segunda-feira, 12 de setembro de 2011

NO MILAGRE DOS PÃES E PEIXES

NO MILAGRE DOS PÃES E PEIXES

Mc 6:34-43
Pr Alencar Menezes
O milagre da multiplicação dos pães e peixes não se configura apenas no fato da multiplicação em si mesma, mas, também, nos fatos que cercam tal acontecimento, tais como, a compaixão de JESUS para com os necessitados, o esquecimento dos discípulos que Jesus pode suprir todas as  necessidades, o desafio de fé de JESUS para todos nós,  a disponibilidade de JESUS em todos os momentos, a valorização do que temos, a organização em momentos decisivos, entre outros. Certamente, tudo que acontece em torno das bênçãos pode nos falar muito mais da provisão e providência de DEUS.
O que podemos notar em volta do milagre dos pães e peixes?
1- (v. 34) A COMPAIXÃO DE JESUS PARA COM OS NECESSITADOS
JESUS abraça nossa causa e nos ensina através de Sua palavra como termos acesso à vida abundante e o convívio com o Pai.
2- (v. 35-36) O FOCO NAS DIFICULDADES AO INVÉS DE JESUS
Em muitas situações pessoas agem como os discípulos dando prioridade em suas mentes e corações às dificuldades que se apresentam em meio aos seus projetos e sonhos, mesmo JESUS estando bem próximo.
3-      (v. 37a) JESUS NOS DESAFIA A UMA ATITUDE DE FÉ
Jesus nos fala a dar um primeiro passo de solidariedade usando a nossa fé, confiando que Ele está perto.
4- (v. 38) A VALORIZAÇÃO DO QUE SE TEM
JESUS nos fala que devemos olhar para aquilo que DEUS já tem nos proporcionado e glorificar o Seu nome sendo um bom mordomo de tudo.
5- (v. 39-40) O ESPÍRITO DE ORGANIZAÇÃO
JESUS nos mostra que em todos os momentos devemos ser organizados. Também no contexto do sobrenatural, o Espírito Santo opera na ordem e na decência e devemos levar isso para todas as áreas de nossa vida (sentimental, espiritual, profissional, social, ministerial).
6- (v. 41a) ATO DE ORAÇÃO
JESUS mostra que em meio à necessidade não podemos nos esquecer de dar graças e falar com DEUS e que só assim as coisas tomam o devido rumo.
7- (v. 41b-43) PARTILHA E FARTURA
Na partilha e fartura, agora aqueles homens que estavam em um deserto, sem saber como alimentar uma multidão, eram obrigados a carregar, cada um, um cesto cheio do que havia sobejado, ao alimentar a todos.
CONCLUSÃO: O milagre da multiplicação nos ensina que devemos estar prontos para as maravilhas do Senhor e de como devemos estar preparados para contemplar bem mais do que sonhamos ou planejamos.
Tudo começa quando colocamos JESUS na nossa vida.

DEUS ESCREVE NOSSA HISTORIA

DEUS ESCREVE A NOSSA HISTÓRIA

Gênesis 41:51
Pr Alencar Menezes
Sabe-se, da vida de José, de como ele sofreu nas mãos dos irmãos, de como depois de jogado em um poço foi vendido como escravo, de como viveu como escravo na casa de Potifar (servo da corte do Faraó), de como sofreu perseguição e calúnia por parte da esposa de Potifar, de como passou anos no cárcere para, só depois,  receber de Deus o cumprimento das promessas de prosperidade em sua vida. Quando nasceu seu primogênito, José entendeu que, verdadeiramente, sua vida tomara um rumo de vitória. Aquele momento passou a ser um marco e um sinal valioso dos cuidados de Deus sobre sua vida. O nome de seu primogênito era Manassés que significa “Deus fez-me esquecer”. Dessa forma, José entendia que definitivamente Deus tinha mudado sua história.
Para mudar nossa história de luta para história de bênção é preciso:
1-NÃO RECEBER A PALAVRA DE DERROTA
Muitas pessoas recebem palavras de cancelamento em suas vidas que acabam limitando suas vidas espirituais, profissionais e relacionamentos. Estas palavras podem partir de pessoas que estão próximas de nós, assim como aconteceu com José. Coloque no seu coração que Deus falou que “comeremos o melhor dessa terra” e nenhuma palavra de maldição pode mudar isso por que somos revestidos pelo sangue de Cristo.
2-NÃO RECUAR NAS DIFICULDADES
A palavra fala que José sempre seguiu em frente, fiel ao Senhor, mesmo diante das circunstâncias que se apresentaram. Este é o exemplo de fé de Abrão que partiu para uma terra desconhecida confiando na promessa do Senhor. Quando confiamos não recuamos porque sabemos que o nosso futuro é a vitória. Esse é o espírito que guia José em toda sua história. Mantenha o foco na palavra de Deus e isso te fará seguir em frente.
3-FUGIR DO PECADO
Uma das atitudes mais reveladoras na história de José se dá quando ele foge do assédio sexual por parte da mulher de Potifar. Este fato é marcante. José teria interrompido sua caminhada rumo a restituição e teria ficado preso no laço da prostituição caso não corresse. É fundamental romper com o pecado e toda espécie de ato ilegal que cancela a nossa conquista.
4-SER ZELOSO
Tudo que José fazia era digno de elogios mesmo sendo escravo ou estando preso. Devemos entender que Deus é glorificado em nossas atitudes e tudo que fazemos, pensamos ou deixamos de fazer tem conseqüências espirituais. Dessa forma, tudo que for de projeto e metas traçadas para sua vida seja colocada em prática com zelo, pois Deus estará sendo glorificado nessas ações. Dê o seu melhor para Deus. As pessoas que não têm essa perspectiva acabam fazendo tudo de qualquer jeito e, portanto, isso refletirá em todas as áreas da sua vida.
5-PERDOAR
É principal na vida do cristão pedir e dar o perdão. O perdão de Jesus para nós está condicionado à nossa atitude de perdoar. Quando liberamos o perdão cortamos as amarras do passado. Quando José encontrou-se com seus irmãos chorou e entendeu que todas as coisas que haviam acontecido contribuíram para o seu sucesso como homem próspero e com uma família. Quando o homem se prende a mágoas e ressentimentos do passado ele trava a sua história. Não há como ser bem sucedido por completo se houver pendências sentimentais. Libere o perdão para aqueles que te jogaram numa cova, para aqueles que  te agrediram com palavras de maldição e de derrota, para aqueles que te induziram ao pecado. Comece liberando o perdão para você mesmo e seja livre pelo sangue de Jesus.
Aceite a Cristo como Senhor e salvador.