quarta-feira, 15 de junho de 2011

De onde vem o seu valor?

Lucas 15:3-7,10
INTRODUÇÃO: Meu objetivo é compartilhar uma mensagem que fala do amor de Deus por mim e por você; o quanto você é precioso para Deus, o quanto Ele te valoriza, como Ele te ama com amor eterno.
Você já se sentiu sem valor? Já se sentiu triste e inútil? Você sente medo do futuro? Quando você se compara com outras pessoas, você se sente inferior?
Se a resposta para uma dessas perguntas for afirmativa, você precisa ouvir o que Deus diz em Sua Palavra a seu respeito. Vejamos!
1. DEUS É O MEU CRIADOR, ELE É QUEM ME DÁ VALOR (Jó 33:4; Salmo 139:13-16; Isaías 42:5).
a) Meu valor nada tem a ver com o dinheiro, posição social, aparência física, inteligência, realizações... Meu valor vem de Deus.
b) Fui criado à imagem e semelhança de Deus, vivo por Ele e para a glória d’Ele. (Gênesis 1:26, 27; Romanos 11:36).
c) Deus me ama e me chama pelo meu nome, isso mostra o valor que Ele dá à minha alma.
     Exemplo: Jesus surpreendeu Zaqueu chamando-o pelo nome, quando ele estava em cima da árvore. (Lucas 19:1-5).
d) Deus, meu criador estabeleceu um propósito claro para minha vida, isto mostra o meu valor eterno. (Atos 17:24-26).
e) Deus me fez único. Ele me escolheu antes da fundação do mundo. (Efésios 1:3-7).
2. O PECADO ME SEPARA DE DEUS E DIMINUI O MEU VALOR (Isaías 59:1,2)
a) O salário do pecado é a morte, mas o presente de Deus é a vida eterna (Romanos 6:23).
b) Todos nós somos pecadores. (Romanos 3:10, 23).
c) Quando não vivo como Deus quer, eu frustro os Seus planos para minha vida. Ainda sou  precioso para Ele, mas deixo de ser útil para o Seu Reino.
d) Quando vivo no pecado, fico distante de Deus e deixo de ser a pessoa que Ele quer que eu seja. (Isaías 59:1,2; Jeremias 29:11).
e) Quando me arrependo, confesso o meu pecado, Deus mostra o meu valor perdoando-me e purificando-me de todo o pecado. (I João 1:9).
3. JESUS CRISTO É MEU SENHOR E SALVADOR, ELE RESGATA O MEU VALOR (Lucas 19:10).
a) Jesus morreu por mim, isso demonstra o amor que Ele tem por mim e o valor que eu tenho para Deus. (Romanos 5:8).
b) Jesus define o meu valor pelo preço que Ele pagou por mim na cruz e assim me comprou para Deus. (Lucas 23:33,34; Apocalipse 5:9,10).
c) Entrego-me a Jesus, Ele aceita a mim, cuida de mim, me faz filho de Deus e me garante a vida eterna. (João 1:12; 5:24; 10:28; Romanos 8:1).
d) Vivo em Jesus, Ele vive em mim, confio n’Ele Ele confia em mim. (I Corintios 6:17).
e) Jesus não desiste de mim; Ele está comigo até o fim. (Mateus 28:20).
     Exemplo:  Pedro negou a Jesus três vezes, porém, Jesus não desistiu de Pedro. (João 21:15-17).
4. JESUS PREPAROU UM LAR ETERNO PARA MIM, ISSO DEMONSTRA O MEU VALOR. (João 14:1,2).
a) Jesus acredita no meu futuro, n’Ele estarei sempre seguro. (João 10:28; II Timóteo 1:12).
b) Nada pode me separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus. (Romanos 8:38, 39).
c) Habitarei com Jesus na nova Jerusalém, por toda eternidade O adorarei e O servirei sempre. (Apocalipse 21:1-5; 22:1-5).
d) Mesmo se tiver que passar pela morte, estarei feliz com Jesus para sempre. (II Corintios 5:1-8; Filipenses 1:21-23).
e) Jesus me ama, eu amo a Jesus de todo o meu coração; Ele me valoriza, eu valorizo o Seu sacrifício feito por mim na cruz do calvário.
CONCLUSÃO
Deus me ama assim como sou; ama-me demais para deixar-me como estou; Ele quer que eu seja simplesmente parecido com Jesus, isso demonstra o valor que Ele tem por mim. (Romanos 8:29).
Deus enviou Seu Filho – Jesus Cristo para me salvar, restaurar-me,  reabilitar-me; isso demonstra o meu valor.
Minha vida antiga terminou, uma nova vida começou; meu amado Jesus me transportou do império das trevas para o Reino de Deus, me transformou e me salvou. (II Coríntios 5:17; Colossenses  1:13).
Jesus completará a boa obra que Ele começou em mim, eu completarei a obra que Ele confiou a mim. (Filipenses 1:16).
Meu valor está em Deus, meu Criador, em Jesus, meu Salvador, no Espírito Santo, meu Consolador.

Significado da palavra "Caralho"

O que significa “CARALHO”?

Segundo a Academia Portuguesa de Letras, "CARALHO" é a palavra com que se denominava a pequena cesta que se encontrava no alto dos mastros das caravelas, de onde os vigias prescrutavam o horizonte em busca de sinais de terra.

O CARALHO, dada a sua situação numa área de muita instabilidade (no alto do mastro) era onde se manifestava com maior intensidade o rolamento ou movimento lateral de um barco.


Também era considerado um lugar de "castigo" para aqueles marinheiros que cometiam alguma infração a bordo.

O castigado era enviado para cumprir horas e até dias inteiros no CARALHO e quando descia ficava tão enjoado que se mantinha tranquilo por um bom par de dias. Daí surgiu a expressão:

“MANDAR P’RÓ CARALHO"



Hoje em dia,CARALHO é a palavra que define toda a gama de sentimentos humanos e todos os estados de ânimo.

Ao apreciarmos algo de nosso agrado, costumamos dizer:

“ISTO É BOM COM’Ó CARALHO”

Se alguém fala conosco e não entendemos, perguntamos:

Mas que CARALHO é que estás a dizer?

Se nos aborrecemos com alguém ou algo, mandamo-lo p’ró CARALHO.






Se algo não nos interessa dizemos: NÃO QUERO SABER NEM PELO CARALHO.

Se, pelo contrário, algo chama a nossa atenção, então dizemos:

ISSO INTERESSA-ME COM’Ó CARALHO.

Também são comuns as expressões: Essa mulher é boa com’ó CARALHO (definindo a beleza);

Essa gaja é feia com’ó CARALHO(definindo a feiura);

Esse filme é velho com’ó CARALHO (definindo a idade);

Essa mulher mora longe com’ó CARALHO (definindo a distancia);






Enfim, não há nada que não se possa definir, explicar ou enfatizar sem juntar um “CARALHO”. 

Se a forma de proceder de uma pessoa nos causa admiração dizemos:

"ESTE TIPO É DO CARALHO" 

Se um comerciante está deprimido pela situação do seu negócio, exclama: “ESTAMOS A IR P’RÓ CARALHO”. 

Se encontramos um amigo que há muito não víamos, dizemos:

PORRA,  POR ONDE CARALHO É QUE TENS ANDADO?






É por isso que lhe envio este cumprimento do CARALHO e espero que o seu conteúdo lhe agrade com’ó CARALHO, desejando que as suas metas e objetivos se cumpram, e que a sua vida, agora e sempre, seja boa com’ó CARALHO. 

A partir deste momento poderemos dizer "CARALHO", ou mandar alguém p’ró "CARALHO" com um pouco mais de cultura e autoridade académica ...

Envie esta mensagem para alguém de quem goste com’ó “CARALHO”.

E TENHA UM DIA FELIZ!

“UM DIA DO CARALHO”

PORQUE MALDADE E SOFRIMENTO?


(por EveryStudent.com)
Tragédias, Desastres, Ataques Terroristas: Onde está Deus?
Deus é o criador do universo que anseia para que nós o conheçamos. É por isso que todos nós estamos aqui. É desejo dele que confiemos, experimentemos sua força, amor, justiça, bondade e compaixão. Então ele diz a todos que estão dispostos: “venham a mim”.
Diferente de nós, Deus sabe o que acontecerá amanhã, na próxima semana, no próximo ano, na próxima década. Ele diz : “Eu sou Deus, e não há ninguém como eu, declarando o fim desde o inicio.” (Isaías 46:9) Ele sabe o que acontecerá no mundo. Mais importante, ele sabe o que acontecerá na sua vida e pode ajudá-lo, se você tiver escolhido incluí-lo em sua vida. Ele nos diz que pode ser “nosso refúgio e força, auxílio sempre presente em momentos de dificuldades.” (Salmos 46:1) Mas devemos fazer um esforço sincero para buscá-lo. Ele diz, “vocês me buscarão e me encontrarão, quando me procurarem de todo coração.” (Jeremias 29:13)
Isso não que dizer que aqueles que conhecem a Deus escaparão de momentos difíceis. Não escaparão. Quando um terrorista ataca, causa sofrimento e morte, aqueles que conhecem a Deus estarão envolvidos nesse sofrimento também, mas com eles há uma paz e força que a presença de Deus dá. Um dos seguidores de Jesus colocou isso desta forma: “de todos os lados somos pressionados, mas não desanimados, ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (Coríntios 4:8-9) A realidade nos diz que experimentaremos problemas na vida. Porém, se nós passamos por eles enquanto conhecemos a Deus, podemos reagir a eles com uma perspectiva diferente e com uma força que não é nossa. Nenhum problema tem a capacidade de ser enorme demais para Deus. Ele é maior que todos os problemas que podem nos atingir, e não somos deixados sozinhos para lidar com eles.
A palavra de Deus nos diz: “O Senhor é bom, um refugio em tempos de dificuldade. Ele cuida daqueles que nele confiam” (Naum 1:7) e, “O senhor está perto de todos que o invocam, de todos que o invocam com sinceridade. Ele realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva.” (Salmos 145:18-19)
Jesus Cristo disse estas palavras confortantes a seus seguidores: “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenha medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mateus 10:24-31) Se você se voltar verdadeiramente para Deus, ele cuidará de você como ninguém mais cuida, e de uma forma que ninguém mais pode.
Tragédias, Desastres, Ataques Terroristas: Nosso Livre Arbítrio
Deus criou a humanidade com a habilidade de escolher. Isso quer dizer que não somos forçados a um relacionamento com ele. Ele nos permite rejeitá-lo e nos permite cometer atos ruins da mesma forma. Ele poderia forçar-nos a ser amáveis. Ele poderia forçar-nos a ser bons. Mas então que tipo de relacionamento teríamos com ele? Não seria de jeito nenhum um relacionamento, mas uma obediência forçada e absolutamente controlada. Ao invés disso, Ele nos deu a dignidade humana do livre arbítrio.
Naturalmente, nós choramos do fundo das nossas almas… “mas Deus, como você poderia deixar algo desta magnitude acontecer?”
Como gostaríamos que ele agisse? Nós queremos que ele controle as ações das pessoas? No caso de lidar com ataques terroristas, qual poderia ser possivelmente um número aceitável de mortes que Deus permitisse?! Nos sentiríamos melhor se Deus permitisse somente o assassinato de centenas? Nos sentiríamos melhor se Deus permitisse somente a morte de uma pessoa? Mesmo se Deus evitar a morte de uma pessoa, já não há liberdade de escolha. Pessoas escolhem ignorar a Deus, desafiar a Deus, viver à sua própria maneira e cometer atos horríveis contra os outros.
Tragédias, Desastres, Ataques Terroristas: Nosso Mundo
Este planeta não é um lugar seguro: alguém pode atirar em nós, ou podemos ser atropelados por um carro, ou podemos pular de um prédio atacado por terroristas. Ou qualquer número de coisas que possa acontecer a nós neste momento, neste ambiente duro chamado Terra, o lugar onde a vontade de Deus não é sempre seguida.
Mais ainda, Deus não está à mercê das pessoas, mas pelo contrário, nós é que estamos à sua mercê, felizmente. Esse é o Deus que criou o universo com suas estrelas incontáveis, simplesmente ao falar as palavras: “haja luz no firmamento do céu (Gênesis 1:14); esse é o Deus que diz que “reina sobre as nações” (Salmos 47:8); ele é ilimitado em poder e sabedoria. Embora os problemas pareçam enormes demais para nós, nós temos um Deus incrivelmente capaz que nos lembra: “eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?” (Jeremias 32:27) De alguma forma, ele é capaz de manter a liberdade dos homens pecadores, e ainda assim prevalece sua vontade. Deus claramente diz: “meu conselho prevalecerá, e eu realizarei todo o meu propósito.” (Isaías 46:11) E podemos obter conforto se nossas vidas forem submetidas a ele, “Deus se opõe aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes.” (Tiago 4:6)
Tragédias, Desastres, Ataques Terroristas: Onde está Deus Agora?
Muitos de nós – não, todos nós – escolhemos às vezes nos desviar de Deus e seus caminhos. Comparados a outros, certamente comparados a um terrorista, nós não podemos considerarmo-nos pessoas respeitáveis e amáveis, mas na honestidade severa dos nossos próprios corações se tivermos que encarar Deus, seria com o conhecimento do nosso pecado. Ao começarmos a direcionar nossas orações a Deus, não somos surpreendidos, paralisados pelo sentido de que Deus conhece bem nossos pensamentos, ações e egocentrismo? Nós temos, com nossas vidas e ações, nos distanciado de Deus. Nós temos geralmente vivido como se pudéssemos levar nossas vidas muito bem sem ele. A Bíblia diz que “Todos nós tal qual ovelhas, nos desviamos , cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho.” (Isaías 53:6)
As conseqüências? Nosso pecado nos separou de Deus, o que afeta mais do que nossa vida aqui e agora. A penalidade por nosso pecado é a morte, ou separação eterna de Deus, no entanto, Deus providenciou uma maneira para sermos perdoados e conhecê-lo.
Força interior através do amor de Deus
Deus veio à terra para nos resgatar. “Pois Deus amou o mundo de tal maneira, que enviou seu filho unigênito para que todo o que nele crê não pareça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que o mundo pudesse ser salvo através dele.” (João 3:16-17)
Deus conhece a dor e o sofrimento que encontramos neste mundo. Jesus deixou o conforto e a segurança do seu lar, e entrou no duro ambiente em que vivemos. Jesus se cansou, conheceu a fome e a sede, sofreu acusações dos outros e foi banido pela família e pelos amigos. Mas Jesus experimentou muito mais que dificuldades diárias. Jesus, o Filho de Deus na forma humana, por vontade própria, levou sobre si todo o pecado e pagou a nossa penalidade de morte: “conhecemos o amor nisto, que ele deu a sua vida por nós.” (1 João 3:16) Ele passou por tortura, morrendo uma morte de sufocação lenta e humilhante na cruz, para que fôssemos perdoados.
Jesus disse aos outros antecipadamente que seria crucificado. Ele disse que três dias depois de sua morte, retornaria à vida provando que ele é Deus. Ele não disse que algum dia iria reencarnar (Quem poderia saber se ele realmente fizesse isso?). Ele disse que, três dias depois de ser enterrado, apareceria vivo fisicamente para aqueles que viram sua crucificação. Naquele terceiro dia, o túmulo de Jesus foi encontrado vazio e muitas pessoas testificaram tê-lo visto.
Agora, ele nos oferece vida eterna. Nós não merecemos; é um dom de Deus oferecido a nós, o qual nós recebemos quando o convidamos a entrar em nossas vidas. “O dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo.” (Romanos 6:23) Se nos arrependermos do nosso pecado e nos voltarmos para Deus, nós poderemos ter o dom da vida eterna através de Jesus Cristo. É bem simples: “Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está no seu filho. Quem tem o filho tem a vida, quem não tem o filho de Deus , não tem a vida.” (1 João 5:12) Ele quer entrar em nossas vidas.
Força interior através do plano de Deus
E quanto ao céu? A Bíblia diz que Deus “pôs no coração do homem o anseio pela eternidade.” (Eclesiastes 3:11) Talvez isso signifique que nós saibamos, em nossos corações, como um mundo melhor seria. A morte das pessoas que amamos nos convence de que há alguma coisa muito errada com esta vida e este mundo. Em algum lugar no fundo de nossas almas, nós sabemos que deve haver um lugar melhor para viver, livre de dificuldades angustiantes e dor. Tenha certeza, Deus tem sim um lugar melhor, o qual ele mesmo nos oferece. Lá haverá um sistema completamente diferente, no qual sua vontade é feita o tempo todo. Neste mundo, Deus enxugará toda lágrima dos olhos do seu povo. Não haverá mais tristeza, choro, morte ou dor (Apocalipse 21:8). E Deus, pelo seu Espírito, permanecerá nas pessoas de tal maneira que elas nunca pecarão novamente (Apocalipse 21:27 ; Coríntios 15:28)
Os eventos do ataque terrorista nos EUA são horríveis o suficiente. Recusar um relacionamento eterno com Deus, que Jesus oferece a você, seria muito pior. Não só à luz da vida eterna, mas não há nenhum relacionamento que se compare a conhecer a Deus nesta vida. Ele é nosso propósito na vida, nossa fonte de conforto, nossa sabedoria em tempos de confusão, nossa força e esperança. “Provai e vede que o senhor é bom, abençoado é o homem que nele se refugia.” (Salmos 34:8)
Alguns dizem que Deus é somente um apoio para os fracos, mas é provável que ele seja o único confiável.
Jesus disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou, não como o mundo vos dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)
Para aqueles que confiaram em Jesus durante suas vidas, ele diz que é como construir sua vida em uma rocha. Qualquer que seja a crise que o ataque nesta vida , ele pode mantê-lo forte.
Força interior através do Filho de Deus
Você pode receber Cristo agora mesmo.”Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, Deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. (João 1:12) É através de Jesus Cristo que podemos voltar a Deus. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim.” (João 14:6) Jesus ofereceu: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.” (Apocalipse 3:20)
Agora mesmo você pode convidar a Deus para entrar em sua vida. Você pode fazer isso através da oração. Oração significa conversar honestamente com Deus. Neste momento, você pode falar com Deus dizendo sinceramente algo assim:
“Deus, eu me distanciei de ti em meu coração, mas eu quero mudar isso, eu quero conhecê-lo, eu quero receber Jesus Cristo e seu perdão em minha vida. Eu não quero mais ficar separado de ti; seja o Deus da minha vida deste dia em diante. Obrigado, Deus”.
Você acabou de convidar a Deus sinceramente a entrar em sua vida agora? Se sim, você tem muito por esperar ansiosamente. Deus promete fazer de sua vida atual a maior satisfação a medida que você o conhece. (João 10:10)
Onde está Deus? Ele promete fazer morada em você (João 14:23). E ele lhe dá vida eterna (1 João 5:11-13). Não importa o que aconteça no mundo ao seu redor, Deus pode estar lá por você. Embora as pessoas não sigam os caminhos de Deus, Deus é capaz de tomar circunstâncias horríveis e fazer com que seu plano aconteça de qualquer forma. Deus está completamente no controle dos eventos do mundo. Se você é de Deus, então você pode descansar na promessa de que “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8:28)
Jesus Cristo disse: “Deixo-lhes a minha paz; a minha paz lhes dou, não a dou como o mundo a dá; nada perturbe o seu coração. Neste mundo, vocês terão aflições, contudo tenham ânimo. Eu venci o mundo.” (João 14:27 e 16:33) Ele promete nunca nos deixar ou nos abandonar. (Hebreus 13:5)
Para você crescer no conhecimento de Deus e de sua vontade para sua vida, leia os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João na Bíblia.

A Rota de Realização de Sonho


Texto: Jeremias 33.3

Introdução: Se você tem um alvo pessoal, deve trabalhar arduamente para alcançá-lo. Se recebeu um sonho de Deus deve trabalhar à maneira de Deus até que ele se torne realidade. Deus trabalha com métodos totalmente diferentes daqueles que o mundo conhece... Deus ressuscita os mortos, chama as coisas que não são como se já existissem. Só podemos ver as coisas que ainda não são como se já existissem quando sonhamos os sonhos de Deus. É preciso conhecer os pensamentos, os sonhos e as visões de Deus, viver de acordo com a Palavra de Deus e o seu propósito para a nossa vida. Vejamos a rota para a realização dos nossos sonhos.
1 – VISUALIZAÇÃO (Gn 13.14-15).
a) O princípio da visualização domina os pensamentos e as atitudes.
“Onde não há visão o povo perece” (Pv 29.18).
b) É fundamental reconhecer o que visualizamos, pois o princípio da visualização tem domínio sobre as palavras, as ações, o coração e os pensamentos. É pelo que visualizam que as pessoas alcançam o sucesso ou fracassam.
c) O primeiro passo para viver este princípio é ver. Isso supera toda a expectativa...
- A verdade é que a posse vem depois da visualização. Ex: Deus mandou Abraão olhar a terra... (Gn 13.14-15).
- Quando Abraão ainda não tinha filho Deus mandou que ele visualizasse com os olhos do coração a sua descendência como o pó da terra e como as estrelas do céu (Gn 13.16; 15.5-6).
- Quando vemos pela fé com os olhos espirituais pelo princípio da visualização, ocorre o milagre de Deus (Hb 11.1). Ex: Jacó utilizou bem esse princípio espiritual da visualização (Gn 30.37-39).
- O Senhor Jesus nos manda ver os campos maduros para a colheita (João 4:35).
d) O segundo passo para viver o princípio da visualização é sentir. Isso significa viver uma emoção que só é experimentada quando se alcançam os sonhos:
Por Exemplo: Um enfermo deve sonhar com a cura de sua doença, orar, clamar por saúde, dar graças como se realmente tivesse sido curado de sua enfermidade, deve se ver como uma pessoa sã, deve sonhar com a saúde, deve sentir-se curado, deve visualizar aquilo que ainda não é como se já fosse...
e) O terceiro passo para viver o princípio da visualização é imaginar. Isto é, estender o sonho por meio da imaginação criativa. Exemplo: Um estudante de ensino médio que ora e pede ao Senhor em que universidade quer ingressar e que curso quer fazer... Ele deve agradecer ao Senhor pela fé, começar a imaginar-se como um estudante universitário, deve ver-se andando pelo campus da universidade, estudando na biblioteca, na sala de aula, deve imaginar detalhadamente a vida na universidade (Hb 11.1).
2 – PERSEVERANÇA (Mt 24.13; Lc 9.63; Hb 10.38-39).
a) Assim como o agricultor espera o tempo da colheita em dias de sol e de chuva, devemos esperar com paciência até que o sonho de Deus se cumpra em nossa vida. Exemplo: Aos 75 anos Abraão recebeu a promessa de um filho, mas teve que esperar vinte e cinco anos para a promessa se cumprir (Hb 6.15; Gn 21.5).
b) A perseverança é fundamental para conhecermos o fruto do sonho. Não podemos ver a glória de Deus se pararmos no meio do caminho ou se o abandonarmos.
c) Sonhar sem perseverar não passa de uma vida mesquinha. A pessoa que não persevera perde tudo (Hb 10.38). Sob nenhuma circunstância, devemos retroceder. Temos que perseverar até o fim (Mt 24.13; Lc 9.63).
d) Temos que perseverar mesmo em meio a tribulações, sofrimento e aflições (Jo 16.33).
- O sofrimento determina o tamanho do sonho. Os grandes sonhadores da Bíblia passaram por um período de sofrimento, a extensão do sofrimento determina a grandeza do sonho.
Exemplo: A vida de José mostra-nos a relação que existe entre o sonho e o sofrimento (Gn 37.7-9). Ao estudarmos a vida de José percebemos que cada uma das provações e dificuldades que ele enfrentou serviu como degrau para alcançar seu sonho...

e) Em geral um grande sonho não se realiza facilmente:
Exemplo: Moisés, antes de ver realizado o sonho da libertação de seu povo teve de enfrentar 40 anos de deserto...
Mais importante do que conhecer Jesus é permanecer n’Ele e perseverar até o fim.
Calebe – Perseverou 45 anos para realizar o sonho de tomar posse da terra que ele havia pisado, durante esse tempo ele enfrentou o sofrimento do deserto, da incredulidade do seu povo, as aflições da guerra... (Josué 14:6-14

3 – ORAÇÃO (Jr 33.3; Sl 2.8; 2 Cr 7.14).
a) A oração é tão poderosa que move as mão de Deus, ela pode mudar o destino de uma pessoa, de uma família, de uma nação e a história da humanidade.
b) É preciso orar ininterruptamente ao Senhor que tem todo o poder no céu e na terra para transformar as circunstâncias, nos dar a vitória e nos fazer triunfar sobre todas as coisas (2 Co 2.14; Efésios 6:18).
Exemplo: Daniel orou e jejuou 21 dias enfrentando batalha espiritual... (Daniel 10:2-14).
c) É através da oração que recebemos consolo, forças, sabedoria, fé, graça e o poder do Espírito Santo para prosseguirmos até alcançar nossos sonhos.
d) A oração é a chave para a realização dos sonhos que vêm do coração de Deus.
Ex: George Muller – Sem pedir ajuda a ninguém, somente em oração a Deus, ele sustentou milhares de órfãos durante 65 anos, em Bristol – Inglaterra... ele teve cerca de cinqüenta mil orações respondidas.
e) A oração perseverante e ininterrupta é seguida de grande sucesso espiritual (Jo 15.7). “Deus promete derramar o orvalho do céu sobre seu povo, porém, ele só cai de madrugada
 f) É através da oração que nos mantemos humildes diante de Deus e recebemos sonhos maiores da parte dele (Jr 33.3).

CONCLUSÃO
A melhor forma de aproveitar bem uma viagem é prepará-la com antecedência... O mesmo acontece com a rota para a realização do seu sonho, e os passos principais são: Visualização, perseverança e oração.
Diante de um sonho dado por Deus devemos tomar todo o cuidado e aplicar-nos com dedicação a cada uma das pequenas coisas nele envolvidas. O maior inimigo na realização de um sonho é a soberba, ela traz consigo fracasso certo.
Temos que manter o nosso coração humilde diante do Senhor para alcançarmos os sonhos que glorificam a Jesus.
Quero convidá-lo a sonhar comigo o sonho de Deus o nosso Pai, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.4).
Nosso maior sonho: Ganhar muitas almas para Jesus e cuidar bem de cada uma delas.
- Ver cada membro da igreja liderando uma célula.
- Ter uma célula em cada rua de nossa cidade, e assim encher Marília do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar.

Ciência e Milagre


Sua pergunta: “A Bíblia fala sobre reencarnação em algum lugar? Como podemos saber se esta é nossa única vida?”
Nossa resposta: A Bíblia nunca menciona reencarnação, mas na verdade prova o contrário…
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo.” (Hebreus 9:27)
Se a Bíblia está certa, então porque Deus não permite a reencarnação? Considere que a idéia de reencarnação talvez falhe na sua essência. Reencarnação é a teoria que com vidas suficientes, uma pessoa pode de alguma forma finalmente se acertar e dessa forma ser aceita no paraíso/nirvana. Muitas pessoas pensam que elas já são boas o suficiente — até mesmo — para o céu. (Elas nunca roubaram um banco ou mataram ninguém). Com a reencarnação, a idéia é bem parecida. A única diferença é que isso sugere que você será bom o suficiente…eventualmente.
Mas por que isso é uma idéia falha? Porque isso não leva em conta a iniqüidade humana. A Bíblia fala que o coração humano é a coisa mais enganadora que possa existir (Jeremias 17:9). Isso é bem ruim. E fica ainda pior. A Bíblia ainda diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23), que todos se afastaram de Deus e cada um se desviou pelo se caminho (Isaias 53:6), não há homem justo sobre a terra que faça o bem (Salmos 53:3), e nunca peque (Eclesiastes 7:20).
Então, qual a vantagem de retornar a Terra em um corpo diferente? O grau de mudança não seria suficiente para fazer uma diferença. Você vive sua primeira vida como um pecador que se afastou de Deus, depois você retorna como uma pessoa diferente que apesar de tudo é um pecador que se afastou de Deus. Esse ciclo eterno não traria nenhum beneficio a ninguém.
Desde que somos pecadores, nós precisamos de perdão. Desde que todos nós nos afastamos de Deus, nós precisamos retornar a Ele (arrependimento). Essa é a perseverante mensagem da Bíblia.
Deus nos diz que devemos retornar a Ele com o intuito de sermos perdoados e buscá-Lo a fim de conhecê-Lo melhor. Se nós fizermos isso, então o céu começa nessa vida e pode meramente continuar na próxima vida. Para adorá-Lo — não um lugar diferente para viver — o céu é feito justamente para isso.
Mesmo que a Bíblia rebata reencarnação, ela fala sobre ressurreição de todas as pessoas…
“É chegada a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão; os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” (João 5:28-29)
Aqui está mais Escrituras a respeito desse Julgamento…
E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele…E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se os livros… e foram julgados, cada um segundo as suas obras… E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15)
Quer saber como ter seu nome gravado no livro da vida? Sinceramente peça a Deus agora por Seu perdão. Jesus morreu pelos nossos pecados para que você possa ser perdoado. Mas receber o perdão de Deus implica em se voltar para Ele em sinceridade e com um comprometimento de sua vida. Leia o artigo Conectando-se.

Porque Sofro?

(por Stacy James)
Quando estava no último ano da faculdade, sofri um acidente de mergulho que me deixou paralítica do pescoço para baixo. Em um piscar de olhos, meu mundo mudou para sempre. Eu deixei de ser uma aluna extremamente ativa na faculdade e passei a ser alguém que nunca mais faria as coisas que eu adorava: correr, dançar, girar o baton, e tocar piano e guitarra. Eu planejava ser uma missionária e dedicar a minha vida a serviço de Deus. Como Ele pôde deixar que isso acontecesse comigo?
Freqüentemente, estava deitada na cama e chorava, chorava porque estava presa num corpo que não podia mais controlar, chorava porque estava alienada e afastada dos meus amigos, chorava porque achava que os médicos eram obrigados a solucionar o meu problema. Eu ficava irada quando alguns médicos pareciam tão penalizados e preocupados com a minha situação, e envergonhada com os olhares dos outros alunos da faculdade quando eu passava de cadeira de rodas pelo corredor.
Eu havia lido na Bíblia que Deus diz que nunca nos abandonaria, se nos voltássemos para Ele. Mesmo estando desesperada, eu sabia que ainda havia esperança porque Deus me amava e continuava tendo planos para minha vida. Era minha escolha acreditar naquilo e deixar que Ele passasse por aquela situação difícil comigo, ou ficar amargurada e com raiva Dele. Eu escolhi segui-lo, mesmo que os meus sentimentos não concordassem necessariamente com a minha decisão naquele momento.
Geralmente, quando coisas ruins acontecem conosco, ficamos tentados a duvidar do amor de Deus por nós: “Deus, se você me amasse, não me deixaria sofrer assim”. Eu aprendi que não podemos deixar que as situações determinem o amor de Deus por nós. “Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele” (1 João 4; 9). É para isso que devemos olhar quando formos determinar o amor de Deus. Não para nossas bênçãos ou para a ausência delas.
Eu aprendi que o amor não significa ausência de dor ou problemas. Deus freqüentemente usa essas muitas coisas para nos ajudar a amadurecer e crescer. A vida é e continuará a ser difícil. Eu ainda experimento as complicações do meu acidente, e muitas pessoas que amava já partiram. A natureza da vida é uma mistura de coisas boas e ruins. Estou aprendendo a aceitar isso mais e mais enquanto vou vivendo.
Deus também nos dá a liberdade de ficarmos magoados e de chorarmos. Não expressar nossos sentimentos é o mesmo que acumular dor, o que eventualmente resultará em caminhos possivelmente destrutivos. Quando sofremos, precisamos de tempo para passar através da perda ou da crise, para expressar nosso sofrimento da maneira correta. Não temos que fingir que está tudo bem e nem usar máscaras, principalmente com Deus. Ele nos criou e sabe exatamente o que sentimos. Eu ainda levo meus questionamentos e sentimentos a Deus em oração, e para amigos íntimos, quando preciso de alguém com pele.
Deus também promete uma esperança para o futuro. Quanto mais convivo com os problemas da lesão na minha coluna, mais sonho com o dia em que voltarei a andar, quando estiver no céu. Ele criou para nós um lugar onde não haverá mais choro, dor, doença nem morte.
No dia de hoje, não estou amarga por causa as circunstâncias da minha vida. Eu vi a bondade de Deus, me tornei uma pessoa mais forte e, particularmente, eu prefiro estar numa cadeira de rodas, mas conhecer a Deus, do que ser uma atleta profissional multi-milionária, mas ter que passar uma eternidade longe dEle.
Para saber mais sobre a história de Stacy, veja seu website www.walkingvictorious.com.

ALGUMA COISA?


[continuação do artigo "Será que o Nada alguma vez existiu?"]
Se em algum momento existiu o Nada Absoluto, ainda existiria o Nada Absoluto hoje. Desde que existe alguma coisa (você, por exemplo) isso significa que o Nada Absoluto nunca existiu. Se tivesse existido, você não estaria aqui lendo este artigo agora. O Nada Absoluto ainda estaria aqui.
Então nunca houve um tempo onde o Nada Absoluto existiu. Por isso, conseqüentemente, sempre existiu alguma coisa. Mas o quê? Se voltarmos ao começo de tudo, qual seria essa coisa que teria sempre existido? Seria mais do que só Alguma Coisa, ou apenas uma? E, julgando-se pelo o que existe hoje, com que se pareceria?
Vamos explorar a questão da quantidade primeiro. Pensemos novamente sobre o nosso selado, escuro e enorme quarto. Imagine que existem dez bolas de futebol dentro do quarto. Seja o quanto volte no tempo, há somente isto: dez bolas de futebol.
O que vai acontecer depois? Vamos dizer que esperemos um ano inteiro. O que há dentro do quarto? Dez bolas de futebol ainda, certo? Porque a existência de algo em si não gera nada. E nós sabemos que dez bolas de futebol comuns – não importa quanto tempo passe – não poderão gerar outras novas ou qualquer outra coisa neste caso.
Certo, e se houvesse seis bolas de futebol dentro do quarto no começo de tudo? Isso mudaria a situação? Não, não mudaria. Certo, então, e se houvesse um milhão de bolas de futebol? Ainda não mudaria. Tudo o que temos dentro do quarto são bolas de futebol, não importa quantas.
O que descobrimos é que quantidade não é a questão. Se voltarmos aonde tudo começou, a quantidade da Alguma Coisa que deve ter sempre existido não é o que importa, ou é?
Retire as bolas de futebol. Agora dentro do quarto há um pintinho. Vamos esperar um ano. O que há dentro do quarto? Somente um pintinho, certo? Mas e se tentarmos colocar uma galinha e um galo lá? Esperamos mais um ano agora… O que iremos ter? Uma porção de pintinhos!
Então quantidade é importante, SE no quarto estiverem pelo menos duas coisas que podem produzir uma terceira coisa: Galo + galinha = pintinho. Lembremos, porém, quantidade não é importante se estamos falando de pelo menos duas coisas que não são capazes de produzir uma terceira coisa: bola de futebol + bola de futebol = nada.
Então, o que realmente importa não é a quantidade, mas sim a qualidade. Que qualidade essa Alguma Coisa possui? Pode ela trazer outras coisas à existência?
Vamos voltar aos nossos pintinhos, mas sejamos muito precisos, visto que a situação seria a mesma onde tudo começou. Temos um galo e uma galinha no quarto. Eles estão em partes diferentes do quarto, suspensos no nada. Poderiam eles gerar pintinhos?
Não poderiam. Por quê? Porque não existe um meio ambiente com o qual possam interagir. Não há mais nada no quarto a não ser o galo e a galinha. Não existe ar para respirar ou para voar, não existe chão para andar, não existe nada que os sustenha para viver. Eles não podem comer, andar, voar ou respirar. O seu meio ambiente é o completo nada.
Então, os pintinhos estão “fora” da jogada. Pintinhos não podem existir ou se reproduzir sem que haja algum tipo de meio ambiente. Em um meio ambiente eles poderiam gerar outros pintinhos. E em um ambiente que os afetasse, talvez eles pudessem com o tempo, se transformar em algum outro tipo de galinha. Alguma coisa parecida com uma lontra ou uma girafa.
Então temos um quarto sem meio ambiente. Por essa razão, precisamos de Alguma Coisa que possa existir sem um meio ambiente. Alguma Coisa que não precise de ar, comida ou água para existir. Isso desqualifica toda criatura viva deste planeta.
Bem, então quanto às coisas não-vivas? Elas não precisam de um meio ambiente, é verdade. Mas então voltamos ao mesmo estado de quando tínhamos as bolas de futebol. Coisas não-vivas não produzem nada. Vamos dizer que, ao invés de bolas de futebol, temos um trilhão de moléculas de hidrogênio. Então o que acontece? O tempo passará e ainda teremos um trilhão de moléculas de hidrogênio, nada mais.
Enquanto falamos sobre a questão de coisas não-vivas, vamos também considerar o que é preciso para que elas existam. Você já ouviu falar do “Supercollider”? Anos atrás o governo americano embarcou num experimento para criar matéria. O “Supercollider” (ou Super Colisão) era um túnel subterrâneo de quilômetros e quilômetros de comprimento que eram percorridos por átomos a uma velocidade supersônica e então colidiam uns com os outros, com o objetivo de criar uma partícula minúscula. Tudo isso pelo menor pedaço de matéria…
Isso nos mostra que a nossa ilustração com as bolas de futebol não é tão simples quanto parece. Seria necessária uma quantidade de energia ABSURDA para produzir uma bola a partir do nada. E nada é tudo o que temos. E, no quarto, como vimos, há o Nada Absoluto.
Então esta é a nossa situação: A “Alguma Coisa” que existiu no começo deve ser capaz de existir sem depender de mais nada. Deve ser totalmente auto-suficiente. Porque estava sozinha no começo de tudo e não precisava de nenhum meio ambiente para existir.
Em segundo lugar, a “Alguma Coisa” que existiu desde o começo deve ser capaz de produzir outra coisa além de si mesma. Porque, se não pudesse, então essa “Alguma Coisa” seria tudo o que existe hoje. Porém, existem outras coisas hoje. Você, por exemplo.
Em terceiro lugar, para que se faça Outra Coisa – do nada – se requer uma incrível quantidade de energia. Então, essa “Alguma Coisa” deve ter uma grande fonte de energia à sua disposição. Se para se formar uma pequena partícula são necessários milhares e milhares de quilômetros de partículas em colisão (e, como sabemos, o resultado foi nulo) então, que tamanha quantidade de energia não seria necessária para formar tudo o que há!
Vamos voltar ao nosso quarto. Imagine que temos uma bola de futebol muito especial dentro do quarto. Ela pode reproduzir outras bolas de futebol. Ela possui todo aquele poder e energia. É completamente auto-suficiente não precisando de nada além dela para existir, porque ela é tudo o que existe. Essa bola de futebol é Alguma Coisa Eterna.
Vamos imaginar que a bola de futebol produz uma outra bola de futebol. Qual delas será a maior, digo, com respeito ao TEMPO? Bola 1. Ela é a Alguma Coisa Eterna. Ela sempre existiu. Bola 2, porém, veio a existir quando produzida por Bola 1. Então uma bola é finita levando em consideração o tempo, a outra é infinita.
Qual das duas será maior considerando o poder? Novamente, Bola 1. Ela foi capaz de produzir a Bola 2 do nada – o que também significa que ela tem o poder de desfazer (destruir) Bola 2. Então Bola1 é muito mais poderosa que Bola 2. De fato, em todo o tempo, Bola 2 deverá depender de Bola 1 para sua própria existência.
Mas, você diz: e se Bola 1 compartilhar um pouco do seu poder com Bola 2 – poder suficiente para destruir Bola 1? Então Bola 2 seria a mais poderosa, porque Bola 1 deixaria de ser, certo?
Existe um problema nessa possibilidade. Se Bola 1 compartilhasse um pouco do seu poder com Bola 2, esse poder ainda seria o poder da Bola 1. A pergunta então seria: Poderia Bola 1 usar o seu próprio poder para destruir a si mesma? Não. Porque para usar seu próprio poder, Bola 1 tem de existir.
E além do mais, Bola 1 é tão poderosa que qualquer coisa que puder ser feita, só pode vir a existir por intermédio dela. Mas não é possível para Bola 1 deixar de existir, e, por isso, não pode destruir a si mesma.
Bola 1 não pode se desintegrar, porque, em primeiro lugar, nunca foi criada. Bola 1 sempre existiu. Ela é a Alguma Coisa Eterna. Assim como é a existência. É vida, vida infinita. Para Bola 1 ser destruída seria preciso algo mais poderoso. Mas nada é mais poderoso que Bola 1, nem nunca poderá ser. Ela não precisa de mais nada além dela mesma para existir. Por essa razão, não pode ser transformada por nenhuma força externa. Ela não pode acabar, porque não teve começo.
Ela é o que é e nada pode mudar isso. Não pode deixar de ser, porque SER é a sua própria natureza. Nesse sentido, ela é intocável.
O que vemos com isso: a Alguma Coisa no começo de tudo sempre será soberana em relação à Outra Coisa que ela produzir.
A Alguma Coisa existe por si só. A Outra Coisa, porém precisa de Alguma Coisa para existir. É, portanto, inferior a Alguma Coisa, e sempre será assim, porque a Alguma Coisa Eterna não precisa de nada.
A Alguma Coisa é capaz de produzir Outra Coisa que seja semelhante a ela em alguns aspectos, mas – não importa o quê – Outra Coisa será sempre diferente dela em outros aspectos. A Alguma Coisa Eterna sempre será soberana considerando o tempo e o poder. Desta forma, Alguma Coisa Eterna não pode produzir um exemplar igual a ela mesma. Ela sozinha, sempre existiu. E sozinha pode existir independente de outras coisas.
Quer explorar mais sobre a Alguma Coisa Eterna? Leia o artigo Quem.

Charge do dia 14/06/2011

Charge do dia
Busca por data
 
Charge do dia 14/06/2011

Charge do dia 18/05/2011

Charge do dia 18/05/2011

O Melhor Ainda está por Vir

Texto: Rute 1:1-17

INTRODUÇÃO: O livro de Rute nos coloca face a face com um drama de família com vários problemas: o problema da crise financeira; o problema da imigração, o problema da doença, o problema da morte, o problema da viuvez, o problema da pobreza, o problema da amargura contra Deus. Ao mesmo tempo o livro de Rute nos fala sobre: a força da amizade, a beleza da prudência, a recompensa da virtude, o poder do amor, a vitoriosa providência divina, como sair da maldição para a benção, como viver uma nova história com Deus. Em uma sociedade dominada por homens, as personagens centrais desse livro são duas mulheres que desafiaram a crise e agiram com fé na providência divina.

1. AS IMPOSSIBILIDADES HUMANAS TORNAM-SE REALIDADE PELA AÇÃO DIVINA. (Lucas 1:37)
a) Noemi olhou pelo túnel do tempo e não viu nenhuma saída. Na perspectiva humana seu destino estava lavrado, e a alegria não fazia mais parte do seu futuro. Com tudo Deus reverteu a situação e lhe mostrou o caminho da esperança.
b) Há momentos em que olhamos para frente e nada enxergamos... então nos sentimos fracos, desanimados e derrotados. Entretanto, os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Ele faz que a mulher estéril torne-se alegre mãe de filhos, ele levanta o humilde do pó para fazê-lo sentar-se entre os príncipes. (Salmo 113:7-9).
c) A providência do altíssimo Deus é maior do que a tragédia humana. Deus transforma o caos em cosmos, transforma vales em mananciais, nossas tragédias em cenário de esperança. Ele enxuga nossas lágrimas, acalma nossas dores e coloca os nossos pés na estrada da mais esplêndida vitória. (Romanos 8:28; 37-39).
d) Quando nossa causa parece perdida, com Deus ela não está perdida. Quando achamos que as circunstâncias sepultaram nossa esperança, o Deus que chama a existência as coisas que não existem, nos faz triunfar no deserto das nossas crises.(2 Coríntios 2:14; Romanos 8:28).
e) Não importa sua nacionalidade, sua família, sua cultura, seus bens, você tem um grande valor para Deus. Ele te ama com amor eterno.

2. O FIM DA LINHA NA PERSPECTIVA HUMANA PODE SER O COMEÇO DE UMA LINDA HISTÓRIA TRAÇADA POR DEUS.  
a) Se você está como Noemi, pensando que os restos de seus dias serão marcados pela tristeza, Deus tem um plano perfeito, traçado na eternidade, para erguer você como protagonista de uma linda história... Tão somente persevere na fé. (Hebreus 10:38; 11:1).
b) Nenhum sucesso é final e nenhuma derrota é fatal. Ninguém chega ao sucesso e descansa, e ninguém é derrotado e se acaba, porque o futuro ainda lhe reserva surpresas maravilhosas. Não se deixe embriagar pelo sucesso, nem se deixe derrotar pelo fracasso, porque Deus é quem está dirigindo sua vida, o melhor ainda está por vir.
c) A vida cristã não é colônia de férias. Não é uma estrada reta rumo à glória; antes é uma estrada cheia de curvas e surpresas, porém, Deus está no controle da história e nos aguarda no fim da linha....
d) Tanto o sucesso quanto o fracasso são passageiros. Não podemos nos envaidecer com o sucesso nem nos desesperarmos com os fracassos, pois quando pensamos que chegamos ao fim da linha, Cristo nos abre uma porta que ninguém pode fechar. (Apocalipse 3:7,8).
Exemplo: quando tudo começa no fim... José no Egito; Daniel; Jonas; Elias; Jesus; o apóstolo João...

3. AS TRAGÉDIAS HUMANAS JAMAIS PODEM ANULAR OS SOBERANOS PROPÓSITOS DE DEUS. (Romanos 8:28)
a) Deus governa sobre todas as coisas e abençoa os que confiam nele. Deus tem o melhor para sua família, não importa o que você está enfrentando, apenas confie no Senhor. (Salmo 37: 25).
b) Os erros da família de Elineleque tomando o caminho da fuga em um tempo de crise, em vez de enfrentá-la; a decisão de fugir da casa do pão, em vez de clamar à aquele que tem pão com fartura, não anularam o soberano propósito de Deus para aquela família e não será diferente com você.
c) No meio de “uma noite escura” para Noemi, com a morte de seu esposo e seus filhos; Deus estava escrevendo um dos capítulos mais emocionantes da história, estabelecendo seus propósitos, abrindo as janelas do céu, conduzindo a história para a vinda do Messias. (Rute 4:17; Mateus 1:5-6).
d) No meio da tragédia humana, os propósitos soberanos de Deus estavam sendo estabelecidos. O mesmo está acontecendo hoje, Deus está trabalhando em nosso favor (Isaías 64:4).

4. O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR, PORQUE O AMOR DE DEUS NÃO É TRIBAL, É UNIVERSAL. ( Jo 3:16).
a) Deus prometeu abençoar todas as famílias da Terra (Gênesis 12:3).
b) O amor de Deus é universal, englobando todos os povos, todas as raças, todas as etnias, todas as pessoas (1 Timóteo 1:3,4; 2 Pedro 3:9).
c) O amor de Deus não tem fronteiras, ele inclui todos; a salvação está disponível a todos os que crêem em Jesus (Apocalipse 5:9; João 3:16).
d) Rute foi um exemplo vivo da verdade de que a participação no reino de Deus não depende de carne e sangue, e sim de obediência e fé no Senhor nosso Deus (Rute 1:16, Romanos 1:5; João 1:12-13).
e) O Deus que mudou a história de Rute quer mudar a história de sua vida, dar a você um nome eterno, dar-lhe a vida abundante aqui na Terra e vida eterna no céu.
CONCLUSÃO
Você tem um grande valor para Deus, sua vida pode não ter sido planejada pelos seus pais, mas foi planejada por Deus. Você não veio ao mundo por mera casualidade, há um plano perfeito e um propósito eterno de Deus para você. Ele te ama com amor eterno. Assim como para Noemi e Rute, o futuro de sua vida não será de amargura, seus melhores dias não estão enterrados no passado, eles estão por vir. O melhor de sua história em Cristo está para acontecer.

===============================
Hilário Manoel Messias
hjc@terra.com.br
www.twitter.com/hilariomessias
http://hilariomessias.blogspot.com/
===============================

Dilma adia votação da PEC do Trabalho Escravo

Pressionado pelos ruralistas, com receio de perder um novo embate após o Código Florestal, governo, apesar do PT, não estabelece como prioridade votação do projeto que expropria as terras de quem é acusado de escravidão
Brizza Cavalcanti/Câmara
Sem apoio do governo, Claudio Puty tenta colocar na pauta de votação a PEC do Trabalho Escravo
Edson Sardinha
O receio de um novo embate com a bancada ruralista, menos de um mês após a derrota na aprovação do novo Código Florestal na Câmara, faz o governo resistir aos apelos de deputados do partido da presidenta Dilma Rousseff (PT) para retomar a votação da PEC do Trabalho Escravo. Há quase sete anos no plenário da Casa, a proposta de emenda constitucional que prevê a expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo deve seguir engavetada. Além da preocupação do governo, a proposição esbarra na resistência dos líderes partidários e do próprio presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), de incluí-la novamente na pauta.

Marco Maia decidiu que só vai submeter a votação em plenário propostas de emenda constitucional que tenham consenso entre os partidos, o que está longe de ocorrer com a PEC do Trabalho Escravo, bombardeada por deputados ligados ao agronegócio. Há dois meses, a presidência da Câmara também segura a instalação da CPI do Trabalho Escravo, requerida por um colega de partido, o também petista Cláudio Puty (PA). O início dos trabalhos da comissão parlamentar de inquérito ainda depende do aval de Maia.

“Se não pautarmos imediatamente a PEC, vamos usar a CPI do Trabalho Escravo para pressionar. Queremos a instalação da CPI para que ela possa servir como instrumento de esclarecimento e mobilização pública sobre a necessidade de aprovar a PEC”, defende Cláudio Puty, presidente da Comissão de Finanças e Tributação. Ontem (14) ele e Domingos Dutra (PT-MA), vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos, propuseram a Marco Maia que paute imediatamente a PEC do Trabalho Escravo. A sugestão foi feita durante reunião do presidente da Câmara com os presidentes das comissões. O petista gaúcho, no entanto, não deu nenhuma resposta.

Os ruralistas, que impuseram a primeira grande derrota à presidenta Dilma na votação do Código Florestal, contestam a configuração do trabalho escravo e reclamam do confisco de terra, considerado por eles uma medida excessiva contra o produtor rural flagrado mantendo trabalhadores em condições degradantes e jornada exaustiva. Como mostrou o Congresso em Foco, três parlamentares respondem no Supremo Tribunal Federal pelo crime de trabalho escravo.
Leia também:
Deputado mais rico é acusado de trabalho escravo

Pedido de Gilmar segura ação por trabalho escravo

“Amigo da criança” acusado de explorar menores 

“Circo” e “coisa do capeta”
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PPS-RO), diz que a bancada não admite a possibilidade de se retomar a votação da PEC do Trabalho Escravo, aprovada pelos deputados em primeiro turno no dia 11 de março de 2004. O texto, já aprovado pelo Senado, aguarda desde então deliberação em segundo turno na Câmara.

O deputado rondoniense vai além: ele diz não acreditar na existência de trabalho escravo no Brasil contemporâneo. Segundo ele, os flagrantes feitos pelo Grupo Móvel de Combate ao Trabalho Escravo, responsável pelo resgate de 32.986 trabalhadores em condições análogas à de escravo entre 2003 e 2010, são obra de quem quer “fazer escândalo e aparecer no Jornal Nacional”.

“Está mais para circo, porque não acredito que exista trabalho escravo. As fiscalizações são abusivas. A ‘lista suja’, então, é um horror, lembra a ditadura, o proprietário fica discriminado sem ter direito a defesa, o nome dele está lá e ele não pode falar nada. Tem de esperar anos para que a Justiça decida alguma coisa. Há uma discriminação grande. Quando se fala em produtor, parece coisa do capeta. Essa visão maniqueísta de que o produtor é do mal e o pessoal do meio ambiente é do bem tem de acabar”, critica o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Divulgada pelo Ministério do Trabalho, a “lista suja” à qual o deputado se refere é atualizada a cada semestre. São incluídos na lista empregadores cujos autos de infração não estão mais sujeitos a recursos. Salvo decisão da Justiça, os nomes ali permanecem pelo período mínimo de dois anos. Nesse período, eles ficam proibidos de receber financiamentos públicos e enfrentam boicote das empresas que assinam o Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo.

Moreira Mendes diz que o artigo 149 do Código Penal não é claro ao definir o que é trabalho escravo. “Se for pego na moita do café para urinar, é trabalho escravo, porque tem de ter banheiro químico. Se vai comer debaixo da mangueira - eu mesmo cansei de fazer isso - é trabalho escravo. Tem de ter restaurante. É uma coisa descabida, desproporcional, sem razoabilidade”, critica.

De acordo com o artigo 149 do Código Penal, comete crime de trabalho escravo quem “reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto”.

“Muito rígida”
Para o deputado, a PEC do Trabalho é severa com o produtor rural flagrado explorando trabalhadores. “A PEC é muito rígida, porque promove uma expropriação sumária de terra. Precisamos ter a possibilidade de contraponto, da ampla defesa. O texto deveria pelo menos remeter a uma regulamentação por projeto de lei. Aí, o Congresso poderia dizer o que é o trabalho escravo, como se processa a expropriação. Da forma que está, isso vira uma ditadura na mão de quem está com a caneta”, afirma Moreira Mendes.

Segundo ele, os ruralistas até se dispõem a discutir o assunto, mas ao modo deles. O deputado afirma que pretende incluir a questão do trabalho escravo sob outra ótica numa “agenda propositiva” que sua frente parlamentar vai lançar em breve com as prioridades legislativas do agronegócio. “Precisamos começar a discutir a legislação trabalhista para o campo, garantindo direitos consagrados ao trabalhador, mas com regras diferentes. Quem trabalha na cidade é uma coisa, no campo é outra”, diz.

“Cabeça de 200 anos”
Autor do requerimento de instalação da CPI do Trabalho Escravo, Cláudio Puty diz que o país não pode ficar refém dos “interesses mais arcaicos da sociedade” verbalizados, segundo ele, por Moreira Mendes. O discurso dos ruralistas, afirma o petista paraense, mostra o grande paradoxo do setor produtivo.

“Vejo com assombro termos setores tão modernos tecnologicamente mas com cabeça de 200 anos atrás. Não dá para pegar eventuais exageros para evitar cuidar do caso concreto. Isso seria culpar o termômetro pela febre”, observa. “Esse argumento, então, serviria para acabar com todas as fiscalizações no país. Qualquer tipo de fiscalização e auditoria está sujeita a excesso, e isso não a torna irrelevante. Não podemos usar erros eventuais para justificar a condescendência com essa monstruosidade”, acrescenta.

Para o deputado, alegar que a PEC do Trabalho Escravo promoverá uma “expropriação sumária de terra”, como diz Moreira Mendes, é desconhecer a realidade do país. “Claro que tem direito a contraditório, temos jurisprudência que já dá direito ao contraditório, as punições só são aplicadas quando transitadas em julgado (ou seja, quando não cabe mais recurso). Mas onde o trabalhador vive em condições degradantes, não dá para esperar. Tenho certeza de que os auditores fiscais são os primeiros a não quererem cometer injustiças. Isso enfraqueceria o trabalho deles”, destaca o presidente da Comissão de Finanças e Tributação. “Não há por que temer injustiças”, emenda.

Ninguém na cadeia
Na avaliação dele, o fato de não haver ninguém cumprindo pena no Brasil por trabalho escravo é um indicativo de que o rigor não é excessivo no Brasil. “Se ninguém vai preso por evasão fiscal neste país, que pelo menos a gente consiga punir quem explora trabalho escravo”, diz Cláudio Puty. Como mostrou o Congresso em Foco no ano passado, quase metade dos empregadores flagrados pelo Ministério do Trabalho entre 2003 e 2007 não responde pelo crime na Justiça. Ninguém cumpria pena pelo crime no país.

O deputado afirma que a CPI será útil mesmo que a Câmara aprove antes a PEC do Trabalho Escravo. A comissão parlamentar de inquérito poderia se debruçar sobre as causas que levam à exploração de mão-de-obra e a necessidade de reforçar a fiscalização em todo o país. "É bastante saudável, para a agenda legislativa e para o processo de crescimento de nosso país, revelar, investigar, evidenciar os abusos ocorridos nas relações produtivas; a proteção às vítimas e a devida repercussão patrimonial necessária como medida de responsabilização dos infratores. Viver com essa realidade é incompatível com o processo de desenvolvimento alcançado no Brasil neste Século XXI. Daí a relevância da iniciativa como a presente, articulada com os trabalhos e instâncias criadas para a fiscalização dos que exploram a força de trabalho das pessoas no regime análogo ao escravo", sustenta o deputado no pedido da CPI.

Procurada pelo Congresso em Foco, a assessoria de Marco Maia informou que ele ainda aguarda pelo envio do requerimento de criação da CPI do Trabalho Escravo pela Secretaria-Geral da Mesa. Lá a informação é de que as assinaturas exigidas já foram conferidas (foi registrado o apoio de 179 deputados; o mínimo necessário era de 171) e que o pedido está nas mãos do secretário-geral, Sérgio Sampaio, e que o requerimento será enviado em breve ao presidente da Câmara. Ontem Marco Maia confirmou a instalação da CPI dos Pardais, que tem como objetivo apurar irregularidades no sistema eletrônico de fiscalização de trânsito.

Mulheres estupradas em conflito líbio correm risco de ser mortas


Pascale Harter
Da BBC Brasil
Mulheres e meninas líbias que engravidaram durante estupros correm o risco de serem assassinadas por suas próprias famílias, em atos chamados de "mortes honrosas", advertem agentes humanitários. Se ao redor do mundo o estupro é um tema sensível, na Líbia o tabu é ainda maior.
"Na Líbia, quando um estupro ocorre, parece que toda a cidade ou aldeia é considerada desonrada", explica Arafat Jamal, da agência de refugiados da ONU (UNHCR).
Entidades beneficentes do país dizem estar recebendo relatos de que, no oeste do país, que é especialmente conservador, as forças do líder Muammar Kadafi teriam abusado sexualmente de meninas e mulheres diante de seus pais e irmãos.
"Serem vistas nuas e violentadas é algo pior do que a morte para elas", afirma Hana Elgadi, parte de um grupo de voluntárias que oferecem atendimento médico e testes de HIV, além de pagar abortos a mulheres que foram estupradas durante os confrontos em curso na Líbia. "Esta é uma região onde as mulheres não saem de casa sem cobrir a face com um véu."
"Com amor"
"O tempo está contra nós", diz Nader Elhamessi, da ONG World for Libya. "Por enquanto, as gestações podem ser disfarçadas, mas não por muito tempo. Muitos pais vão matar suas próprias filhas se descobrirem que elas foram estupradas."
Elgadi diz que as famílias veem isso como um "assassinato cometido com amor". "Eles acreditam estar salvando a menina." Por isso o grupo de Elgadi se oferece para pagar pelo aborto de mulheres que assim desejarem. Ela afirma que já existem fatwas - regras clericais islâmicas - que autorizam o aborto em circunstâncias como a de abuso sexual.
O grupo World for Libya diz estar tentando convencer imãs na vizinha Tunísia a pregar que o estupro não é culpa das vítimas. Estima-se que cerca de 130 mil pessoas tenham fugido do conflito da Líbia atravessando a fronteira tunisiana. ONGs que estão atendendo esses refugiados dizem acreditar que entre eles há muitas vítimas de abusos que têm medo de admitir o estupro.
O World for Libya está tentando contato com um grupo de meninas adolescentes que ainda está na Líbia, cuja escola teria sido atacada por forças leais a Kadafi.
"Homens armados separaram as meninas e violentaram as que acharam mais atraentes", diz Nader Elhamessi. "Uma das meninas cortou seus pulsos e se matou, para não enfrentar a vergonha. Os estupros só foram relatados a nós pelas meninas que foram deixadas em paz."
Elgadi diz também ter sido contatada por uma família pedindo medicamentos para tratar HIV. "A mãe, o pai e o filho disseram ter sido estuprados pelas tropas de Kadafi. A mãe nos procurou quando eles descobriram que tinham contraído o vírus do HIV. Ela não quer ir ao hospital na Tunísia por medo de descobrirem que ela foi violentada."
Viagra
A Corte Criminal Internacional já havia dito que tem indícios de que as forças do regime estariam usando o estupro como arma de guerra. O tribunal disse ter razões para acreditar que os soldados receberam Viagra e ordens de cometer estupros.
Um major do Exército líbio que desertou relata à BBC que os carregamentos de Viagra eram de amplo conhecimento entre os soldados, mas ele e seus colegas nunca chegaram a ver os medicamentos.
"A ordem de estuprar não foi dada ao Exército comum", diz o major, sob condição de anonimato. "Kadafi sabia que nós nunca a aceitaríamos. (A ordem) foi dada a mercenários."
Mas Jamal, coordenador de emergência da UNHCR para a Líbia, diz ainda não ter visto evidências concretas de uso do estupro como arma, apesar de ter observado casos individuais de abusos sexuais pelo país.
"Temos provas que sugerem que os estupros foram cometidos pelos dois lados (tropas de Kadafi e rebeldes), mas não temos como dizer em qual escala", ele afirma.

Fonte: Site TERRA 15/06/2011