terça-feira, 28 de dezembro de 2010

RECEBENDO O PERDÃO DE DEUS

Lucas 5:17-25

Esse texto nos mostra a história de um paralítico que recebeu um milagre em sua vida no momento em que Jesus perdoou seus pecados. Muitas vezes o nosso caminhar fica contaminado pela maneira errada que escolhemos para andar. Talvez nossos pecados estejam nos impedindo de andarmos corretamente e, por essa razão, ficamos como que "paralíticos" e precisamos deixar Jesus nos curar e perdoar os nossos pecados. Hoje Deus vai nos levar a entender a necessidade que temos em receber o seu perdão.

1) - PRECISAMOS DESEJAR MUITO ESTAR NA PRESENÇA DE JESUS – Vs. 18 e 19 – Aquele paralítico não mediu esforços para se aproximar de Jesus. Muitas vezes desistimos no primeiro obstáculo. Precisamos superar nossas dificuldades (físicas e da alma) para nos aproximarmos de Deus - Jesus está vendo o seu desejo de encontrá-lo. Ele está aqui e quer realizar algo sobrenatural em sua vida. (texto de apoio: Sl 16:11)

2) - JESUS NOS PERDOA MEDIANTE A FÉ QUE TEMOS NELE E NA SUA PALAVRA – Vs. 20 – Aquele homem tinha certeza de que Jesus poderia curá-lo. Por isso, fez de tudo para se aproximar dEle. A Bíblia é a palavra de Deus e nela há promessas de cura, perdão e salvação para todo aquele que crer que Jesus é o filho de Deus - Jesus espera que você coloque sua confiança apenas nEle. Hoje Ele quer tornar sua vida mais branca do que a neve. Você crê?? (texto de apoio: Sl 119:105).
3) - SOMENTE JESUS TEM AUTORIDADE PARA NOS PERDOAR – Vs. 24 – Não são nossas obras, nem nosso sacrifício, nem qualquer outra coisa que nos tornará justos diante de Deus. É a nossa fé em Jesus que nos justifica. O seu sangue nos purifica de todo pecado - Jesus quer tornar eficaz em sua vida o sangue que Ele derramou na cruz. (texto de apoio: 1ª Jo:1-7).

4) - A PRIORIDADE DE JESUS É PERDOAR NOSSOS PECADOS E NOS FAZER ANDAR POR UM NOVO E VIVO CAMINHO – Vs. 24 e 25 – A raiz da paralisia daquele homem era o pecado. Ele foi curado quando recebeu o perdão de Jesus. Muitas vezes a raiz dos nossos problemas está nos nossos pecados – Jesus quer liberar o seu perdão sobre nós para sermos sarados. Ele quer endireitar o nosso caminho. Não seremos mais levados por ninguém (moda, circunstâncias, emoções etc). Ele nos mostrará o caminho em que devemos andar. (textos de apoio: Mt 18:11 e Sl 32:8).

CONCLUSÃO:                      
APELO EVANGELÍSTICO: Encerre a ministração falando diretamente ao visitante: Pecar significa "errar o alvo". Deus quer fazer você acertar o alvo, perdoando os seus pecados e lhe dando uma nova vida. Você quer receber essa nova vida que Deus tem para você? Faça uma oração levando o visitante a entregar sua vida a Cristo. Ore também para que Deus possa realizar um milagre na vida daqueles que necessitam de cura, levando sua célula a entrar em um nível superior de fé.

A CRUZ : UMA MENSAGEM DE SALVAÇÃO

Todos nós já lemos ou ouvimos relatos de pessoas que se encontraram numa situação de grande risco, de morte iminente, mas que foram salvas pela bondade e prontidão de alguém. São pessoas que sofreram acidentes, que se perderam em locais inóspitos, que chegaram quase mortas a um hospital, mas que, graças a intervenção de um “salvador”, escaparam da morte.

            A verdade é que TODAS AS PESSOAS PRECISAM DE SALVAÇÃO. E não estamos falando de salvação de um perigo de morte, mas de salvação da morte eterna. O Espírito Santo de Deus vai ministrar isso ao seu coração hoje.

1)      O pecado causa a morte

            A Bíblia afirma em Romanos 3:23 que todas as pessoas são pecadoras! Recebemos essa herança espiritual desde o nascimento. E durante a nossa vida, confirmamos essa herança cometendo muitas coisas que desagradam a Deus. A isso chamamos de pecado. Pecado é “errar o alvo”. Toda vez que você agiu de maneira diferente daquela que Deus havia projetado, você pecou!
           
            A Bíblia diz em Romanos 6:23 que a conseqüência do pecado é a morte. Não só a morte física pela qual, um dia, todos poderão passar, mas também a morte eterna. Seu corpo vai voltar ao pó, quando você morrer, mas Deus lhe deu um espírito que é eterno ( Eclesiastes 12:7 ). Se você não resolver o problema dos seus pecados aqui, nessa vida, você passará a eternidade separado de Deus. Que condenação terrível! Precisamos desesperadamente de um SALVADOR !
           
            Infelizmente, muita gente nem enxerga que isso é um problema. Estão envolvidas em tantos outros problemas que acham que “pecado” não é algo com que elas tenham que se preocupar. Mas, creia: você precisa resolver esse problema!!

            2. Ninguém é capaz de salvar-se a si mesmo

            Nada que você faça nessa terra pode pagar a sua dívida de pecados. Nem boas ações, nem penitências, nem esforço algum. È impossível a uma pessoa salvar-se a si mesma! “ Vocês são salvos pela graça, mediante a fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, pra que ninguém se glorie”  ( Efésios 2:8,9 )
            Muita gente está iludida, pensando que, porque nunca cometeram pecados hediondos, nunca mataram ou roubaram, ou adulteraram, que Deus vai considerá-las salvas. Mas não é assim que acontece. Deus é um Deus bom, mas também é santo e justo. A sua dívida, grande ou pequena, precisa ser paga!

3.      Deus resolveu nos salvar através da cruz de Jesus
           
            Sabendo da impossibilidade de o homem salvar-se a si mesmo, Deus providenciou alguém para morrer em nosso lugar. Isso é o que chamamos de morte expiatória, ou seja, Jesus morreu pra que eu não precisasse morrer!  Esse foi um tremendo ato de amor de Deus: “ Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido em nosso favor, quando éramos ainda pecadores” ( Rm 5:8 )
           
            Jesus não morreu na cruz para ser um mártir, para ficar famoso ou para nos dar um bom exemplo de resignação e obediência. Jesus morreu na cruz para que a justiça  de Deus se fizesse e a minha dívida fosse cancelada. Observe Colossenses 2:13,14.


2)      O que fazer diante da cruz?
           
            De hoje em diante toda vez que você olhar para uma cruz, lembre-se que ela lembra o preço que foi pago pela sua SALVAÇÃO. Que tipo de atitude você teria pra com uma pessoa que salvou a sua vida, como falamos no início desse estudo? Certamente você seria eternamente grato a essa pessoa e procuraria maneiras de agradá-la.

            Jesus fez mais do que isso: ele não só lhe salvou , mas MORREU PRA LHE SALVAR.         Que atitudes eu devo ter diante da cruz?
·        Eu preciso abandonar toda arrogância e reconhecer que realmente sou pecador e estaria perdido sem Jesus;
·        Eu preciso crer que o que Jesus fez há tanto tempo atrás pode me beneficiar ainda hoje. Não é uma questão de lógica, é uma questão de fé;
·        Eu preciso me arrepender dos meus pecados, afinal de contas, eles me afastam de Deus e trazem conseqüências ruins na minha vida. ( talvez muitos problemas que você esteja enfrentando hoje, foram causados pelas suas atitudes pecaminosas..... )
·        Eu preciso amar a Jesus e ser grato a Ele por toda a minha vida.
·        Eu preciso decidir viver uma vida governada por Jesus. È uma troca justa: Ele deu a sua vida por mim, eu deixo que Ele governe a minha vida.

            Mais do que lhe salvar da condenação do pecado, JESUS quer lhe dar uma vida abençoada aqui nessa Terra. Abra mão da direção da sua vida. Só Jesus pode nos dirigir de maneira segura e eficaz.
            Só Jesus pode nos salvar da condenação da morte e até do medo da morte. NEle, podemos ter certeza da ressurreição e de uma eternidade com Deus!
             

VENCENDO O GIGANTE DO DESÂNIMO!

Lucas 24:13-21
Tem muitas pessoas que desanimam quando estão quase chegando no proposito. Sabe porque às vezes você desanima quando tudo parece pesado, difícil? Porque é nesse momento que você está mais proximo de alcançar o projeto de Deus.
O ataque vem intenso pois quando você sobe no topo, você passou para outro nivel, venceu mais um obstáculo e ali o diabo não consegue mais te derrubar, então ele vai lançar nuvens para que você não veja o topo, ou aquilo que Deus disse que iria acontecer, para que você não veja seu casamento restaurado, suas finanças transformadas, as pessoas sendo ganhas para Jesus.
Os discipulos sairam de onde Jesus foi crucificado, desistindo do projeto de Deus, eles disseram que não daria mais. Aqui alguns estavam voltando para Emaús.
Quem sabe você esteja hoje pensando em voltar para trás em alguma área da sua vida. Não faça isso, fique firme porque a promessa é muito maior do que a provação que você está atravessando.

1- PERSEVERANDO EM FÉ
Talvez você esteja nesse momento em uma situação tão difícil que pense que não tem mais jeito, mas o Senhor lhe diz: Espere o terceiro dia, virá a ressurreição, a resposta. Mas muitos não perseveram, desistem no 1º, 2º, e alguns até no 3º dia, quando estão quase para receber a benção.
Esses homens perderam o foco do que era importante.
Onde você tem colocado seus olhos? No problema ou naquele que resolve o problema?
Aqueles discipulos estavam lendo um “jornal” de sexta-feira, e tinha como manchete “Jesus Cristo, o que se dizia Filho de Deus, Salvador do mundo, o Messias morreu. Eles estavam lendo noticias velhas. Já era domingo e eles estavam caminhando olhando para as noticias de sexta-feira.
Às vezes você está caminhando olhando para trás, para as impossibilidades, e Deus lhe diz: Pare, jogue fora esse jornal, é velho, já existem noticias novas, pois no Domingo Jesus ressuscitou.
É isso que Jesus quer que você entenda, que mesmo que a situação pareça morte, no 3o dia vem a ressurreição do Senhor.
Talvez essa situação na sua vida diga morte, e o Senhor diz: Vida, na sua familia, finanças, saúde, é isso que Deus tem.

2- NÃO PERMITINDO QUE O TEMOR ENTRE NA SUA VIDA
Com Deus não precisamos temer nada, pois mil podem cair à minha direita, 10 mil do meu lado, mas eu não serei abalado.
Hoje Deus está mudando sua história, não permita com que a noticia velha venha dominar sua vida.
Toda noticia que Satanás lhe traz, mesmo no momento que ela chega, já é passado, porque já tem uma palavra nova de Deus que é contrária aquela palavra e vai mudar o rumo da sua vida, mas depende de que jornal você está lendo.
A palavra de Deus é o jornal diário, todo dia tem uma palavra fresca, restauração de famílias, vidas sendo mudadas, tudo o que você precisa está nela.
Desliga o canal que está trazendo má noticia para sua vida, abra a palavra de Deus pois só ela vai lhe trazer um ânimo novo.

CONCLUSÃO: Josué 1:2-9
Josué estava chorando a morte de Moisés, sempre que há uma morte vem o desânimo. Talvez algo está morrendo na sua vida, ou seja, o que você esperava não está acontecendo e isso é como se fosse morte, morte de um sonho, que tem como objetivo te levar ao desânimo e à derrota.
Entenda algo: O Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares, mesmo nessa dificuldade, ele não te deixará nem te desamparará, mas você precisa fazer algo, esforçar-te.
Deus nunca faz o que o homem pode fazer, a tua parte você tem que fazer para que Deus faça a dele.
O ânimo vem quando lemos a palavra de Deus, quando entendemos que dificuldades nos faz crescer.
Hoje Deus quer te levar para um novo lugar, não sei qual é o seu problema, qual é a dificuldade que você tem enfrentado, mas sei que o desânimo pode até vir nas nossas vidas, mas há muita diferença entre passar por um momento de desânimo e viver uma vida desanimada.
Quando você entende seu papel diante de Deus, não importa o que você está sentindo, pois você não é movido por sentimentos, o que importa é o que a palavra de Deus diz.
O que você ouve do diabo é sempre o contrário do que o que Deus diz.
Você vai sair daqui hoje com noticias novas, não permitindo que o diabo coloque pensamentos em sua mente.
Deus hoje vai te levar a um ânimo novo. Entrega-te completamente a Ele como seu Senhor e Salvador e vença os gigantes que se levantam para querer te desanimar.

boa foto

FIDELIDADE E PROSPERIDADE CAMINHAM JUNTAS!

Salmos 36:5 - “ O teu amor Senhor, alcança os céus e a tua fidelidade além das nuvens.” 
A fidelidade de Deus vai além das nuvens porque é algo palpável, visível, prático. Além das nuvens representa algo que podemos ver. Tenhamos dentro de nós o entendimento de que o amor de Deus é tão grande que não podemos entendê-lo, mas sua fidelidade é vivida diariamente em nossas vidas.
Mesmo quando somos infiéis, Deus continua fiel por não poder negar a si mesmo. A fidelidade de Deus é revelada por seu amor, cumprindo suas promessas em nossas vidas.
Em 2005 muitos não alcançaram o que queriam, porque Deus estava formando o alicerce para a conquista, tratou as bases, nos estruturando para alcançar as bênçãos.      Enquanto fazemos o alicerce de uma casa, o máximo que vemos é um monte de terra porque a construção é interna, depois de terminado, vemos a casa montada com rapidez. O alicerce toma muito mais tempo do que aquilo que vai por cima dele.
Alguns não entendem que a provação que estão passando é porque Deus está mexendo na estrutura, dando o alicerce correto para receber algo grande.
Para prosperarmos duas coisas precisam acontecer:

1 - EXERCITAR A FÉ:
Precisamos exercitar nossa fé, mesmo quando não vemos nada, por que não vivemos por vista mas por fé.
Elias, um profeta do velho testamento, profetizou e creu que iria chover, mas o que ele faz para ver a chuva antes que caísse?
 Elias orou sem parar, mandou seu ajudante ver se já havia alguma nuvem no céu e mesmo com a resposta negativa, continuou orando, persistiu mesmo depois de seis fracassos. Deus demonstra algo aqui, seis é o número do homem, sete é o de Deus, ainda que o homem tente e fracasse, quando ele recebe o sete da perfeição, a chuva vem. Decida orar até receber sua benção. A nuvem tem que ser gerada com oração. Alguns no meio da crise, profetizam que vão vencer, mais não gastam tempo gerando a benção em oração, desistem sem saber que já estava bem perto de recebê-la.
Temos que aprender a lição do PUSH:
Pray (ore)
Until (até)
Something (alguma coisa)
Happens (acontecer)
Temos que mudar nossa atitude de crente micro-ondas, pegando o pacote de benção e em três minutos está pronto.
Não temos paciência para que as coisas aconteçam no tempo de Deus e  colhemos as consequências de não esperar nele.

2 - TOMAR POSSE DO QUE EU CREIO:
Não é fácil tomar posse do que Deus tem para nós, existe uma luta a ser travada até que a benção chegue.
Para se conquistar e tomar posse de algo, precisa-se de esforço.
            É fácil olhar para alguém próspero e dizer que ele não sabe o que você vive porque tem mais dinheiro, mas você não sabe os problemas que ele teve de vencer para chegar onde chegou.
Ninguém é próspero sem pagar um prêço.
Não é fácil ser fiel mas é necessário.
Se tem alguma área de sua vida que você não prospera, busque onde está sendo infiel, creia e caminhe na bênção mesmo antes dela acontecer.

CONCLUSÃO: O segredo da prosperidade é a fidelidade. Quer ser próspero, faça sociedade com Deus. A fidelidade é recompensada com prosperidade.
O fiel é obediente, mesmo quando dói. Temos que permanecer fiéis nos momentos bons ou ruins, podemos até ter motivos, mas não podemos quebrar nossa aliança.
É a fidelidade de Deus que nos dá ânimo para crer mesmo quando tudo nos leva à desistir, essa fidelidade nos sustenta.
Seja fiel a Deus e entregue hoje tudo nas mãos d’Ele, a começar pela sua vida.

Geração sonhadora

“Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais... Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram. Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito... E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.” (Gênesis 37:5,27,28,36)

Fazemos parte de uma geração que sonha e trabalha por mudanças. Em Gênesis 37 encontramos um homem que começa a sonhar dentro da sua casa, este homem é José. José sonhou dentro da casa do seu pai, foi perseguido por seus irmãos, mas nunca deixou de sonhar. A Bíblia relata que ele continuou sonhando na casa de Potifar e mesmo na masmorra. É muito fácil sonhar na casa do pai, no meio da parentela; é até fácil sonhar na casa de Potifar, que é o lugar do conforto; mas, não é fácil sonhar na masmorra.

Mas é na masmorra, lugar de dificuldade e muitas vezes de injustiça, que Deus lhe dará unção para interpretar sonhos. É na masmorra que você receberá a notícia mais importante: Faraó precisa de você. A única autoridade maior que Faraó era o Deus de José. E José revelou o significado do sonho a Faraó. Isso lhe rendeu um alto posto no Egito; ele se tornou o segundo na hierarquia.

Deus é um Deus de alianças. Se o sonho que você tem veio dEle, Ele restaurará todos os lugares onde o sonho foi manchado. Nosso Deus é restaurador de caminhos, porque o Seu caminho é perfeito e a Sua palavra é poder. Quando José se tornou um líder dentro da casa de Faraó, administrou situações que foram extremamente importantes.

Os irmãos de José travaram uma briga com ele por causa da túnica que ele havia ganhado do pai. Três pessoas na Bíblia usaram a túnica talar: José, Davi e Jesus. O significado da túnica era de autoridade, logo, todas as vezes que José usava a túnica que Israel havia lhe dado, significava que havia se tornado príncipe, autoridade entre os seus irmãos, apesar de ser o menor da sua casa. É sempre assim, as pessoas não querem reconhecer quando Deus unge aquele que aparentemente é o menor.

Muitos têm se destacado no meio da igreja e os mais velhos não têm se alegrado. Com Davi também não foi diferente e muito menos com Jesus. Davi, quando foi ungido e levantado entre os seus irmãos, era o mais moço de todos. Foi difícil para eles aceitarem sua autoridade. Observe que, na batalha contra Golias, seus irmãos não acreditavam que poderia vencer o gigante. Aí começou a concorrência.

Jesus, quando começou o Seu ministério, encontrou naqueles que se achavam mais conhecedores da Palavra do que Ele – os fariseus e os saduceus – dificuldades em reconhecê-lO como o Rei dos reis, o Salvador, o Príncipe da paz.

No dia em que José chegou em Siquém para colher notícias de seus irmãos para o pai, não encontrou ninguém. Ao sair do lugar, um homem o informou que eles haviam ido para Dotã. Jesus sempre colocará um homem em nosso deserto para nos conduzir àqueles que tentam fugir de nós e querem eliminar nossos sonhos.

José passou por feras, homens estranhos e cumpriu a ordem do pai. Mas, quando seus irmãos o viram, maquinaram a forma de como o matariam. Após vencer tantos desafios e alcançar a vitória, José quase foi destruído por seus irmãos. Eles queriam matar, eliminar os sonhos de José.

Porém, quando um sonho é de Deus, não há quem possa freá-lo. Nem a casa do pai, nem a casa de Potifar, nem a masmorra, nem ninguém pode sufocar, matar, roubar ou colocar um sonho em cadeias. E, ainda que isso aconteça, Deus levanta uma autoridade para trazer livramento.

José foi levado em uma caravana de ismaelitas para o Egito, porque essa é a intenção do diabo: apagar os sonhos e colocá-los na escuridão. Seus irmãos, após vendê-lo, começaram a experimentar a túnica, porém, ela não coube em nenhum deles. Quando o pai nos dá uma túnica, ela não serve para outra pessoa, ainda que queiram disputá-la. Portanto, use a túnica que Deus lhe deu e não fique desejando a túnica do outro.

José passou por três processos: venceu a sua casa, a casa de Potifar – lugar de conforto e também de imoralidade – e venceu a masmorra. Davi venceu a sua casa, o curral e o gigante. Jesus foi para o deserto, onde começou o Seu ministério e venceu. Venceu o diabo, venceu seus irmãos. Jesus não escolheu um traidor, Judas se fez traidor. Ou seja, assim como podemos ser uma bênção, podemos nos tornar maldição. Não podemos nos desviar da proposta correta de Deus para nossas vidas.

Quando se abre a porta do juízo, encerra-se o tempo da graça. Yeshua, assim como José, cumpriu todos os processos e Se tornou o Grande Restaurador dos Sonhos. O alvo do diabo é pegar os nossos sonhos e jogar em uma masmorra ou no lugar prostituído, ou então, tirar os nossos sonhos da sede do avivamento que é a nossa casa. Porém, ele nunca conseguirá nos tirar do propósito se nosso coração estiver firme em Deus.

A personalidade da nação só será veraz se conseguirmos restaurar os sonhos, a visão e o propósito. Podemos ser perseguidos em nossa casa, irmos para a casa de Potifar, sermos encaminhados para uma masmorra, porém Deus moverá as circunstâncias como fez com José, Davi e Yeshua e nos tirará de qualquer lugar que não seja o melhor para nós.

Não deseje a túnica do outro. A túnica que Deus lhe deu é suficiente para lhe dar a vitória. Porém, nunca esqueça que, na trajetória do sonho para a conquista da vitória, haverá situações que tentarão roubar o que Deus fará em sua vida e através de você. Se alguém mexeu em sua túnica, Deus quer lhe entregar uma roupa nova.

A mesma unção que está sobre Yeshua está sobre os Seus filhos. Sonhe, pois Deus moverá as circunstâncias a seu favor, ainda que tudo pareça difícil. Apenas sonhe e seja indesistível como José.

Indo além dos limites

O livro de Atos dos Apóstolos traz, em seu primeiro capítulo, o relato sobre os últimos dias de Jesus com os discípulos antes da ascensão (At.1.1-8). Esse foi um período de transição. Lucas já havia escrito um tratado endereçado a Teófilo. Seu primeiro livro relata os fatos concernentes ao ministério terreno de Jesus até ser assunto aos céus. Agora, Lucas retoma a narrativa a partir desse ponto para comunicar a Teófilo o início e o desenrolar de uma nova fase da ação divina entre os homens. O período dos evangelhos foi o tempo marcado pela ação e ensino de Jesus (At.1.1). O novo tempo haveria de se caracterizar pela ação dos apóstolos, movidos pelo Espírito Santo. No capítulo 1 de Atos, estão registradas as palavras de Jesus anunciando essa nova realidade. No versículo 5, ele menciona o batismo nas águas como experiência que os discípulos já possuíam e anuncia o batismo no Espírito Santo como fato iminente e necessário.
Hoje temos consciência da singularidade daquele momento histórico. Era chegada a hora de estabelecer a Igreja. Era tempo de avançar, crescer, invadir o território dominado pelo inimigo e tomar posse da vitória conquistada no Calvário. Não obstante, notamos, pelo texto, que os discípulos não estavam sintonizados com este propósito. Perguntaram ao Mestre: "Restaurarás neste tempo o reino a Israel ?" Tal questionamento estava totalmente fora do contexto, mas serve para avaliarmos a distância entre a visão dos discípulos e o objetivo de Jesus.
- Os discípulos estavam preocupados com o reino de Israel. Jesus estava discorrendo sobre o Reino de Deus (v.3 e 6).
- A expectativa dos discípulos se limitava a uma nação – Israel. O reino anunciado por Jesus alcançaria os confins da terra – todas as nações (v. 6 e 8).
- O reino reclamado pelos discípulos tinha, sobretudo, uma conotação política. O Mestre se referia a um reino essencialmente espiritual.
- Os discípulos estavam focalizados em seu tempo presente. Jesus anunciava um projeto cuja execução alcançaria os nossos dias e os vindouros.
Observamos que os apóstolos estavam totalmente presos em seus limites. Esse é o retrato de muitos cristãos atuais, que mantêm sua experiência espiritual amarrada pelo egoísmo e pelo materialismo. Jesus estava mostrando que era hora de ir além.
Vemos isso no versículo 8. Era preciso entrar no "mover do Espírito": realizar a obra em Jesuralém, percorrer o restante da Judéia, ir a Samaria e até aos confins da terra. O tempo da igreja é o tempo de ir além dos limites que nós mesmos impomos à operação de Deus. Tais limitações podem ser geográficas, como mostra o texto, mas também sociais, religiosoas, etc.
- Deus quer nos usar em Jerusalém. Este é o lugar onde estamos. Diz respeito aos recursos de que dispomos e as capacidades que já possuímos. Esse é o ponto de partida. Não é o fim da trilha, como muitos querem.
- É preciso percorrer a Judéia. Nesse ponto, notamos a idéia de movimento. É o fim da inércia. É o rompimento do primeiro limite. Deus não está limitado ao que ele já fez em nossas vidas. Existem outros níveis a alcançar. Não podemos ficar parados em nossa experiência espiritual.
- Em seguida, os apóstolos deveriam alcançar Samaria. Ordem difícil essa! Eles não gostariam de ir até lá. Judeus e samaritanos não se comunicavam. Se Jesus não citasse nominalmente essa cidade, provavelmente os discípulos a teriam negligenciado no anúncio do evangelho. Esse era um limite difícil de ser transposto: o limite do preconceito, a barreira social e religiosa. Samaria é o lugar onde não queremos ir, mas faz parte do roteiro divino. Essa cidade representa o que não queremos fazer, mas foi ordenado por Deus. É tempo de romper este limite e realizar o que o Senhor quer.
- Depois de Samaria, deveriam ser atingidos os confins da terra. Estes representam os lugares e experiências que estão além do que conhecemos e imaginamos. De acordo com a noção geográfica dos discípulos, os confins da terra não estavam muito distantes da Palestina. Todavia, Jesus se referia ao alcance da mensagem apostólica a todas as regiões que seriam descobertas mais tarde. Tudo isso nos mostra a necessidade de sermos conduzidos pelo Espírito Santo, mesmo que seja até Samaria ou ao deserto (Mt.4.1).
Estamos vivendo o tempo da igreja, o ministério do Espírito Santo. É hora de irmos além dos limites que impedem a expansão do Reino de Deus. É hora de movimento, não desordenado, mas orientado pelos padrões bíblicos. Desse modo, o Senhor agirá através de nós e seremos aqueles que manifestarão ao mundo a multiforme sabedoria de Deus.

A AUDÁCIA DA ESPERANÇA

TEXTO: Rm 5.1-5 - Dizem que "enquanto há vida, há esperança". Isso veio de Eclesiastes 9:4 "Para aquele que está entre os vivos, há esperança". Você está vivo? - Então ainda tem esperança...!!!
            Devemos esquecer as coisas ruins, as experiências ruins da vida... pois essas coisas, essas Lembranças só Contaminam a nossa Alma, nos entristecendo, nos fazendo sofrer e roubando a nossa Esperança. Só devemos nos lembrar de coisas boas... - Deus falou ao meu coração um outro dia: Só coloque na mente coisas boas! E aí, lembrei-me de um texto bíblico, quando o Profeta Jeremias Lamenta diante do Senhor e fala dos seus sofrimentos, fala que perdeu a esperança e diz que todas essas lembranças só traziam tristeza para a sua alma e aí ele fala: "Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" (Lm 3:18-21)!
            E a Esperança só existe para aqueles que Confiam no Senhor: Sl 39:6-7 "Com efeito, passa o homem como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa tesouros e não sabe quem os levará. E eu, Senhor, o que espero? Tu és a minha Esperança"!

I - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A VENCER AS TRIBULAÇÕES E OBSTÁCULOS DA VIDA
            Rm 5.3-5 "... Gloriemo-nos nas Tribulações, sabendo que a Tribulação produz a Perseverança, e a Perseverança a Experiência, e a Experiência a Esperança. E a esperança Não desaponta..."!
Devemos enfrentar as nossas "Tribulações" (pois todos nós temos as nossas tribulações... Quem não tiver, fale comigo que eu dou algumas...).
1.1 - PACIÊNCIA: "Rm 12.12 - "Sede pacientes na Tribulação"!
1.2 - PERSEVERANÇA EM ORAÇÃO: Rm 12.12 - "Perseverai na Oração"!
1.3 - ESPERANÇA: Tem crente em Jesus Vivendo Sem esperança... Isso é coisa de não crente, de incrédulo, de quem não tem a Jesus: (Ef 2.12 - "estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo").
1.4 - GLORIFICANDO A DEUS: Geralmente enfrentamos as nossas "Tribulações" com Murmuração, Reclamação, Culpando os outros e até Deus... Mas a Bíblia nos manda enfrentar as Tribulações com Paciência, Perseverança em Oração, Esperança e dando glória a Deus!

II - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A UM FUTURO MELHOR
            Rm 8.24 - "Porque Na Esperança fomos salvos"!
2.1 - Você sabe qual é o Futuro de um Crente Fiel a Jesus? Salvação! Vitória nas lutas! Rm 8.28 - "Porque todas as coisas concorrem para o bem..."; Rm 8.31 - "Que diremos pois a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?"; Rm 8.37 - "Mas em Todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou"!
2.2 - Você sabe quais são os Planos, Propósito e o Futuro que Deus tem reservado para aqueles que crêem nEle? Jer 29.11 - "Pois eu bem sei os Planos que estou projetando para vós, diz o Senhor. Planos de Paz/Prosperidade e não de mal, para vos dar um Futuro e uma Esperança"!
2.3 - Você sabe para que serve os nossos Problemas? Oséias 2.14-15 - "... e o Vale de Acor por "Porta da Esperança"! O que nos lembra "Vale de Acor"? Jos 7.26 - Vale de Acor, onde Deus julgou Acã e resolveu "um problema". ACOR = Problema. Deus transforma nossos "problemas" em "Esperança de um Futuro Melhor"! - Devemos enfrentar os nossos Problemas com esperança, vendo neles uma Oportunidade, uma Porta de Esperança que se abre para um futuro melhor...!!!

III - A AUDÁCIA DA ESPERANÇA NOS LEVA A CONQUISTAR AS PROMESSAS DE DEUS
            Paulo, referindo-se a Abraão...: Rm 4:17-18 "... Deus que vivifica os mortos, Chama as Coisas que não São, como se Já Fossem. O qual em Esperança, creu contra a Esperança, para que se tornasse pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência"!
3.1 - Deus disse que "havia esperança até para uma árvore cortada": Jó 14:7 - "Porque há esperança para a árvore, pois mesmo cortada ainda se renovará e não cessarão os seus rebentos"!
3.2 - Deus disse que havia esperança até "para um vale de ossos secos": Ez 37:11 - "... Eis que dizem: os nossos ossos se secaram e pereceu a nossa esperança, estamos de todo exterminados. Portanto, profetiza... Assim diz o Senhor: Eis que abrirei a vossa sepultura e vos farei sair dela, ó povo meu..."! 3.3 - Deus disse que havia esperança até para o Pobre e Necessitado: Sl 9:18 - "Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a Esperança dos Pobres será frustrada perpetuamente"; (Jó 5:15).
3.4 - Deus disse que há Esperança para os que Choram: Jer 31:16-17 - "Assim diz o Senhor: Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras, diz o Senhor, pois os teus filhos voltarão da terra do inimigo. Há Esperança para o teu Futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão para os seus territórios"!
3.5 - Deus disse que havia Esperança até para quem foi Infiel: Esdras Ora, Chora e Confessa prostrado... (Esdras 10:2 "... mas ainda há esperança para Israel")!

CONCLUSÃO:
            Tem gente que vive sem Esperança... São "Presos de Esperança". Pois Deus te diz hoje: "Voltai à fortaleza, ó Presos de Esperança... Hoje te anuncio que te recompensarei em Dobro; "hoje vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro" (Zc 9:12)
            A Sua Vida, a partir de hoje, não será mais a mesma... As coisas vão começar a mudar, porque você mudou, a sua mente mudou, a sua alma mudou, os seus pensamentos mudaram... você mudou...!!!

VIDA E A MORTE ESTÃO NO PODER DA LÍNGUA

A comunicação pode dar vida ou matar o relacionamento na família e na igreja. O lar e a igreja podem ser um retrato do pentecostes, onde a comunicação é entendida por todos, ou uma maquete da torre de babel, onde prevalece a confusão.
Olhando para Efésios 5:25 e 29, queremos alistar os fundamentos de uma comunicação que produz vida. Antes de abrirmos a boca precisamos fazer algumas perguntas:
1- O que vou falar é verdade?
Antes de fazer algum comentário, de espalhar informações, de tecer uma crítica, precisamos nos certificar de que estamos falando a verdade. A mentira é de procedência maligna, ela está a serviço do inferno.
2- O que vou falar é puro?
O cristão não pode ter uma linguagem torpe, suja, imoral. Uma pessoa que foi purificada pelo sangue de Jesus não pode ter nos seus lábios piadas indecentes, impropérios, maledicências carregadas de veneno.
3- O que vou falar é uma palavra boa?
Há palavras que não tem nenhum proveito. Não são boas em seu conteúdo nem em seu propósito. Há palavras que machucam e ferem. São veneno mortífero. São devastadoras como fogo. Semeiam a contenda entre os irmãos, o pecado que Deus abomina.
4- O que vou falar edifica?
Há tempo de falar e tempo de ficar calado. Só devemos abrir a boca se o que vamos falar traz edificação. Nossa língua deve ser medicina para os doentes, nossas palavras doces como o mel para os amargurados. Nosso lar, nossa igreja e o meio em que vivemos devem tornar-se um ambiente mais agradável ao abrirmos a nossa boca. Nossa língua deve ser uma fonte de vida e não uma cova da morte.
5- O que vou falar é necessário?
Nossa fala precisa ser útil, pertinente, proveitosa e direta. A nossa palavra não deve ser egoísta, mas deve ajudar a outra pessoa efetivamente. Não basta falar a verdade, é preciso ser motivado pelo amor. Há aqueles que usam a língua como chicote para açoitar os aflitos em nome da verdade. Nossa língua deve ser uma fonte de onde jorra torrentes de encorajamento e consolo para os transeuntes cansados na jornada da vida.
6- O que vou falar transmite graça aos que ouvem?
Antes de abrir a boca, preciso estar seguro das minhas reais motivações. As palavras da minha boca são agradáveis na presença de Deus? Vão melhorar a vida das pessoas que me ouvem? Elas serão mais encorajadas na vida cristã? Há pessoas com que vale a pena conversar. Suas palavras são tônico para a alma. Ouvi-las é beber a largos sorvos de uma fonte cristalina, onde nossa sede é saciada e nossas forças são renovadas.
Como você se avalia na área de comunicação? Como Deus avalia você? O que as pessoas que o ouvem, pensam de você? Sua língua é instrumento de vida ou veículo de morte?

Quem são os "primeiros" e os "últimos"?

Pergunta: "Em Mateus 20.16a está escrito: "Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos." Isso se aplica ao povo de Israel ou aos cristãos?
Resposta: Para se entender a passagem de Mateus 20.16a é imprescindível que se leia os 15 versículos anteriores. Você verá que o assunto principal tratado ali é o galardão: o dono de casa saiu em horários diferentes para contratar trabalhadores para sua vinha. Ele fez isso pela manhã, pela terceira hora, pela sexta e pela nona hora, até pela undécima hora ele procurou e achou pessoas dispostas a trabalharem em sua vinha. Enquanto que com os primeiros trabalhadores ele acertou o salário de um denário, que era o pagamento de um dia de trabalho naquela época, aos demais ele simplesmente prometeu: "Vos darei o que for justo". À noite, quando foi pago o salário, um fato curioso pôde ser observado, pois os que tinham trabalhado o dia inteiro na vinha não receberam o pagamento em primeiro lugar. A seqüência começou por aqueles que tinham sido contratados por último – e para surpresa geral eles receberam um denário como pagamento! Por isso, não é de admirar que os que haviam sido contratados antes esperassem um salário maior! Mas aí aconteceu a grande decepção: eles só receberam o que lhes havia sido prometido!
Como cristãos somos conclamados pelo Senhor a trabalharmos em Sua vinha, não levando uma vida passiva. Ele espera que trabalhemos com o tempo, os dons, a força e o dinheiro que Ele nos dá: "Chamou dez servos seus, confiou-lhes dez minas e disse-lhes: Negociai até que eu volte" (Lc 19.13). Em Romanos 12.11 somos exortados a sermos diligentes, esforçados: "No zelo não sejais remissos: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor." E se, apesar disso, somos relapsos, então Hebreus 12.1 nos revela a verdadeira razão da nossa preguiça, e nos exorta a tirá-la de nossa vida: "...desembaraçando-nos de todo peso, e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta." Sem dúvida, muitos filhos de Deus se esforçam muito. Mas um dia perguntarão, como Pedro: "Eis que nós tudo deixamos e te seguimos: que será, pois, de nós?" (Mt 19.27). Jesus logo responde a essa pergunta para depois continuar com a parábola do dono da casa. Por favor, leia o final de Mateus 19. O que essa parábola pretende nos ensinar? Encontramos uma pista segura no versículo 1 do capítulo 20: "Porque o reino dos céus é semelhante a um dono de casa..." Já que o reino dos céus não é terreno, também não está sujeito a regras terrenas. O que conta no reino dos céus não é nosso esforço ou correria, mas a graça e a misericórdia de Deus: "E se é pela graça, já não é pelas obras; do contrário, a graça já não é graça" (Rm 11.6) "Assim, pois, não depende de quem quer, ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia" (Rm 9.16).
É claro que somos conclamados a agir e fazer! Mas quem se esforça apenas cumprindo obrigações ou apenas porque é prometida uma recompensa, esse já recebeu seu galardão. Quem, entretanto, age em confiança infantil, crendo que o Senhor é bom e justo, esse recerá muito mais do que imagina! (comp. 1 Co 3.11ss) Deus nos presenteou imensamente em Jesus Cristo! E vale a pena servi-lO mesmo sem questionar o que vamos ganhar com isso! Muitos que já são crentes há bastante tempo, que foram "primeiros", mas que se esforçaram em justiça própria ou legalismo ativista, serão considerados "últimos", enquanto outros, que se converteram mais tarde e, portanto, seriam "últimos", serão considerados pelo Senhor como "primeiros" porque serviram ao seu Senhor com grande amor e fidelidade!!
As palavras "assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos" tem também, além do exposto acima, um significado profético: primeiro Deus escolheu Israel para Si, mas Israel não foi capaz de manter essa aliança com Deus. Aí Deus se voltou para as nações, e os últimos se tornaram primeiros, pois o sangue da Nova Aliança clamava por graça. Através da queda de Israel, a salvação chegou até nós. Por favor, não deixe de ler os capítulos 9 a 11 de Romanos e preste atenção especial em Romanos 11.25: "Porque não quero, irmãos, que ignoreis este mistério, para que não sejais presumidos em vós mesmos, que veio endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios." Assimile bem as duas palavrinhas "até que". Deus não rejeitou Seu povo! Ele também alcançará seu propósito com aqueles primeiros que se tornaram últimos! (Elsbeth Vetsch)
"Ao cair da tarde, disse o Senhor da vinha ao seu administrador: Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos, indo até aos primeiros" (Mt 20.8).

Rompendo com a Tradição

INTRODUÇÃO:

Romper quer dizer quebrar , desligar, separar. Romper com alguém ou com alguma coisa. Quer dizer também despedaçar, rasgar, abrir caminho a força, interromper, ato de desligar, quebrar ligaduras, quebrar elos de uma corrente forte que amarra, como por exemplo: a tradição religiosa.

EXISTE 4 COISAS QUE ESTRUTURAM AS NOSSAS VIDAS:

1-       A NOSSA PALAVRA – Provérbios 18:21. Deus nos faz participantes da sua herança, ele quer compartilhar de seus sonhos conosco. Somos príncipes de Deus, portanto a nossa palavra faz uma grande diferença no mundo espiritual. Nós valemos o que a nossa palavra vale. O diabo tem prazer em matar príncipes e muitas vezes ele encontra brechas nas palavras que liberamos. Muitas pessoas são abençoadas na adoração e amaldiçoadas na murmuração.

2-       A NOSSA VIDA DE SANTIDADE – Salmo 8:1 a 9.
Somos a coroa da criação, ou seja a coroa de Deus, estamos portanto na cabeça de Deus. Santo, Santo, Santo, esta é a linguagem de Deus, a linguagem do Céu. Precisamos ter a seguinte visão: Serei o homem mais santo, serei a mulher ou o jovem mais santo, serei o mais puro, o mais cheio do Espírito Santo não aceita remendos. O fogo do altar de Deus nos purifica e ministra perdão, gerando uma vida de santidade.

3-       O NOSSO ROMPIMENTO COM A TRADIÇÃO – João 4:20.
A mulher samaritana queria dar uma lição de tradicionalismo em Jesus. O assunto era a adoração, o lugar que ela juntamente com os samaritanos defendiam, o monte gerezim ou o monte da bênção. O Tradicionalismo se manifesta primeiro na forma de adorar e em segundo lugar no local de adoração. Em II Samuel 6:20 fala da esposa de Davi questionando quanto a forma de adoração, após abençoar a nação inteira, ele volta para abençoar a sua casa e encontra lá o espírito de esterilidade por falta de louvor e adoração. Em João 4:20, a mulher samaritana questiona o local de adoração. Jesus mostra como se deve adorar a Deus. Não se preocupando com a forma e o local, a verdadeira adoração deve ser em espírito e em verdade.

4-       A NOSSA VIDA DE SACERDOTE DA NOVA ALIANÇA
Deus nos chama com o seguinte projeto: Criatividade e multiplicação. O sonho de Deus é almas, todos os que propõe a ganhar almas, estará de conformidade com os sonhos de Deus e trará sobre si este decreto; Isaías 54:17, que diz: Toda a ferramenta preparada contra tí, em juízo, tu a condenarás, esta é a herança do Senhor, e o seu direito que de Mim procede, diz o Senhor.

»» PROMESSAS DE DEUS: NECESSIDADES QUE DEUS SUPRE (Filipenses 4.19)

Uma das promessas mais extraordinárias da Palavra de Deus é esta, enunciada pelo apóstolo Paulo: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus"  (Filipenses 4.19).
Que promessa é esta, de que Deus supre todas as nossas necessidades?
Precisamos novamente perguntar: stamos diante de uma promessa condicional ou incondicional? Aplica-se a  todos ou a alguns?
Em busca de uma resposta, precisamos ler o parágrafo todo, a partir do versículo 14:
"Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações. Como vocês sabem, filipenses, nos seus primeiros dias no evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja partilhou comigo no que se refere a dar e receber, exceto vocês; pois, estando eu em Tessalônica, vocês me mandaram ajuda, não apenas uma vez, mas duas, quando tive necessidade. Não que eu esteja procurando ofertas, mas o que pode ser creditado na conta de vocês. Recebi tudo, e o que tenho é mais que suficiente. Estou amplamente suprido, agora que recebi de Epafrodito os donativos que vocês enviaram. São uma oferta de aroma suave, um sacrifício aceitável e agradável a Deus. O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus" (Efésios 4.14-19).

1. O CONTEXTO DA PROMESSA
Precisamos entender o contexto da inspirada promessa.
Os filipenses foram generosos com Paulo, quando esteve em dificuldades financeiras. O apóstolo usa uma linguagem bancária para ilustrar o que lhe fizeram seus irmãos: eles abriram uma conta para Paulo, de onde poderia sacar o que precisasse. Graças, então, aos filipenses, o apóstolo está agora suprido: não precisa de nenhuma oferta a mais. Seus irmãos tinham colocado em prática o ensino de Jesus, segundo o qual é melhor oferecer do que receber (Atos 20.25).
Agradecido aos filipenses, Paulo não tinha nada para lhes dar em retribuição. Então, deu-lhes sua bênção, trazendo do coração de Deus, para eles e para nós, a seguinte promessa: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus"  (verso 19).
Não podemos separar a promessa do seu contexto. "Esta é uma promessa para doadores. Não é uma promessa para não-doadores. Esta promessa é o que Deus faz em retribuição pelo gesto da entrega. Esta promessa não é um cheque em branco para toda a humanidade. Infelizmente, geralmente subtraímos a promessa do seu texto e a tomamos como um cheque em branco que podemos sacar quando estamos em necessidade. Não estamos diante da promessa de que Deus atenderá todas as necessidades humanas de todos os seres humanos, uma vez que Ele permite que o mundo expresse suas tendências, suas carências e seus desejos", próprios da Queda. Estamos, portanto, diante de uma promessa condicional.

2. OS TERMOS DA PROMESSA
Além do contexto, analisemos expressão por expressão para melhor nos apropriarmos desta promessa.


"MEU DEUS".
O Deus da Bíblia é um Deus pessoal, embora não privatizável. Paulo fala a partir de sua experiência pessoal, de quem teve suas necessidades supridas por este Deus. Paulo não está só: a expressão aparece 136 vezes na Bíblia. No caso específico dos filipenses, eles agiram por causa da graça que os alcançara. Eles agindo era Deus agindo. É assim que devemos pensar em Deus: meu Deus, meu Senhor, meu Pai. Um Deus pessoal quer dizer um Deus que se relaciona. Podemos falar com Ele. Podemos ouvi-lO falar conosco. Podemos crer num Deus inefável, ou num Deus afável. Podemos crer num Deus distante, ou num Deus próximo. O Deus inefável e distante não pode fazer nada por nós. O Deus afável e próximo é o Deus que, de fato, existe, como revelado por Jesus Cristo. Há um único Deus, mas Ele se relaciona conosco individualmente, o que quer dizer que se revela a nós como nós somos, no lugar onde estamos, no modo como nos sentimos. Só precisamos estar atentos.

"SUPRIRÁ".
Deus é ativo. Onde há uma necessidade, Ele entra em ação. Ele tira dos seus depósitos os dons que reparte. E seus depósitos são inesgotáveis.
É com o verbo "suprir" que Ele sustenta o universo. É com este verbo que Ele supre a cada um de nós. Suprir é encher de novo; é acrescentar o que falta. Deus faz mesmo isto conosco.
Quando o povo de Israel peregrinava pelo deserto, para suprir suas necessidades de água, Deus fez ela brotasse e jorrasse em torrentes de uma rocha. Mesmo assim, pouco depois o povo perguntou: nosso Deus "conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?” (Salmo 78.20). Que não tenhamos a mesma atitude dos hebreus antigos. Precisamos saber que "Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come também lhes suprirá e multiplicará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça" (2Coríntios 9.10).

"NECESSIDADES".
Que necessidades Deus supre? Todas? Que são necessidades?
A tecnologia vem colocando a cada dia mais e mais produtos diante de nós. Um exemplo disso é o telefone celular, que se tornou uma "necessidade" até para crianças. Todo adolescente que não tem um IPod se sente um pouco fora do mundo. Daqui a pouco chegará ao Brasil a televisão digital e passará a ser também uma "necessidade" para todos os que durante meio século viram apenas tevês analógicas. Durante as primeiras sete décadas do século 20 os brasileiros podiam fazer carreira tendo apenas o segundo grau; nos 20 anos seguintes, era necessário ter um curso superior; de dez anos para cá é indispensável a pós-graduação.
O mercado (entendido como consumo e costumes) vai impondo novas necessidades, mas serão mesmo necessidades? Esta é uma área literalmente movediça.
Todos temos necessidades de segurança. Logo, precisamos de casas para nos abrigar da intempéries, das feras e dos ladrões, não de mansões, mas o que uns consideram ser uma mansão outros a terão como uma simples casa...
Todos temos necessidade de saúde. Logo, precisamos de alimento que nos nutram, não de pratos criativos e caros, mas não nos contentamos apenas com a dimensão nutricional do alimento; queremos que sejam limpos, bonitos e sofisticados.
Todos temos necessidade de pertencer, o que explica parcialmente a existência da família, dos clubes e mesmo das igrejas. Para ser aceita num grupo, uma pessoa é capaz de se submeter a regras que vão contra os seus mais caros princípios.
Todos temos necessidade de ser amados, o que faz com que alguns matem como prova de amor...
Todos temos necessidade de auto-realização, o que leva alguns a se tornaram escravos do poder ou do dinheiro.
Essas necessidades básicas vão se confundindo com necessidades secundárias, que se tornam primárias, num círculo sem fim. A que necessidades Deus supre?
Só temos um caminho para resolver o impasse: Deus nos supre as necessidades que Ele considera como sendo necessidades. Nós confundimos desejos com necessidades; Ele, não. Deus, então, supre as necessidades que passam pelo seu crivo. Ele sabe do que precisamos; do que não podemos viver sem e nos supre. Segundo aprendemos na Bíblia, "os leões podem passar necessidade e fome, mas os que buscam o Senhor de nada têm falta" (Salmo 34.10). Por isto, "aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4.16).

"DE ACORDO".
Ele nos supre "de acordo" com suas riquezas em glória.
Imagine um homem muito rico. Você tem uma causa nobre e lhe pede uma doação. E ele lhe dá cinco reais, na verdade, uma esmola em função dos recursos que tem. Ele lhe deu DAS suas riquezas, mas não DE ACORDO COM suas riquezas. Se ele desse DE ACORDO COM suas riquezas, seria uma doação muito mais generosa. Para entendermos melhor, lembremo-nos que a viúva pobre foi louvada por Jesus porque deu DE ACORDO COM suas riquezas; no caso, tudo. Deus nos dá DE ACORDO COM suas riquezas. Deus nunca nos dá uma esmola.
Ele não nos dá de acordo com o que pedimos, mas DE ACORDO COM as suas riquezas, que vão além do material e do físico, para que olhemos para suas bênçãos espirituais. Por isto, "bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1.3).

“GLORIOSAS RIQUEZAS”
Há quatro tipos de riquezas divinas:
1. Há a riqueza da sabedoria de Deus.
O apóstolo Paulo canta-a assim: " O profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos!"  (Romanos 11.33). Esta é, como percebeu o profeta Isaías, "uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro" (Isaías 33.6). Ah! Se nos lembrássemos sempre que Deus é sábio!

2. Há a riqueza da bondade divina disponível para todos os seres humanos.
Ele faz que o sol e a chuva venham sobre todos, indistintamente. A natureza é expressão da bondade de Deus para todos. Diante da imensidão do mar, quem passeia por uma praia não tem como não pensar neste cuidado de Deus: Ele não só construiu o mundo, mas o construiu de modo que desfrutemos dele.

3. Há a riqueza da graça de Deus, manifesta em Jesus Cristo (Efésios 2.7) e disponível para todos aqueles que se reconhecem pecadores e confessam os seus pecados.
A graça se expressa em perdão e purificação. A história de Jesus é a história de Deus se entregando a si mesmo. Sua riqueza é Ele mesmo e Ele se dá a si mesmo. Jesus é Deus conosco sempre. Jesus é Deus preparando uma casa definitiva para nós no céu.

4. Há a riqueza da glória de Deus em Cristo Jesus.
Esta riqueza está disponível para todos aqueles que conhecem pessoalmente a Deus. Em outras palavras, a glória e a plenitude da Sua divindade estão disponíveis para todo aquele que crê em Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Quem assim, crê tem Cristo e quem tem Cristo, tem tudo.
Quando oramos por algo a Deus, Ele nos dá mais do que pedimos. As riquezas de sua glória estão além de sua nossa compreensão. Jamais conseguiremos pedir algo que Ele não tenha para nos dar. Ele "é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós" (Efésios 3.20). Afinal, tudo pertence a Ele. A glória que lhe damos, com os lábios e com a vida, é a glória que Ele já tem. Quando vamos a Deus em busca da satisfação de uma necessidade genuína, Ele inevitavelmente faz mais do que pedimos, pois Ele, diferentemente de nós, não tem limites
ATITUDES DIANTE DE UM DEUS QUE SUPRE

Que fazer diante desta promessa?

1. Receba as bênçãos como bênçãos de Deus, não como fruto do acaso, nem como fruto do seu esforço pessoal.
Bênção é bênção. Vem da graça. Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que crêem nEle.

2. Peça a Deus que abençoe você.
A recomendação paulina neste mesmo capítulo é clara: Não ande ansioso por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresente seus pedidos a Deus (Filipenses 4.6). Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que vão a Ele confiantemente.

3. Abençoe os outros.
Doe aos outros, como sacrifícios (ofertas) apresentados a Deus como cheiro suave. Faca isto com prazer, não por necessidade, não como se fosse uma troca. Recebeu de graça? Dê de graça. Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que suprem os outros.

4. Fortaleça-se no poder de Deus.
Em Deus, você pode todas as coisas, todas as coisas que exaltarão a glória de Deus. Desenvolva a sua confiança. Deixe que Deus, "com as suas gloriosas riquezas", fortaleça você "no íntimo do seu ser com poder, por meio do seu Espírito" (Efésios 3.16). Lembre-se: Deus supre as necessidades dos que se acham fracos diante dEle.