terça-feira, 4 de outubro de 2011

Com Quem Você Se Parece?


TEXTO: COLOSSENSES 3:1-11.
Todos nós, com raríssimas exceções, podemos rapidamente responder a essa pergunta que servirá de base para a nossa reflexão: “com quem você se parece?” As respostas mais comuns são: pai, mãe ou irmão. Mas alguns também absorveram algumas características de alguém que lhes causou admiração na infância, talvez um professor ou um amigo. O fato é que construímos a nossa identidade a partir de pessoas que nos influenciaram. O Evangelho propõe uma mudança de referencial: você deve se parecer com Jesus.  O texto lido apresenta três caminhos para buscar essa semelhança com o Mestre:

I – ELEVAÇÃO DO PENSAMENTO – versículos 1 a 3
Todos os seus sentimentos, decisões e atitudes começam no pensamento. Quando você muda a forma de pensar, para o bem ou para o mal, muda consequentemente os resultados, para melhor ou para pior.  E mais: o pensamento é o responsável pela qualidade das suas emoções. Nas emoções você pode conquistar ou perder tudo. Portanto, você precisa elevar o pensamento e buscar as coisas do Alto.  Filipenses  4:8 ensina que o pensamento deve se deter naquilo que é verdadeiro, respeitável, justo, puro e amável. Era assim que Jesus conduzia a Sua forma de pensar. Você quer ser um cristão verdadeiro? Permita que Ele transforme a sua mente.

II – MUDANÇA DE ATITUDE – versículos 5 a 9
Quantas vezes você ficou decepcionado com alguém que agiu de um modo muito diferente de sua expectativa? E quantas vezes você se decepcionou com suas próprias atitudes? O Apóstolo Paulo olhava para si e assumia que muitas vezes não conseguia fazer o bem que queria; mas o mal que não queria, fazia (Romanos 7:18). Quando optamos por ser um verdadeiro seguidor de Jesus devemos combater todas as inclinações do “velho homem”. E a lista é grande. Vamos citar algumas: prostituição, impurezas, desejos malignos, avareza, ira, maldade, linguagem obscena, mentira. A Palavra nos ensina que devemos matar essas coisas. De que maneira? Buscando as coisas lá do alto. Ou seja, pela oração, leitura da Bíblia, a prática do jejum. Separe tempo de qualidade para seus momentos devocionais e Jesus Cristo te levará a novas atitudes diante das circunstâncias da vida.

III – CONHECIMENTO DE DEUS – versículos 10 e 11
Existe uma frase conhecida que diz: “conhecimento é poder”.  O poder transformador do conhecimento é inquestionável. Quantas pessoas mudaram totalmente os seus destinos e os de suas famílias porque fizeram faculdade, pós-graduação, mestrado ou doutorado e tiveram melhores oportunidades de trabalho? Isso é importante, mas não é tudo. Na sua caminhada neste mundo é o conhecimento de Deus que te dará poder para vencer as suas inclinações para o pecado. Esse conhecimento te fará assumir novas e surpreendentes posturas nas guerras entre suas duas naturezas: a carnal e a espiritual.  I Timóteo 2:4 nos diz que Deus deseja que cheguemos ao pleno conhecimento de que Ele é único e de que Jesus é o Único Mediador para chegarmos à Sua presença.  Aumente a cada dia o seu conhecimento de Deus. Acolha Jesus Cristo em seu coração.

CONCLUSÃO: É inegável que você guarda semelhança com aquelas pessoas que te influenciaram e que ainda te influenciam. Mas ser um cristão autêntico significa buscar um novo referencial. Em Hebreus 12:2 temos a receita certa: “olhando para Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé”. Você pode ser uma nova pessoa, transformada e regenerada pelo poder do Evangelho. Diga sim para essa grande oportunidade. Diga sim para Jesus recebendo-O agora mesmo como seu Único Senhor e Salvador e torne-se mais parecido com Ele a cada dia.

Fonte: Miba

O DEUS QUE SE LEMBRA

O Deus que se lembra
Genesis 8.1 e 40.23.

Esse texto mostra uma característica do Deus da Bíblia, que é o Deus vivo e verdadeiro. Diz a Palavra que Deus tem uma memória fantástica, pois Ele sempre se lembra. Quem serve ao Deus da Bíblia não serve a um Deus morto, desmemoriado ou com alguma doença de esquecimento como o Mal de Parkinson. Nosso Deus não esquece, mas se lembra, pois ele foi quem nos fez; nós somos fruto dos sonhos de Deus. Vejamos então que nessa área há uma grande diferença entre Deus e os homens.

O homem esquece
Uma das características do ser humano é esquecer, principalmente quando esse esquecimento está relacionado à gratidão que deveriam ter. A Bíblia diz que um dos oficiais de Faraó, o Copeiro-chefe, teve seu sonho interpretado por José, que estava preso com ele. E, uma vez liberto, veio a se esquecer de José. José lhe havia pedido: “lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra” (40.14-15). Mas a Palavra diz que “o copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gn 40.23). Também está escrito que os filhos de Israel não se lembraram do Senhor, seu Deus, que os livrara do poder de todos os seus inimigos ao redor; nem usaram de benevolência com a casa de Jerubaal, a saber, Gideão, segundo todo o bem que ele fizera a Israel (Juízes 8.34-35). Deus argumenta através de Jeremias, dizendo: “Acaso, se esquece a virgem dos seus adornos ou a noiva do seu cinto? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jr 2.32 e Os 2.13). Um dos exemplos mais gritantes de esquecimento e ingratidão foi o do rei Joás (2Cr 24.22). Nós só podemos gravar ou memorizar pela repetição, mas não queremos ouvir novamente, ou ler de novo, ou meditar a respeito. Então deixamos que nossas urgências e ansiedades prevaleçam. Por isso os homens esquecem até o que jamais deveriam esquecer.

Mas Deus se lembra
Deus se lembrou de Noé na arca.
Deus não esqueceu que Noé era um homem justo e íntegro no meio da sua geração pervertida e violenta. Deus não se esqueceu de Noé e de sua casa quando decidiu destruir aquela geração. Deus não se esqueceu deles quando vagavam sobre as águas naquela grande embarcação por um ano e dias. Deus não se esqueceu de Noé, e jamais se esquecerá de cada um de nós. Jesus revelou que até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados.
Deus se lembrou de José no Egito.
Outra história dramática foi a saga de José, um dos mais jovens filho de Jacó. José enfrentou muitas adversidades, mesmo servindo ao Senhor com fidelidade. Mas ele foi vendido como escravo e viveu como escravo por muitos anos. E depois, foi lançado numa prisão, injustamente, mas ainda naquele lugar ele confiou no Senhor. E no tempo próprio Deus se lembrou de José, e o libertou e o levantou para realizar seus sonhos. Sim, Deus nunca esquece suas promessas, nem de seus servos, mas Ele se lembra de cada oração e de cada clamor do seu povo.
Deus se lembrou de Ana.
Ana foi uma mulher que teve uma grande amargura, e ninguém podia ajudá-la. Mas ela buscou ao Senhor Deus de Israel e derramou seu coração diante de Deus. E diz a Palavra que Deus se lembrou de Ana e da sua oração, e mudou a sua sorte (1Sm 1.19).

Conclusão
Jesus mencionou o caso do rei Joás, que mandou matar a Zacarias, filho de Joiada, no templo do Senhor (Mt 23.35). Mas, se a Bíblia diz que Deus se lembra é porque Ele não se esquece. Se Deus não se esqueceu de Noé, nem de José na prisão, nem de Ana na sua opressão, Ele também se lembrará de ti e da palavra da sua aliança que fez com você e comigo. O homem esquece e quase sempre é ingrato, como no caso do rei Joás, que foi salvo e criado pelo sacerdote Joiada, mas depois da morte do sacerdote mandou matar seu filho Zacarias. O próprio Senhor Jesus falou desse triste episódio (Mt 23.35). Mas, ainda que uma mãe se esqueça de seu filho que ainda mama, o Senhor, todavia, não se esquecerá de ti, nem de suas promessas, nem de sua aliança (Is 45.19). Só há uma coisa que Deus diz que jamais se lembrará: é dos nossos pecados, quando cremos em Jesus. Somente creia e adore ao Senhor Jesus, e lhe dê graças, porque Ele é fiel. Deus te abençoe.
Autor: O. R. Sales, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil.

PERMANECENDO NO PROPOSITO DE DEUS

Permanecendo no propósito de Deus
Jonas 1.1-17

Jonas é um livro pequeno, mas com uma história repleta de ensinamentos preciosos. Jesus citou Jonas, e atestou a inspiração desse livro como escritura sagrada (Mt 12.40). E a Palavra de Deus é útil para o ensino, a correção e a direção das nossas vidas. Nela vemos que um dos grandes problemas do povo de Deus é permanecer no propósito. O inimigo trabalha para que ninguém conheça a Deus; e, com os que o conhecem, para que saiam do seu propósito. Mas Deus tem seus planos, e quando nascemos para Deus passamos a entender que Deus nos chamou a existência com um propósito abençoado. Jonas era um homem de Deus, um profeta em Israel, conhecido em outras nações. Mas a experiência que ele viveu nos ensina e nos adverte sobre como devemos agir para permanecermos no propósito de Deus.

A direção declarada de Deus e a fuga do profeta
Jonas recebeu uma instrução clara do Senhor, para ir à grande cidade de Nínive e clamar contra ela. A NVI diz que Deus falou assim: “Vá depressa à grande cidade de Nínive...” Mas Jonas desobedeceu à voz de Deus e tomou um barco para Tarsis, que ficava na direção oposta a Nínive, isto é, ele tomou um barco para “fugir da presença de Deus”. Jonas sabia que os ninivitas eram perversos e inimigos do povo de Israel. O profeta também sabia que o Senhor é misericordioso e não queria que eles se arrependessem e fossem salvos do juízo iminente de Deus. Mas como alguém pode fugir da presença de Deus, se Deus está em todo lugar? Fugir da presença de Deus significa abandonar o propósito de Deus para a sua vida. Jonas recebeu uma instrução clara, mas preferiu fugir para um lugar oposto ao que deveria ir. A direção do Senhor para a sua igreja, hoje, é ir, pregar o evangelho e fazer discípulos. Esta é uma palavra imperativa. O Senhor disse: Ide, e fazei discípulos de todas as nações! Qualquer atuação diferente dessa ordenança é uma fuga do propósito de Deus. Jesus disse: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo (...) e siga-me.

A tempestade de Deus
Somos inclinados a pensar que problemas e tempestades não são de Deus, mas do maligno. No entanto, quando Jonas se rebelou contra a direção expressa de Deus, e o afrontou, então “Deus enviou um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar” (v.4). E Jonas, no barco, dormia profundamente. O barco, no entanto, estava para ser despedaçado. Será que você também está fazendo o contrário daquilo que Deus te mandou fazer? Muitas dificuldades e problemas podem ser fruto de nossa rebelião a uma direção clara de Deus para nós. Então vem o sono de morte e a tempestade aumenta mais e mais. A decisão de Jonas de desobedecer a Deus também ameaçou a vida de marinheiros inocentes. Precisamos pensar nos outros, na família, nas pessoas que estão ao nosso lado no barco. Felizmente que as tempestades de Deus vêm para nos corrigir, e não para destruir. Jonas teve uma nova oportunidade para voltar ao propósito do qual ele tinha se afastado. Deus também quer te dar hoje uma nova oportunidade, para você repensar sua vida, sua desobediência, sua rebelião e voltar a cumprir o propósito de Deus.

A presença de Deus
Sabemos pela palavra que o melhor lugar do mundo é a presença de Deus. Na presença do Senhor há decisões autorizadas e soluções favoráveis; há plenitude de alegrias e delícias perpetuamente, disse Davi (Salmo 16.11). Mas quando nos afastamos do propósito de Deus, saímos da sua presença. A bíblia diz que Jonas “fugiu da presença do Senhor”. Ele deixou de ouvir a Deus. Podemos fugir da presença do Senhor, mas não podemos evitar a sua correção. A Bíblia diz que se não recebermos o cálice da salvação, oferecido pelo Senhor, teremos que beber do cálice da condenação, obrigatoriamente.

Conclusão
Observamos que tudo e todos no livro de Jonas – a tempestade, o sorteio, os marinheiros, o grande peixe, o rei, o povo de Nínive, a planta, o verme e o vento leste – tudo obedecia à ordem de Deus, exceto o profeta Jonas. Então, por que você, que conhece a Deus, está fugindo do propósito de Deus? Vimos que Jonas foi de mal a pior. Primeiro foi a tempestade, depois um grande peixe do mar o tragou. Ficou enrolado nas algas. Então veio o desespero. Finalmente ele caiu em si e clamou ao Deus misericordioso (2.7-8), e Ele ouviu a sua voz e o fez subir como de uma sepultura. Pare de fugir! Deixar a presença de Deus é fugir. Parar de estudar a Palavra do Senhor é fugir. Deixar de congregar-se é fugir. Teimar contra uma revelação clara da vontade do Senhor para as nossas vidas é fugir. Por isso você está na tempestade. Por isso você parece que foi engolido! Não vale à pena deixar a vontade de Deus para fazer o que o mundo dita. Não podemos brincar de servir ao Senhor, pois Ele quer que sejamos instrumentos de salvação e libertação para muitos. Jonas finalmente voltou ao propósito de Deus, foi bênção para os ninivitas e se transformou num sinal sobre a ressurreição de Jesus Cristo (Mt 12.40). Este é o tempo de voltarmos para o Senhor, para os grandes propósitos de Deus.
Autor: O. R. Sales, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil.

Complete o que falta

Complete o que falta
2 Reis 5:1-6,14-15

Deus vai completar na sua vida tudo o que te falta. Quando nós olhamos para Naamã, vemos que ele era um homem com a vida maravilhosa. A bíblia diz que ele era um herói de guerra, comandante, muito valorizado diante do seu senhor e com certeza tinha uma família linda. Porém havia um grande defeito: ele era leproso! Agora, preste atenção: do que adiantava ele ser comandante, herói de guerra, ser muito conceituado diante do seu senhor, se quando olhava para ele mesmo, se via como um leproso? Já percebeu que tem coisas na nossa vida que rouba a alegria de tudo? Às vezes é um detalhezinho só que rouba a tua alegria. Vemos algumas situações de pessoas que têm saúde, mas não tem dinheiro e quando tem dinheiro não tem saúde, ou seja, fica algo incompleto; a pessoa tem um lado, mas não tem o outro. Às vezes a pessoa tem saúde, tem dinheiro, mas a família está destruída. E a grande pergunta é: Como é que eu alcanço a bênção? Naamã é o exemplo de pessoa que conseguiu vencer uma área da sua vida que tinha problemas. E ele ficou com uma vida linda e maravilhosa. A bíblia diz que ele ficou com a pele como de uma criança (v.14). Hoje quero te lembrar do que está escrito em Filipenses 1:6 (“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.”). O que está faltando na sua vida? Qual é a sua lepra? Qual é a mosca na sua sopa? O que você está disposto a fazer para se livrar-se disso? Veremos agora como Naamã conseguiu completar o que lhe faltava:

Ele ouviu (V. 2-3)
Para completar o que falta, o primeiro passo é ouvir. Não basta apenas reconhecer o que falta, (ele sabia que era leproso), temos que buscar orientação sobre o que fazer. Não foi fácil para um homem na posição de Naamã ouvir uma escrava, provavelmente uma pré-adolescente. O rei tinha sábios, médicos, pessoas que lhe poderiam aconselhar, mas ele ouviu sua criada. Ele era acostumado a dar ordens e não a receber ordens. Precisamos de algo para completar o que falta na nossa vida e às vezes demoramos porque não ouvimos a Deus. Algumas vezes não ouvimos por orgulho ou soberba. Creio que neste ano você vai completar tudo o que te falta, mas para isso você precisa ouvir a Deus.

Ele Agiu (V. 4-6)
Se apenas ouvirmos e não fizermos nada, não adianta. Deus disse a Abrão em Gênesis 12:1-2 (“Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para terra que te mostrarei; De ti Farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.” E Abrão ouviu e agiu conforme a palavra do Senhor. Naamã também agiu. Quantas vezes Deus nos fala, nós ouvimos e continuamos na inércia. A Fé é ativa! Denota Ação. Ex: Tenho fé em Deus que vou emagrecer! – se você não parar de comer exageradamente, não vai. Temos medo de agir porque pensamos que as coisas não vão dar certo. Mas quando decidimos agir, Deus coloca todas as coisas a nosso favor. O próprio rei escreveu uma carta de recomendação para Naamã levar ao rei de Israel. Há um ditado que diz: “Deus faz o impossível acontecer naquilo que não podemos agir, mas não move uma palha naquilo que podemos fazer.” Decida hoje agir para completar o que falta; não espere Deus fazer aquilo que está ao seu alcance.

Deus completou o que lhe faltava (V.14-15)
Depois de ouvir e agir, Deus completou o que lhe faltava. Naamã fez a sua parte e Deus a dEle. Deus o curou e restaurou a sua carne, o seu corpo, sua alma, sua auto-estima, seus sonhos, sua família. Um encontro com Deus muda tudo. Naamã foi abençoado não somente no corpo, mas na alma (sentimentos) e também no espírito (V.15). Ele reconheceu o poder e a grandeza de Deus, do verdadeiro Deus. Este mesmo Deus mudará a sua sorte neste ano, restaurará a sua família, seus negócios, sua descendência, seu ministério e todos os seus sonhos.

Conclusão
Eu não sei o que te falta, qual é a sua lepra, o que tira a sua alegria, mas sei quem pode te completar, te curar e restaurar. Basta apenas ouvir, agir e Ele te abençoará. O mesmo Deus que mudou a vida de Naamã, também que mudar a sua vida hoje. Talvez você diga: Mas eu não sou crente! Não posso! Naamã não era do povo de Israel e Deus o abençoou. Ou você diz: Será que tem jeito para mim? Já estou há tanto tempo com Jesus e parece que nada muda, que eu não estou completo! Hoje é dia de o Senhor completar o que te falta. Deixe de lado o medo, o orgulho, a dúvida; não deixe que o inimigo te engane, dizendo que você não tem jeito, que você nunca mudará, que nunca terá uma vida completa. Não deixe que ele te engane com esses argumentos, pois Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”