segunda-feira, 14 de março de 2011

Como Aliviar as Tensões

Mateus 11:28-30 - Todos nós já vivemos momentos nos quais nos sentimos cansados e sobrecarregados. Juntamente com esses sentimentos, podemos ter também a sensação de abandono, desânimo, tristeza. A vida moderna nos pressiona com um excesso de atribuições decorrentes dos vários papéis que precisamos desempenhar na família, no trabalho, na sociedade. Seja qual for o motivo, a melhor coisa que poderia acontecer seria aparecer alguém que nos fizesse sentir que não estamos sós na nossa luta. Já pensou, você está cansado, desanimado, sobrecarregado com as tensões geradas pelas situações difíceis que está enfrentando e ouve uma voz que te chama para um "cantinho de paz"? Ouça Jesus Cristo te fazendo a seguinte proposta: "vinde a Mim, eu posso mudar a sua história". Perceba no texto lido as promessas do nosso Mestre:

I - JESUS OFERECE ALÍVIO - (Versículo 28)
É bom saber que Jesus Cristo compreende as nossas lutas. Ele nos chama para perto e afirma que pode nos aliviar. Somente quem consegue perceber a dor é capaz de prometer alívio. Você se lembra de ter feito algo parecido por alguém? Já ofereceu ajuda para aliviar o sofrimento de outra pessoa? O que pode gerar em uma pessoa a sensação de alívio senão o fato de encontrar a solução para o seu problema? Então, a oferta de Jesus é colocar o Seu poder em ação para gerar em você a paz interior. Por isso Ele afirma: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou" (João 14:27). Para se apropriar desse alívio em meio às lutas da vida, aceite o convite do Mestre e achegue-se a Ele.

II - JESUS OFERECE UM MODELO DE VIDA - (Versículo 29)
Nas organizações públicas ou privadas, quando se quer implementar alguma mudança em sua gestão ou procedimentos de trabalho, sempre se busca um modelo como referência. Nas escolas, os professores procuram modelos que tornem o aprendizado dos alunos mais rápido e consolidado. Jesus Cristo, durante todo o seu ministério apresenta-se como o Modelo a ser seguido para que o homem experimente uma nova história e alcance a vida eterna. Ele diz: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (João 14:6). E no texto lido o convite é: "aprendei de mim". Diante do cansaço e da carga pesada que muitas vezes nos oprime, Cristo quer que aprendamos a ser mansos e humildes. Assim, conseguiremos lidar com as dificuldades com serenidade e paz. Somente com Jesus no coração é possível chegar nesse nível. Diga sim, agora mesmo, à proposta de ser seu imitador.

III - JESUS OFERECE DESCANSO PARA A ALMA - (Versículo 30)
A nossa alma é a parte do nosso ser que registra as emoções, tanto os prazeres como as angústias, os temores, as inseguranças. E tudo isso compromete o nosso potencial. Uma alma cansada e tendo que carregar um fardo além dos seus limites não consegue experimentar o que Deus preparou como herança para os seus filhos (Salmo 91:1). O que Jesus pode nos conceder é uma alma que vivencia a suavidade e a leveza do Seu evangelho. Quer viver assim? Submeta a sua vida a Ele.

CONCLUSÃO:
No texto utilizado como base para a nossa reflexão aprendemos que em meio às lutas da vida podemos nos apropriar das promessas do Mestre Jesus Cristo. Ele nos chama para perto e nos oferece alívio se O tivermos como modelo. Assim, poderemos ter uma vida mais suave e leve. Não adie: chegue para perto de Jesus a partir de agora e receba salvação e vida eterna.

Lição de Célula - Nº 484 -14 a 20/03/2011 - Prs. Cari & Noeme