quarta-feira, 30 de março de 2011

A repercussão da morte de Alencar

Jornal espanhol 'El País' repercute morte de Alencar dizendo que ele foi o principal responsável pela eleição de Lula. Foto: Reprodução


Ao repercutir a morte de José Alencar, ocorrida na tarde de terça-feira (29) em São Paulo, o jornal espanhol El País, em sua edição impressa desta quarta-feira, depositou no ex-vice-presidente a responsabilidade pela eleição de Lula em 2002. Em matéria intitulada "José Alencar, o empresário que levou Lula ao poder", o diário o caracterizou como um dos mais importantes empresários do Brasil e principal fator para que o "ex-sindicalista" alcançasse a Presidência, por assegurar-lhe a confiança do empresariado.
O jornal, que citou a vice-presidência de Alencar durante os sete anos do governo Lula, e não oito, como de fato aconteceu, afirma ainda que Alencar era um crítico da política econômica de Lula, mas que, apesar das diferenças políticas, eram mais que amigos pessoais, "quase irmãos". E que se tornou uma pessoa amada na opinião pública por sua franqueza em dizer sempre o que pensava e por sua tenacidade na luta contra o câncer.
O The New York Times e o The Washington Post divulgaram nota da agência Associated Press, a qual diz que Alencar foi uma "clara aposta" de Lula "para ganhar o apoio de banqueiros, fazendeiros, empresários, oficiais militares e investidores estrangeiros, que temiam pelo passado radical do ex-líder sindical de esquerda".
A relação de amizade entre Lula e Alencar também foi citada pela emissora CNN em seu site. Ao noticiar a morte de Alencar, dizendo que ele lutava contra o câncer por mais de uma década, a emissora citou o elogio feito pelo "popular" ex-presidente Lula durante entrevista a jornalistas em Portugal: "Nossa relação era de irmãos... Nós funcionávamos como uma orquestra, brincamos, tivemos algumas conversas sérias. Acho que o Brasil perdeu um homem de dimensões excepcionais". O site informou ainda que Alencar "teve um início humilde para se tornar um magnata têxtil".
A BBC também destacou a origem humilde do ex-vice-presidente, dizendo que ele se tornou "um empresário multimilionário antes de entrar na política", e que em 2002 Lula o escolheu como vice na tentativa de conquistar o apoio dos líderes de negócios, que "estavam preocupados com o fundo de esquerda de Lula".
Alencar enfrentava câncer desde 1997
O empresário mineiro e ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h41 desta terça-feira, aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de câncer e falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra a doença desde 1997. Ao todo, foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.
O ex-vice-presidente foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira, com um quadro de suboclusão intestinal, em "condições críticas". Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês na instituição devido a uma peritonite (inflamação da membrana que reveste a cavidade abdominal) por perfuração intestinal.
Alencar nasceu em 17 de outubro de 1931 em um povoado às margens de Muriaé, cidade de 100.063 mil habitantes no interior de Minas Gerais. Ele era casado com Mariza Campos Gomes da Silva, com quem teve três filhos.
Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou, em Montes Claros (MG), a Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), hoje um dos maiores grupos industriais têxteis do País. Estabelecido no setor empresarial, candidatou-se para o governo de Minas em 1994 e, em 1998, conquistou uma vaga no Senado Federal por Minas Gerais. Elegeu-se vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, tendo sido reeleito junto com o petista em 2006.