segunda-feira, 20 de junho de 2011

A igreja que fere e a igreja que é ferida

A igreja que fere e a igreja que é ferida
15/07/2007
Texto Base: Mateus 27:39-42
Havia três tipos de pessoas no Gólgota observando a agonia de Jesus:
1- Homens que não conheciam a palavra.
2- Homens que conheciam e viviam a palavra.
3- Homens que conheciam a palavra mas não viviam,ou melhor,queriam matá-la.
A palavra estava na cruz e traz vida enquanto a letra estava na mente dos sacerdotes, fariseus e escribas, e a letra mata.
A palavra e cruz são compatíveis mas a letra e cruz não.O homem que não toma a cruz não pode seguir a Cristo e por isso , não pode ser chamado cristão.
Cristão é aquele que segue a Cristo, e não se pode segui-lo sem a cruz.
A igreja no mundo hoje dividi-se em duas:
1- A que está na cruz.
2- A que desceu da cruz.
Ou seja, a igreja ferida e a igreja que fere.
A tentação de descer da cruz é contínua, todo tempo de sua existência a humanidade luta para não sofrer, destrói para não ser destruído, procura os caminhos mais fáceis e dentro da igreja em muitos casos não é diferente. Muitos querem se proteger, salvar sua família, seu ministério, trabalho, empresa, conta bancária, bens, preservar sua reputação, exigir direitos e ainda dizem:
“Quero tudo o que Deus tem pra mim, mas não farei o que Deus quer de mim.”
Muitos querem salvar suas vidas pois já desceram da cruz.Um sinal claro de que você está na cruz é que você não pode salvar a si mesmo e que sua vida está sendo doada para alguém.
Romanos 36 diz que por amor de ti somos entregues à morte o dia todo.
1 Coríntios 23: “mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para igreja.”
Descer da cruz significa que você é o mais importante, que você não pagará preço algum por nada nem por ninguém que não seja você mesmo.
A igreja que está na cruz é ferida.
A igreja que desceu da cruz fere.
João 19,32-34 diz que quando você esta na cruz e é ferido, de você deve sair sangue e água, ou seja, vida e perdão.
Mas quando você não está mais na cruz seu maior desejo é revidar e ferir da mesma maneira.
A bíblia que está em suas mãos já não é a espada e sim da carne, já não é mais palavra e sim letra e a letra MATA!
A bíblia diz que Jesus é a rocha e se nos decidirmos descer da cruz Ele será para nós de escândalo, mas se permanecermos fiéis e suportarmos suas aflições Ele será Rocha Eterna.
Em João 4:20-24, Jesus encontra uma mulher que não sabe onde nem como adorar a Deus, e o Senhor mostra o que Deus que de nós. Deus não procura excelentes pregadores, cantores,escritores, doutores e etc., Ele procura homens que o adorem em espírito e em verdade, e para adorar ao Senhor desta forma é necessário estar na cruz, pois quando ouvirmos a respeito de alguém que errou não hesitaremos em dizer “ Pai perdoa-lhe pois não sabe o que faz.”Deus não criou as pedras para serem atiradas e sim para edificar. Jesus dá este exemplo em duas passagens, quando se depara com a mulher adultera e quando diz a Pedro: “tu és pedra e sobre está pedra edificarei a minha igreja.”
O Senhor quer curar-nos, quer perdoar-nos. Em 1 Reis 8:36-40, Salomão ora a Deus nesse sentido. O arrependimento é a cura da chaga no nosso coração.
A igreja que desceu da cruz tem ferido Jesus pela 2ª vez (Números 20:8-13), isto é muito grave aos olhos de Deus, com certeza será impedida de entrar na terra prometida, na Canaã celestial, onde receberemos a cura definitiva, onde Deus limpará de nossos olhos toda lágrima, mas para isto temos que aceitar a cruz, a afronta, dar a outra face, a igreja que não desejar ser entregue como ovelha muda ao matadouro, receberá do Senhor uma chaga mortal e incurável ao invés de ter suas lágrimas enxugadas por Deus, chorará eternamente pois não herdará a promessa. (Apocalipse 21).
Preletor Adailton França

"Levou cativo o cativeiro" - A Culpa

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.” (Efésios 4:8)
Nossa participação no processo de mudança deve ser ativa, e não passiva. Você deve escolher estancar a maldição na sua vida e na dos seus filhos.
“E aconteceu que, chegando ele para entrar no Egito, disse a Sarai, sua mulher: Ora, bem sei que és mulher formosa à vista; E será que, quando os egípcios te virem, dirão: Esta é sua mulher. E matar-me-ão a mim, e a ti te guardarão em vida. Dize, peço-te, que és minha irmã, para que me vá bem por tua causa, e que viva a minha alma por amor de ti.” (Gênesis 12:11-13)
“Assim habitou Isaque em Gerar. E perguntando-lhe os homens daquele lugar acerca de sua mulher, disse: É minha irmã; porque temia dizer: É minha mulher; para que porventura (dizia ele) não me matem os homens daquele lugar por amor de Rebeca; porque era formosa à vista.” (Gênesis 26:6-7)
Abrãao mentiu, dizendo que Sara era sua mulher, e essa mentira se perpetuou para o seu filho Isaque, que fez o mesmo em relação à Rebeca. Não adianta você quebrar uma maldição se depois disso você voltar ao mesmo pecado. José quebrou esse ciclo de maldição ao falar a verdade e perdoar seus irmãos.
Outros cativeiros que precisam ser quebrados para que não se perpetuem são a culpa, a mágoa, o rancor e a ira. Esses sentimentos te prendem a pessoa ou a situação que os geraram.
Existe a culpa correta, que te leva a se arrepender, e a culpa ruim, que é o remorso. Ele é prejudicial porque não te leva ao arrependimento, mas muitas vezes a repetição do mesmo pecado. Essa culpa de remorso te leva a autodepreciação e a desvirtuação do caminho que Deus traçou para você. É importante superar essa culpa, para que você possa voltar ao caminho correto e cumprir o seu chamado. Intensifique a sua intimidade com o Pai, para que você possa alcançar a libertação dessa culpa.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar. Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” (Hebreus 4:12-16)
“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)
Paulo tinha muita culpa que poderia ter carregado, mas ele preferiu esquecer as culpas do passado e olhar pra frente, para aquilo que Deus queria que ele fosse. Assim devemos fazer também nós. Entenda que foi perdoado e caminhe para uma vida de fé e experiências com Deus.
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.” (Mateus 7:24-27)
A maldição vem por causa da quebra de princípios, ela é fruto das nossas escolhas. Seja livre da culpa, da teimosia e dos pecados, para estancar a maldição na sua vida e na da sua descendência.
Que Deus nos abençoe.

É Tempo de Frutificar


05/03/2011

“Estes são manchas em vossas festas de amor, banqueteando-se convosco, e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas.” (Judas 12)
“José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus ramos correm sobre o muro.” (Gênesis 49:22)
O primeiro texto fala de uma árvore morta, e o segundo fala de uma árvore viva, produzindo muitos frutos. Que tipo de árvore nós temos sido? Você tem tido ousadia de estender seus ramos para onde o Senhor está te mostrando?
“EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.” (João 15:1-16)
As vinhas eram plantadas em lugares altos, para que a raiz não apodrecesse, e eles pudessem ver os seus frutos. Jesus é a videira, e nós os seus ramos. Quem tem sido a sua videira? Em quem você tem buscado forças, direção e revelação para a sua vida?
“Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.” (Ageu 1:10-11)
Se você não está ligado à Videira, a sua terra não produz os frutos necessários. Você está ligado em Jesus ou na sua própria causa?
“Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:4-5)
“Efraim dirá: Que mais tenho eu com os ídolos? Eu o tenho ouvido, e cuidarei dele; eu sou como a faia verde; de mim é achado o teu fruto.” (Oséias 14:8)
A palavra "Efraim" significa frutífero. Eles se achavam autossuficientes, mas Deus diz que era Ele quem dava esses frutos para Efraim. Você não pode soltar a Videira, não importa o que o mundo e o diabo digam, não a solte. José não estava disposto a agradar o homem, mas ele estava ligado na Videira, e seu desejo era agradar a Deus. Ele dava muitos frutos. Hoje temos um conceito errado de frutos, mas a verdade é que fruto é comprometimento com a Videira. Da Videira sai a seiva que traz vida, libertação e transformação para as nossas vidas. É ela que liberta tudo aquilo que impede o novo de Deus pra você. E, se você já está ligado na Videira, seus ramos precisam ir adiante, precisam ser estendidos para alcançar os lugares que Deus tem pra você. É preciso dar frutos. Que ramo você tem sido?

Uma Parceria Diária com Deus

Força de Deus

“Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.” (Deuteronômio 8:18 ARA)
Muita gente está limitada em sua mente convencida de que não consegue gerar riqueza, que não tem capacidade para tal. Mas a Palavra de Deus afirma que Deus nos deu forças para isso. Como Deus não é mentiroso (Números 23:19) então temos que mudar a nossa maneira de pensar.
Lembro-me da história de uma mulher cujo marido se acidentou e, como ele era vendedor autônomo, a família perdeu a fonte de sustento enquanto estava em recuperação. A mulher orava a Deus pedindo que Ele fizesse um milagre em relação a isso. Uma noite ela sonhou que estava assando pães caseiros e usava uma receita que havia aprendido com sua mãe mas que nunca tinha feito depois de casada.
Quando acordou naquela manhã, entendeu que Deus tinha dado a ela uma estratégia de sustento. Pegou o dinheiro que ainda tinha em casa, foi ao supermercado e comprou os ingredientes necessários para fazer vários pães daqueles que ela tinha visto no sonho. Depois de prontos, ainda quentes, ela mandou seus filhos oferecerem os pães na vizinhança e que falassem que aquele dinheiro era para ajudar a família, pois o pai estava doente. A primeira fornada vendeu instantaneamente e os meninos voltaram com encomendas para o dia seguinte. Quando as pessoas na igreja souberam que ela estava fazendo os pães também passaram a fazer encomendas para ajudá-los. Ela conseguiu assim sustentar a família durante a recuperação do marido, e depois os pães tornaram-se renda extra quando ele voltou a trabalhar.
Muitas vezes as pessoas pedem milagres a Deus e Ele lhes dá estratégias, ideias e oportunidades como resposta. Não compreendem que o que Deus está fazendo é dar-lhes condições para usarem os recursos dados por Ele em um nível de excelência que elas ainda não haviam atingido.
Quer prosperar? Peça a Deus e prepare-se. O seu milagre pode vir em forma de uma ideia genial que você saberá, instantaneamente, que foi Ele que a implantou em sua mente e coração.