer ou sofre por opção. Mas a realidade é que, independente do nosso desejo, as adversidades da vida nos alcançam. E não há exceções. Elas atingem ricos e pobres, cultos e iletrados, crianças, jovens e adultos. Entretanto, as adversidades possuem tesouros escondidos que podem nos conduzir a uma vida rica em oportunidades e bons resultados. Olhando para Jesus, vamos descobrir o poder das adversidades para nos transformar, desde que sigamos os Seus princípios e orientações. Com base no texto vemos que para extrairmos lições preciosas das adversidades precisamos:
I - APRENDER A LIDAR COM A REALIDADE

Jesus nos dá um choque de realidade quando fala "no mundo vocês terão aflições". O sentido de "mundo" é o conjunto de circunstâncias vivenciadas por aqueles que respiram o fôlego da vida. E as aflições são as adversidades inerentes aos que permanecem no mundo, ou seja, estão vivos. É importante entender que algumas adversidades têm origem nas nossas próprias atitudes e escolhas. Outras independem das nossas ações e comportamentos. De qualquer modo, se seguirmos os exemplos de Jesus e observarmos o Seu comportamento diante das adversidades, certamente conseguiremos enxergar a grande oportunidade de aprendizado, de crescimento e de transformação resultantes de lutas e perdas. Para isso são necessárias duas decisões principais:
1. Seguir a Jesus Cristo de modo muito prático e no seu dia-a-dia;
2. Ser uma pessoa melhor após cada luta.
Somente com Jesus você terá a força e a sabedoria para se firmar nesses propósitos. Tome posição agora mesmo! Convide-O para ocupar lugar de honra em seu coração.

II - APRENDER A VENCER O DESÂNIMO
Jesus Cristo revela sua atenção para um aspecto da nossa psique (mente) responsável pela energia que nos conduz à ação - o ÂNIMO. Ele diz: "tenha bom ânimo". Quando o desânimo se aloja tudo fica muito mais difícil. Desânimo pode estar associado a muitos outros fatores, como, por exemplo: falta de fé, de esperança, de visão, de perspectiva em relação ao futuro. Como vencer tudo isso? Onde encontrar forças? A resposta é: seguindo o modelo construído pelo Mestre de Nazaré. Ao estudarmos a Bíblia encontramos vários relatos de Jesus enfrentando lutas, tais como: prisões, açoites, humilhações, morte. Você é capaz de se lembrar de episódios que comprovam esses fatos? Olhando para o comportamento de Jesus podemos entender que as adversidades da vida não têm o poder de nos destruir ou desviar do bom caminho. Num ato de fé, convide-O para estar sempre ao seu lado.

III - APRENDER QUE NÃO EXISTE VITÓRIA SEM LUTA
Tem sido cada vez mais comum as pessoas procurarem as religiões e as igrejas em busca de bênçãos e milagres. Mas muitos não compreendem que Deus nos criou com grande potencial e liberdade de escolhas. Como já dito antes, um número considerável de adversidades que enfrentamos foram causadas por nossas decisões equivocadas. Outras aconteceram independentes da nossa atuação. Em qualquer das situações, uma parte das soluções dependerá das nossas atitudes. E a parte de Deus? Ele nos presenteou com o maior Mestre de todos os tempos. Jesus disse: "aprendei de mim"; "façam o que vos mando"; "Eu sou o Caminho". Quer ter êxito em todas as áreas da vida? Baseie todas as suas ações nos exemplos de Cristo. Aceite-O agora como o seu Mestre e Senhor.

CONCLUSÃO:
É muito comum encontrar pessoas que afirmam ser "cristãs". Só que em meio às adversidades suas ações denunciam que estão distantes do padrão de comportamento ético, emocional e espiritual de Cristo. Então, se você sinceramente reconhece que as suas atitudes não espelharam Jesus Cristo, corrija agora mesmo sua rota e torne-se verdadeiramente CRISTÃO. Convide o Grande Mestre Jesus para assumir o controle da sua vida e aproveite o poder transformador das adversidades.

O VISÍVEL NÃO FOI FEITO DO QUE SE VÊ

TEXTO:Hebreus 11:1-6
Você é uma pessoa que tem fé? Você acredita que a fé pode nos ajudar a conquistar os nossos sonhos? Qual é o tamanho da sua fé? Estamos diante de um texto clássico da Bíblia que nos ensina que tudo o que existe a nossa volta é resultado da fé. A fé faz com que aquilo que ainda não existe, passe a existir. A fé faz com que os nossos sonhos se tornem reais. Sem fé, não conquistamos absolutamente nada. Sem fé é impossível agradar a Deus. Portanto, precisamos desenvolver a nossa fé. Você gostaria de aumentar o seu nível de fé?

I - PELA FÉ ENTENDEMOS O PODER DA PALAVRA (v.3):
"Pela fé, entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus". Vemos, no livro de Gênesis, o relato da criação onde as coisas passam a existir após a liberação da Palavra de Deus : "E disse Deus: Haja luz. E houve luz" - (Gênesis 1:3). O sábio Salomão, inspirado por Deus, escreveu em Provérbios sobre o poder da nossa palavra e nos diz: "O homem se fartará do fruto da sua boca; dos renovos dos seus lábios se fartará. A morte e a vida estão no poder da língua" (Prov 18:20-21). Você sabia que as nossas palavras tem poder? Você sabia que você pode mudar o curso de uma vida pela liberação de uma palavra? Cuidado com o que você fala, cuidado com cada palavra que você tem liberado sobre a sua vida pessoal, familiar, financeira. Cremos que há poder em cada Palavra que sai da boca de Deus, em cada Palavra inspirada por Deus e escrita na Bíblia. A Palavra gera vida, gera fé, pois "a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Cristo" (Rom 10:17). Convidamos você a abrir a sua boca e confessar que Jesus Cristo é o seu Senhor e Salvador, pois fazendo assim, você conquistará a sua salvação!

II - PELA FÉ CONQUISTAMOS O SOBRENATURAL (v.5):
"Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado porque Deus o trasladara". Enoque, por ter decidido desenvolver a sua fé, conquistou o milagre que ele queria, algo considerado impossível ao homem, mas Deus concedeu o desejo do seu coração, honrando assim a sua fé. Você tem algo que gostaria de conquistar, mas que é impossível aos olhos humanos? Você tem algum sonho difícil de ser conquistado? Você tem algum desafio, algum problema, alguma dificuldade que só mesmo um milagre poderia resolver? Convido você a desenvolver a sua fé, a decidir acreditar no sobrenatural de Deus, crer mesmo contra toda e qualquer lógica humana, pois só assim conquistaremos o sobrenatural de Deus, só crendo é que agradaremos ao Senhor! A fé que nos leva a conquistar o sobrenatural de Deus é a fé que está firmada em Jesus! Podemos ter fé em muitas coisas, em muitas filosofias humanas, em amuletos, em pessoas, em ídolos e imagens de esculturas, mas esse tipo de fé não agrada a Deus e não nos leva a um lugar seguro. Convidamos você a crer em Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO:
O visível, o natural, o mundo físico, as coisas palpáveis, não foram feitas a partir daquilo que se vê com os olhos naturais, mas foram criadas a partir de uma atitude e uma tomada de decisão pela fé. A sua vida pode mudar, a sua família pode ser transformada, a sua vida financeira pode melhorar, você pode experimentar o poder de Deus na sua vida, desde que você decida depositar a sua fé em Jesus, recebê-Lo como seu Senhor e Salvador e viver os Seus ensinamentos, colocando em prática a Palavra de Deus em sua vida! Qual será a sua decisão?