domingo, 27 de fevereiro de 2011

Viver ou Juntar dinheiro

 Há determinadas mensagens que, de tão interessante, não precisam nem sequer de comentários. Como esta que recebi recentemente.

O hoje é uma dádiva, por isso se chama presente.

 Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00. Só não é permitido transferir o saldo do dia atual para o dia seguinte.

O VALOR DE UM GESTO



Há alguns anos, nas olimpíadas especiais de Seatlle, nove participantes, todos com deficiência mental, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos.
Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar.
Um dos garotos tropeçou na pista, caiu e começou a chorar.
Os outros oito ouviram o choro. Diminuiram o passo e olharam para trás.
Então viraram e voltaram. Todos eles.
Uma das meninas com Sindrome de Down ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse:
Pronto, agora vai sarar!

E todos os noves competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada.

O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muito.......
Talvez os atletas fossem deficientes mentais.......
Mas com certeza, não eram deficientes espirituais.......
Isso porque, lá no fundo, todos nós sabemos que, o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique ter que diminuir os passos...."

"Procure ser sempre uma pessoa de valor, e não uma pessoa de sucesso."

"O SUCESSO É CONSEQUÊNCIA."
(Albert Einstein)

Os brasileiros e o improviso



... Estávamos como os que sonham. Sl 126.1b
Ao ler este salmo e entender o seu contexto histórico, parece que vejo nela a minha vida e a vida de muitos. Errantes pelo caminho.
Antes que fossemos formados, Deus já havia escrito e determinado todos os dias de nossa vida e acredito eu, a historia d´Ele a nosso respeito é a melhor! Mas somos falhos, nossos olhos só conseguem enxergar o agora, Ele vê alem, e por ver alem tem uma historia de sucesso, lutas, conquistas e alegrias e o grande segredo do sucesso seria se conseguíssemos viver a HISTORIA D´ELE, se tivéssemos o SONHOS D´ELE.
O Salmista começa nos falando sobre “quando o Senhor trouxe do cativeiro”, um lugar onde o povo de Israel eram escravos dos babilônicos. Não se precisa falar muito a respeito de escravidão, o povo trabalha e não prospera, pois trabalha para o seu senhor e esta ai um grande segredo espiritual, quando se esta na babilônia pode se fazer de tudo, porém a prosperidade não chegará.
Na continuação do salmo diz algo especial, “os que voltaram a Sião”. Sião originalmente era o nome dado especificamente à fortaleza jebusita próxima da atual Jerusalém, que foi conquistada por Davi. A fortaleza original ficava na colina a sudeste de Jerusalém, chamada de monte Tzion, aportuguesado para Sião. Após a morte do rei Davi, o termo Sião passou a se referir ao monte em Jerusalém que era o lugar do Templo de Salomão. Mais tarde, Sião passou a se referir ao próprio templo e aos terrenos do templo. Depois disso, Sião foi usado para simbolizar Jerusalém e a terra prometida.
Aqui há um outro segredo espiritual maravilhoso, o Salmista é enfatico ao entoar em um salmo que marcou a historia daquela geração e de outras vindouras ao afirmar que o Senhor só trouxe do cativeiro os que se voltaram para Sião, que neste sentido significa os que se voltaram para o templo, isto significa um arrependimento e a misericordia de Deus sobre os que se arrependeram.
Continuando a narrativa, “estavamos como os que sonham”. O coração daqueles que se arrependeram se encheram de sonhos, e é aqui a parte mais importante desta mensagem, os sonhos nao eram os sonhos normais que qualquer homem podem ter, os sonhos eram os SONHOS DE DEUS para aquela geração e que iria se estender a outras gerações vindouras.
Os SONHOS DE DEUS para aquela geração eram os sonhos mais belos. Deus sonhava em abençoar aqueles a quem Ele tinha escolhido para carregarem o nome d´Ele entre os gentios. Aquela geração era tida como derrotada, se tornou escarnio entre as nações, era a envergonhada entre todas, e era uma das mais miseraveis.
Um dos SONHOS DE DEUS para aquela nação era lhes entregar mais uma vez a prosperidade, Deus queria fazer da terra que lhes havia entregue uma Terra que manava leite e mel, este projeto ainda estava dentro do coração de Deus...
A partir do verso 2 a historia ja é outra, ja estavam vivendo os sonhos de Deus. “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico;” Aquela nação anteriormente “machucada” estava cantando e rindo, aquela nação que antes era tida como derrotada e envergonhada por terem as mais belas visitações de Deus e vivenciado os maiores milagres de Deus, visto Deus face a face, sentirem a shekiná, levarem a arca da aliança, mas mesmo diante de tudo, pecaram. Saíram do Caminho. Mas como Deus é diferente de tudo que conseguimos entender, Ele começou a fazer GRANDES COISAS por aquela nação.
Comece hoje a viver os SONHOS DE DEUS, difícil? É. Mas quando se esta no CAMINHO fica mais fácil.

Ludmila Ferber - Os Sonhons de Deus

http://www.youtube.com/watch?v=ZsX7dkRx0t8&feature=player_embedded


Os sonhos de Deus para a sua vida
Escrito por Natal Pereira da Silva   
Sex, 11 de Fevereiro de 2011 06:49
Texto base: Provérbios 16.1-9


A revista americana People publicou a história de Jeanne Calments, uma viúva francesa que morava num apartamento localizado no último andar do prédio onde funcionava a fábrica do seu marido. Em 1965, André-François Raffray comprou o apartamento da viúva prometendo pagar quinhentos dólares mensais enquanto ela vivesse. Como a viúva, na época, tinha noventa anos de idade, o comprador pensou que estava fazendo um grande negócio.


Mas o tempo foi implacável com Raffray. Trinta anos depois, em 1995, o comprador morreu de câncer, com 75 anos, depois de ter pago 175.000 dólares. Dois anos depois, os filhos de Raffray continuavam pagando os quinhentos dólares mensais à velhinha que, com 122 anos, ainda parecia que ia viver muito tempo. No momento em que assinou o contrato, Raffray achou que o seu plano era infalível. Ele pagaria pouco e a velhinha morreria satisfeita recebendo quinhentos dólares mensais. Raffray não sabia que o coração do homem pode fazer planos, mas “a resposta certa vem do Senhor”.


Está você certo de que os seus planos estão sendo construídos sob a direção divina? Se você olhar para a história, verá que impérios ruíram, nações desapareceram e empresas faliram apesar dos planos que seus líderes fizeram para eternizar seu nome. Alexandre, o Grande, tinha conquistado o mundo em seus dias e pensava que ninguém seria capaz de derrotá-lo; no entanto, morreu repentinamente aos 33 anos de idade. Sabedoria é entender que a criatura depende do Criador, aceitar que existe um Deus no controle de tudo e ter a certeza de que os atos humanos são apenas o desenvolvimento da vontade divina.


1 – O homem faz planos
a) Há caminhos que nos parecem bons, mas os fins podem ser amargos ( Pv. 16.25);
b) Os olhos dos homens são inocentes, incapazes de perceber o mal (2);
c) Os sonhos e os planos dos homens são altivos; (3);
d) Os planos dos ligeiros e dos perversos atrairão a punição do Senhor (4)


2- O que acontece quando nosso caminho é agradável ao Senhor?
a) O Senhor pesa os espíritos (a intenção do coração); (2);
b) Deus tem o controle total de todas as coisas e nada é sem propósito (4);
c) O temor do Senhor nos faz desviar do caminho do mal; (6);
d) O senhor faz com que até os nossos inimigos tenham paz consco (7);
e) O Senhor nos promete provisão adequada (8);
f) O Senhor nos dirige os passos (9);
g) O Senhor preserva a nossa alma (17 e 25);


3 – Como saber se um sonho é de Deus?
h) Os sonhos de Deus trazem glória a Deus; portanto, sonde o seu coração; snão vai glorificar ao Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração e restaurá-lo;
i) Os sonhos de Deus jamais serão frustrados – nenhum desígnio do Senhor pode ser frustrado
j) Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus – pode parecer demorado, mas na hora certa tudo vai acontecer. Você somente precisa tomar posse e esperar o momento certo de agir


CONCLUSÃO – Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus pensamentos serão estabelecidos (3).
Hilário Manoel Messias

OS SONHOS DE DEUS

Infelizmente, porém, a Bíblia diz que o diabo veio para matar, roubar e destruir. Ele é inimigo de Deus, e assim, inimigo dos sonhos de Deus. Portanto, ele é nosso inimigo e adversário dos sonhos de Deus para nós. A Bíblia também diz que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Mas como é que ele age para matar, para assassinar os nossos sonhos? Será que ele aparece "de chifre" para nos assustar e frustrar nossas esperanças?

Certamente não. Ele usa a boca das pessoas que estão perto de nós. Ele usa olhares. Ele usa as pessoas que mais amamos e admiramos para nos ferir e desencorajar. Meu pai sempre me disse que as pessoas que mais nos ferem são aquelas que mais amamos, porque elas estão perto de nós. Se alguém que eu nem conheço direito fala algo contra mim, não me importo. Mas se alguém da minha casa ou do meu ministério fala contra mim, isso dói, isso desencoraja.

Jesus também passou por isso. Ele veio ao mundo com uma missão. Ele tinha um grande sonho, que era reconciliar o ser humano com o Pai. Ele veio para morrer na cruz em nosso lugar e ressuscitar, vencendo tudo por nós. Ele sabia que ia para Jerusalém para ser crucificado. Em Marcos 8.31-33 vemos Pedro chamando Jesus à parte para tentar convencê-lo de não ir a Jerusalém.
E a resposta de Jesus ao seu discípulo foi: "Arreda, satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens!" Quando entendemos que é o diabo quem usa a boca das pessoas para nos ferir e matar nossos sonhos, fica mais fácil perdoar essas pessoas. Você precisa perdoar as pessoas que foram instrumento de Satanás para te ferir e frustrar.

Como saber se um sonho é de Deus?
Os sonhos de Deus trazem glória a Deus. A Palavra diz que o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor. Também diz que há caminhos que ao homem parecem perfeitos, mas o seu fim é de morte. Nós, muitas vezes, pensamos que alguma coisa é sonho de Deus para nós, mas não é. Creio que uma boa maneira de obter esta resposta é sondando o nosso coração e observando se a realização daquele sonho vai trazer glória a Deus ou não. Portanto, sonde seu coração.
Se você tem um sonho, mas a sua realização não vai glorificar o Senhor, peça a Deus para arrancá-lo do seu coração ou para restaurá-lo, para que ele volte a ser exatamente como é no coração de Deus.

Os sonhos de Deus jamais serão frustrados. Os sonhos de Deus, os propósitos de Deus para a sua vida, têm o poder de se tornar realidade porque nenhum dos desígnios do Senhor pode ser frustrado. Aleluia! Na Bíblia, quando alguém recebia uma profecia, era simples saber se vinha ou não de Deus. Se acontecesse, é porque era de Deus; se não se concretizasse, é porque não era.

Os sonhos de Deus se realizam no tempo de Deus. Você pode descansar, porque se algum sonho é de Deus para sua vida, vai se realizar. Pode parecer que está demorando, que é impossível, que é algo grande demais, mas para Deus todas as coisas são possíveis. Deus sabe a melhor hora para você desfrutar a realização dos seus sonhos. Assim será com o sonho do seu casamento, do seu emprego, da sua faculdade, do seu ministério, enfim, todos os sonhos de Deus se realizarão, no tempo certo,
em sua vida.

 
 
Hilário Manoel Messias
 

Estudo para as Células da Semana

COMPROMISSO COM A FRUTIFICAÇÃO

TEXTO: Marcos 11.13-21.
Não existe relato de que alguma árvore gerou um fruto diferente à sua origem, isto sendo nós naturalmente geramos o que Deus gera pois fomos antes gerados Nele. É tremenda esta revelação à nós pois acima vemos que Jesus amaldiçoa a pobre figueira por não ter frutos, e ainda sequer estava em seu tempo de frutificar. Jesus mostra aqui aos seus discípulos a realidade da prontidão do Reino.
Paulo diz ao seu jovem discípulo Timóteo: "pregue a Palavra a tempo e fora de tempo" Somos desafiados à gerarmos aquilo que foi gerado em nós, a palavra de Deus, a “semente revelada” em todo o tempo; esta mesma palavra liberta, cura, salva, batiza, dá vida!

I - Somente frutifico se sou frutífero
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5)
Parece um tanto quanto redundante esta afirmação, mas realmente somente frutifico se sou frutífero, não há genuína frutificação se não estamos no Senhor.
Estar no Senhor é seguir sua palavra e viver por ela, é deixar com que os frutos verdadeiros, os do Espírito possam fluir ao invés dos frutos da carne. (Gálatas 5) No VS. 3 diz: “Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.” Existe inúmeros “Cristãos” com as mãos e o coração sujos pela contaminação do pecado, o que vamos gerar? Se buscamos à Deus e Seu reino, Sua santidade, Sua vontade, então geramos novas vidas saudáveis e semelhantes à Videira Verdadeira.

II -  Jesus procura seus frutos
"E, vendo de longe uma figueira com folhas, foi ver se nela, porventura, acharia alguma coisa. Aproximando-se dela, nada achou, senão folhas; " (Marc.11:13).
A vida Cristã é um chamado não uma filosofia. Muitos líderes e crentes que vivem uma cultura, uma filosofia de vida, mas não um compromisso! Temos sim um compromisso com o crescimento do reino, esta não é tarefa do Espírito Santo, Jesus disse que Este seria enviado para nos consolar e guiar, mas a conquista de novas almas foram colocadas à nós; temos um legado, uma herança, uma conquista, almas!
O crescimento da igreja em números e a busca do mesmo incomoda apenas aqueles que não querem trabalhar, nem se comprometem com a conquista, estão certamente muito ocupados com seus afazeres para alcançar outros, lembrem-se da Parábola da Bodas do Cordeiro, muitos foram convidados mas nem todos estavam disponíveis; lembrem-se da Parábola das Dez Virgens, muitas estavam aguardando o noivo, mas nem todas estavam preparadas... Prepara-te, Disponibiliza-te, Frutifique! Não é por homens nenhum e nem por Líderes, mas por Deus! e para Deus!

III - Frutificar é ser salvo
“Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.” (João 15:6)
Alguns “Cristãos” se equivocam em pensar que por terem aceitado à Jesus e estarem vivendo na graça, nada precisam fazer, já estão salvos. Tolos pois esquecem que o Apóstolo Paulo nos deixa claro que a salvação é por meio da Fé, mas que a mesma fé sem obras é morta; ou seja, o salvo genuíno gera frutos de sua salvação que são as obras.
Gerar é nossa responsabilidade sim, acaso já viu alguma mãe gerando sem ter que arcar com as responsabilidades? Uma vez plantada a semente dentro de nós, temos a responsabilidade de difundi-la pelos frutos.

CONCLUSÃO:
*** Pare por um momento - Analise sua vida com Deus, você têm gerado frutos espirituais em sua vida? Você têm gerado novos frutos que são novas vidas em Jesus? Não importa seus anos de Cristão, o que importa aqui é que uma árvore saudável gera, se você não têm gerado, é tempo de rever seus conceitos e procurar entender onde têm falhado para que sua vida não se perca!

Frutificar gera favor em Deus
“Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.” (João 15:7)
Já se perguntou o porquê você têm orado tanto e parece que Deus não está ouvindo? Por acaso você têm frutificado? Têm gerado novas vidas pela semente que está dentro de VOCE? Eis aí a chave para o favor do Pai. Gere! Frutifique! Cresça!
Hilário Manoel Messias
 

Frutificar, o chamado do líder

Texto: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades, e deis frutos; e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)

Verdade Central: Todo líder frutífero tem uma recompensa. E essa recompensa vem direto das mãos de Deus, é Ele Quem vai lhe recompensar. Por isso, é importante que você jamais trabalhe esperando recompensas humanas. Homens podem decepcionar. Deus, jamais.

Introdução: A Palavra de Deus afirma que não escolhemos a Ele, mas somos a escolha do Seu coração. E, dentro dessa escolha, há um desígnio do Pai para nós: darmos frutos que permaneçam. Quando cumprimos nosso desígnio, então, tudo o que pedimos em Nome dEle, Ele nos concede.

O líder que frutifica tem seus desejos atendidos pelo Pai, porque Deus sabe recompensar Seus filhos. Observe que os líderes, quanto mais frutíferos, mais abençoados são. Isso não se trata de uma troca, mas de uma recompensa para quem cumpre princípios. Na verdade, não existem motivos para a pessoa não frutificar.

Frutificar, um princípio do Reino

Nossa chamada é para frutificar, para encher a Casa do Senhor com frutos permanentes, contribuindo para o acréscimo do Reino que não terá fim. Este é o nosso legado: cumprir o princípio estabelecido na Palavra de Deus.

Observe que líderes que não se abrem para compreender as verdades do mundo espiritual, que não buscam viver corretamente, cumprindo o que Deus determina para as suas vidas, não são alegres, não frutificam e colhem resultados desagradáveis e frustrantes.

Lembro-me de que no início deste ano falei à Igreja que o juízo de Deus começa pela casa dos Seus filhos, então, o juízo não começa por estranhos, mas pelos filhos, pelos líderes, pelos que são ponta de lança.

Dentro do princípio de frutificar no Reino, o líder deve, em primeiro lugar, buscar frutificação na sua vida pessoal. Você precisa orar pelas mudanças que Deus quer fazer e que Ele fará na sua vida, no seu caráter. Deus sempre tem algo novo para fazer em nós, e, para isso, faz-se necessário mexer em nossas vidas.

Se frutificar é um princípio do Reino, Deus exigirá de você uma postura condigna de quem nasceu de novo, de quem está à frente de um povo. Não veja como cobrança, mas como uma obra de restauração diária em sua vida, família, ministério, trabalho... Essa obra envolverá todas as áreas.

Frutificar, ordenança de Deus

Muitas vezes, nos momentos de dificuldades – porque elas existem e Jesus mesmo nos alertou que não estaríamos livres deles – alguns líderes não suportam, desistem, ou se esquecem de que frutificar é uma ordenança de Deus. E, em sendo uma ordenança de Deus, deve ser obedecida em todo o tempo, mesmo no tempo em que tudo não vai bem.

Alguns líderes dizem que fazem de tudo para frutificar, mas não conseguem. Há até os que dizem que frutificar é impossível, quando sabemos que não é verdade. Impossível é aquilo que você sabe que por trás precisa de um milagre. E isso não se aplica à frutificação.

Estamos quase fechando o ano de 2010, o ano no qual nosso decreto é “2010, Ano das respostas impossíveis”, portanto, se para você frutificação era impossível, o que não é, você conseguirá entrar na bênção de cumprir este princípio, o de frutificar. Quero chamar sua atenção aqui para algo simples, mas, ao mesmo tempo, difícil para alguns: relacionamento.

Relacionamento é o caminho da frutificação. Líderes que não se relacionam não conseguem frutificar. Não há como se esconder. Você até pode ter um discípulo muito frutífero, que ganha, consolida, discipula e envia, e isso é maravilhoso, mas você precisa fazer a sua parte no Reino também.

Creio que este ano que termina será ainda um ano em que muitos líderes e discípulos galgarão muitas vitórias, nas áreas mais distintas, diversas possíveis. Eles contabilizarão móveis, imóveis, carros, trabalhos novos, aumento de salário e muitas outras bênçãos, porque eu sei que Deus tem olhado o nosso trabalho para Ele. Todos os que estão frutificando, trabalhando para Deus e não para o homem, terão esse testemunho nos lábios.

Em Hebreus 1:8, Deus diz que vai ungir sua cabeça mais que a cabeça dos seus irmãos. E em Lucas 1:37, está escrito que para Deus não haverá impossíveis em todas as Suas promessas. Esse decreto é divino, é espiritual. Não é decreto da boca de homens, não é decreto da invenção e da criatividade humana, não é decreto que partiu de emotividade. É decreto divino. E todo decreto divino, quando encontra pouso em quem cumpre princípios, é estabelecido cabalmente.

Sei que Deus está gerando algo novo na nossa direção. Sei que um novo tempo de Deus está sendo gerado e, dentro deste novo tempo, há uma novidade para nossas vidas, famílias, ministérios e tudo mais que nos envolve e que podemos alcançar. Deus está gerando algo para surpreendê-lo, mudar a sua história e a história de todos os que estão perto e longe. Então, entraremos no decreto do sobrenatural de Deus.

O sonho do líder frutífero será realizado. Todo líder frutífero sonha, antes de ganhar uma multidão para Deus, ver, em primeiro lugar, toda a sua casa rendida aos pés do Senhor. Ascendentes e descendentes, homens e mulheres de avivamento, debaixo de um manto sobrenatural de Deus. E isso acontecerá. O Senhor nos concederá essa alegria.

A promessa é: “Não fostes vós que me escolhestes a mim, pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades, e deis frutos; e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (João 15:16)

Tudo o que pedirmos ao Pai, Ele nos concederá. Eu creio nesta verdade, e você? Sei que você crê e espera que ela se cumpra, e sei também que como líder frutificador, essa alegria invadirá o seu coração e você abrirá a sua boca e declarará com os seus lábios: Eu e minha casa já servimos ao Senhor.
Deus o abençoe!

Apóstolo Renê Terra Nova

Permanecer para Frutificar

O discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual para tornarmos nossos discípulos frutíferos e o ensinarmos a amar.


"Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto"  (João 15:2)

       O ser humano é mutável e mudamos para melhor ou pior. Mas, nós não fomos chamados para a classe dos piores, nós fomos chamados e eleitos para classe que dá fruto permanente. Para isso, devemos cortar os excessos, que são hábitos que precisam ser corrigidos e mudados, como os de linguagem, comportamento, relacionamento, etc. Cortar excessos significa extrair as partes infrutíferas da árvore, e não cortá-la inteira, porque os que menos valem vão valer muito, e os que mais valem vão valer mais ainda, pois ninguém é descartável. Se Jesus não desistiu de nós, não podemos desistir de ninguém.
       Temos que ter cuidado ao cortar os galhos, porque existem galhos frutíferos que estão sobre os que não dão frutos e, se você cortar estes sem atenção, corre o risco de também cortar galhos bons.
       Para tornarmos nossos discípulos frutíferos devemos ensiná-los a amar, entendendo que o discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual. O amor é um sentimento que se confunde com gostar, que é uma condição necessária, mas não suficiente para permanecer e continuar junto. Só o amor tudo suporta. O amor que Deus nos ensinou, para o mundo é cinismo, mas, para igreja é restauração. Para termos autoridade ao ministrar para quem quer que seja, precisamos dessa saúde emocional e afetiva, amando o próximo, a família, os discípulos, os doze e a igreja. Devemos buscar tudo isso em Deus.
       Assim como precisamos de saúde afetiva, também precisamos de saúde espiritual, para ministrar vida espiritual para os discípulos. Para se ter um melhor fluir na própria vida, na vida dos discípulos e das células, para vermos o fruto, temos que estar sempre em oração, leitura bíblica, estudos e em guerra espiritual. Por isso, precisamos de cura em todas essas áreas, e, assim, ministrarmos com segurança.
       Para que a árvore frutifique, é preciso crer que ela vai frutificar. Sempre encoraje, incentive, dê motivação, deixe o potencial e a capacidade de seus discípulos em um nível elevado, e o resultado virá nos frutos naturais. Por isso, não devemos desistir de alguém porque é problemático. E, para socorrermos os nossos discípulos, precisamos fazer um investimento de fé. Ninguém é descartável, lembre-se que Jesus fala em várias partes da Bíblia que Ele não veio chamar justos, e, sim, pecadores ao arrependimento (Mc 2:17).
       Deus está nos tratando. Está escrito em Romanos 11:17-18 que


"se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti".  Romanos 11.17-18

       Por isso, temos que cuidar dos nossos discípulos, tratá-los e alimentá-los, para que os frutos apareçam. Deus é o grande Restaurador de seiva, como está escrito em Jó 14:7-9

"Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova".  Jó 14.7-9

       Vivendo um novo começo, descobrindo o meu discipulado. Textos: Jo 1:29; Mt 3:13-17; Mt 9:14-17

align="justify">Verdade Central: Nossa função no discipulado é encaminhar os discípulos para a presença do Messias.

Introdução
       Para que fosse confirmado o ministério messiânico, era necessário que houvesse três testemunhas: o Pai, o Espírito Santo e um homem que era João. João estava um dia no rio Jordão e quando Jesus passou, ele disse:

"Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"  João 1:29.

       Ele revela a identidade messiânica, Jesus recebe a palavra, os céus se abrem e ouve-se a voz de Deus dizendo:

"Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer"  Mateus 3:17.

       Nessa mesma hora o Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba pousou sobre Ele. Naquele momento houve uma testificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo e uma declaração humana. Naquele dia foi revelada a identidade messiânica de Jesus, mas ninguém o seguiu, porque foi um choque.

De quem são os discípulos que estou gerando?

"Então vieram ter com ele os discípulos de João..."  Mt 9:14a

       João continuava à beira do rio Jordão esperando pessoas para batizar. Se Jesus ainda não havia morrido, por que João estava batizando e fazendo discípulos? No dia em que João revelou o caráter messiânico de Jesus, restava-lhe apenas algo a fazer: cumpre-se hoje o meu ministério, tornar-me-ei discípulo de Jesus; e todos os outros discípulos de João viriam até Jesus. Mas, João nunca foi discípulo de Jesus. Ninguém mais que João sabia que Jesus era o Messias. Ele recebeu a revelação. Sua missão específica era proclamar este testemunho. Mas, esse homem continuou fazendo discípulos para si e não para Jesus. Assim também, podemos fazer discípulos à parte. Todo o homem de Deus que sai do propósito, que se insurge contra a liderança, perde o pescoço. Judas e João perderam o pescoço.

Conseqüências de um discipulado de competição.

"...perguntando: por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?"  Jo 1:29; Mt 9:14b

       Muitas vezes as pessoas quando chegam a um nível de revelação fazem sua própria rota, seu próprio caminho. João não foi para a cadeia por acaso; foi plano de Deus para não haver ministério de concorrência.
       João tinha duas classes de discípulos. Tinha os discípulos que ele preparou e que entenderam que estavam sendo preparados para o Messias, e outros que disseram que nunca deixariam João. Esses últimos são aqueles que gostam de deserto, de sofrimento, de chacotas, de ministério público. João foi preso e seus discípulos continuaram batizando, continuaram fazendo tudo o que João fazia, competindo com Jesus. Não só competiam como confrontaram a autoridade de Jesus dizendo que jejuavam mais que os discípulos d’Ele. Sabemos que quando não somos genuínos discípulos de Jesus agredimos Sua autoridade. Quando quebramos princípios de autoridade nos insurgimos contra Jesus e entramos em maldição.


Conclusão
       A Bíblia diz que João tinha dois discípulos que ao verem Jesus passar deixaram-no e foram após Ele. Jesus já conhecia a fama dos discípulos de João e perguntou o que eles queriam. Eles queriam saber onde Jesus morava, onde era a casa d’Ele e Ele os levou até lá. Isto significa que quando estamos formando discípulos não os formamos para nós. Formamos o discípulo para apresentá-lo ao Messias, para que beba e coma diretamente d’Ele e se encha da Sua doutrina.

INVESTINDO PARA FRUTIFICAÇÃO

Investindo Para a Frutificação


       O discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual para tornarmos nossos discípulos frutíferos e o ensinarmos a amar.

"Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto"  (João 15:2)

       O ser humano é mutável e mudamos para melhor ou pior. Mas, nós não fomos chamados para a classe dos piores, nós fomos chamados e eleitos para classe que dá fruto permanente. Para isso, devemos cortar os excessos, que são hábitos que precisam ser corrigidos e mudados, como os de linguagem, comportamento, relacionamento, etc. Cortar excessos significa extrair as partes infrutíferas da árvore, e não cortá-la inteira, porque os que menos valem vão valer muito, e os que mais valem vão valer mais ainda, pois ninguém é descartável. Se Jesus não desistiu de nós, não podemos desistir de ninguém.
       Temos que ter cuidado ao cortar os galhos, porque existem galhos frutíferos que estão sobre os que não dão frutos e, se você cortar estes sem atenção, corre o risco de também cortar galhos bons.
       Para tornarmos nossos discípulos frutíferos devemos ensiná-los a amar, entendendo que o discipulado tem uma saúde física, emocional, afetiva e espiritual. O amor é um sentimento que se confunde com gostar, que é uma condição necessária, mas não suficiente para permanecer e continuar junto. Só o amor tudo suporta. O amor que Deus nos ensinou, para o mundo é cinismo, mas, para igreja é restauração. Para termos autoridade ao ministrar para quem quer que seja, precisamos dessa saúde emocional e afetiva, amando o próximo, a família, os discípulos, os doze e a igreja. Devemos buscar tudo isso em Deus.
       Assim como precisamos de saúde afetiva, também precisamos de saúde espiritual, para ministrar vida espiritual para os discípulos. Para se ter um melhor fluir na própria vida, na vida dos discípulos e das células, para vermos o fruto, temos que estar sempre em oração, leitura bíblica, estudos e em guerra espiritual. Por isso, precisamos de cura em todas essas áreas, e, assim, ministrarmos com segurança.
       Para que a árvore frutifique, é preciso crer que ela vai frutificar. Sempre encoraje, incentive, dê motivação, deixe o potencial e a capacidade de seus discípulos em um nível elevado, e o resultado virá nos frutos naturais. Por isso, não devemos desistir de alguém porque é problemático. E, para socorrermos os nossos discípulos, precisamos fazer um investimento de fé. Ninguém é descartável, lembre-se que Jesus fala em várias partes da Bíblia que Ele não veio chamar justos, e, sim, pecadores ao arrependimento (Mc 2:17).
       Deus está nos tratando. Está escrito em Romanos 11:17-18 que

"se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti".  Romanos 11.17-18

       Por isso, temos que cuidar dos nossos discípulos, tratá-los e alimentá-los, para que os frutos apareçam. Deus é o grande Restaurador de seiva, como está escrito em Jó 14:7-9 
 
"Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda torne a brotar, e que não cessem os seus renovos. Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó, contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova".  Jó 14.7-9
 
       Vivendo um novo começo, descobrindo o meu discipulado. Textos: Jo 1:29; Mt 3:13-17; Mt 9:14-17

align="justify">Verdade Central: Nossa função no discipulado é encaminhar os discípulos para a presença do Messias.

Introdução

       Para que fosse confirmado o ministério messiânico, era necessário que houvesse três testemunhas: o Pai, o Espírito Santo e um homem que era João. João estava um dia no rio Jordão e quando Jesus passou, ele disse:
 
"Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"  João 1:29.
 
       Ele revela a identidade messiânica, Jesus recebe a palavra, os céus se abrem e ouve-se a voz de Deus dizendo:
 
"Este é o meu filho amado em quem eu tenho prazer"  Mateus 3:17.
 
       Nessa mesma hora o Espírito Santo em forma corpórea de uma pomba pousou sobre Ele. Naquele momento houve uma testificação do Pai, do Filho e do Espírito Santo e uma declaração humana. Naquele dia foi revelada a identidade messiânica de Jesus, mas ninguém o seguiu, porque foi um choque.

  • De quem são os discípulos que estou gerando?

 
"Então vieram ter com ele os discípulos de João..."  Mt 9:14a
 
       João continuava à beira do rio Jordão esperando pessoas para batizar. Se Jesus ainda não havia morrido, por que João estava batizando e fazendo discípulos? No dia em que João revelou o caráter messiânico de Jesus, restava-lhe apenas algo a fazer: cumpre-se hoje o meu ministério, tornar-me-ei discípulo de Jesus; e todos os outros discípulos de João viriam até Jesus. Mas, João nunca foi discípulo de Jesus. Ninguém mais que João sabia que Jesus era o Messias. Ele recebeu a revelação. Sua missão específica era proclamar este testemunho. Mas, esse homem continuou fazendo discípulos para si e não para Jesus. Assim também, podemos fazer discípulos à parte. Todo o homem de Deus que sai do propósito, que se insurge contra a liderança, perde o pescoço. Judas e João perderam o pescoço.

  • Conseqüências de um discipulado de competição.


"...perguntando: por que é que nós e os fariseus jejuamos, mas os teus discípulos não jejuam?"  Jo 1:29; Mt 9:14b

       Muitas vezes as pessoas quando chegam a um nível de revelação fazem sua própria rota, seu próprio caminho. João não foi para a cadeia por acaso; foi plano de Deus para não haver ministério de concorrência.
       João tinha duas classes de discípulos. Tinha os discípulos que ele preparou e que entenderam que estavam sendo preparados para o Messias, e outros que disseram que nunca deixariam João. Esses últimos são aqueles que gostam de deserto, de sofrimento, de chacotas, de ministério público. João foi preso e seus discípulos continuaram batizando, continuaram fazendo tudo o que João fazia, competindo com Jesus. Não só competiam como confrontaram a autoridade de Jesus dizendo que jejuavam mais que os discípulos d’Ele. Sabemos que quando não somos genuínos discípulos de Jesus agredimos Sua autoridade. Quando quebramos princípios de autoridade nos insurgimos contra Jesus e entramos em maldição.

Conclusão

       A Bíblia diz que João tinha dois discípulos que ao verem Jesus passar deixaram-no e foram após Ele. Jesus já conhecia a fama dos discípulos de João e perguntou o que eles queriam. Eles queriam saber onde Jesus morava, onde era a casa d’Ele e Ele os levou até lá. Isto significa que quando estamos formando discípulos não os formamos para nós. Formamos o discípulo para apresentá-lo ao Messias, para que beba e coma diretamente d’Ele e se encha da Sua doutrina.