terça-feira, 8 de março de 2011

O MERCADO SENTE FALTA DE LIDERES

Criatividade, originalidade, confiança, participação nos negócios e nas discussões da empresa são características de liderança, mas o que tem acontecido é um exercer função, um cumprir horário, uma submissão que faz com que o mercado sinta falta de líderes em algumas áreas.
As faculdades e escolas técnicas não preparam os alunos para serem líderes, apenas para terem habilidades técnicas e muitas vezes de baixa qualidade. Ao entrarem no mercado de trabalho, a maioria dos jovens profissionais não é capaz de encontrar pequenas soluções para problemas aparentes e simples.

Têm pessoas em que a liderança já é algo inato, mas se não tiver ousadia e coragem dificilmente assumirá a função em uma organização. Ser líder não pode ser apenas ‘ocupar um cargo’ e por isso seria interessante e de grande valia se os recém-formados já entrassem no mercado com algumas destas características de liderança e, com o tempo, pudessem aperfeiçoá-las, mas as empresas também investem pouco neste tipo de capacitação.
Livros, filmes, bom currículo e atualização são excelentes para colaborar com o desenvolvimento das pessoas, mas para ser um líder é preciso colocar a mente para funcionar e ter iniciativas. Por exemplo, o call center - segmento que mais emprega no país- está com dificuldades para formar líderes devido a falta de comprometimento, cumprimento de deveres e rotatividade, sendo que para se candidatar a uma vaga nem é necessário ter ensino técnico ou superior.
Por isso, ao discutir as nuances do mercado de trabalho dentro de instituições de ensino pode contribuir para que os estudantes e futuros profissionais desenvolvam visões de curto, médio e longo prazo, aprendam a criar estratégias, saibam assumir a liderança e serem liderados e se tornem profissionais capazes de gerir. Não se pode mudar ninguém, porém é possível influenciar para que apareçam mais pessoas com espírito e vontade de liderança.

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