quinta-feira, 3 de novembro de 2011

tabela de idade dos cães

Tabela de idade dos cães
 
Idade do cão
Idade do humano
2 meses
14 meses
6 meses
5 anos
8 meses
9 anos
12 meses
14 anos
18 meses
20 anos
2 anos
24 anos
3 anos
28 anos
4 anos32 anos
5 anos36 anos
6 anos40 anos
7 anos44 anos
8 anos48 anos
9 anos52 anos
10 anos56 anos
11 anos 60 anos
12 anos  64 anos
13 anos 68 anos
14 anos72 anos
15 anos76 anos
16 anos 80 anos




"GRITE POR AQUELES QUE NÃOPODEM FALAR...
DEFENDA OS ANIMAIS"

LHASA APSO

 Lhasa Apso


Origens da Raça Lhasa Apso


O Lhasa Apso é um cão muito antigo – alguns historiadores acreditam que a raça tenha pelo menos 500 anos – , e seu nome não deixa dúvidas quanto ao seu local de origem: o Tibet, cuja capital chama-se Lhassa. Segundo alguns, o Apso do nome da raça seria uma derivação da palavra tibetana apsoo, que significa ovelha, o que pode ser considerado uma referência à aparência e textura áspera de seu pelo. Outros estudiosos atribuem o "Apso" de seu nome à sua função original: ser o sentinela do palácio de Potala, residência do Dalai Lama no Tibet, e para justificar esta interpretação evocam o nome original da raça: Apso seng kye, que seria o equivalente a ‘cão de sentinela que ruge como um leão’.

Durante toda a fase inicial da raça, ainda em seu país de origem, o Lhasa era considerado um cão sagrado, e os budistas acreditavam ser uma encarnação de antigos lamas. Acompanhavam os monges onde quer que fossem e tinham como função zelar pelas propriedades dando o alerta ao menor sinal, uma vez que a raça era reconhecida por sua audição extremamente sensível. Acreditava-se ainda, que os Lhasas seriam capazes de prever avalanches nas montanhas.

Estes pequenos cães foram representados em inúmeros trabalhos em artesanato de madeira, cerâmica, porcelana e seda e era freqüentemente colocados em lugar de destaque nos altares domésticos.

Sua condição de ‘cão sagrado’ determinava que eles jamais deveriam ser trocados por dinheiro e ganhar um Lhasa era um sinal de apreço extremo e de boa condição social. Alguns exemplares eram também encontrados nas cortes reais da China e do Japão.

Do Oriente os Lhasas iniciaram sua expansão a partir da Inglaterra, onde acredita-se que os primeiros exemplares tenham chegado em 1900, pelas mãos de oficiais do exército britânico, especialmente o Cel. Bailey, considerado o introdutor da raça no Ocidente. Nos EUA, a raça chegou apenas em 1933, pelas mãos do próprio Dalai Lama. Já no Brasil, a raça só chegou em 1966.

Personalidade da Raça Lhasa Apso


O Lhasa é um cão com uma personalidade bastante definida e característica: late pouco, não é excessivamente efusivo, bastante reservado com pessoas estranhas e, acima de tudo, é um cão de um dono só, e uma vez eleito, o dono será o centro do seu universo.

Apesar de seu aspecto de pelúcia, não é um cão de ‘colo’ e aprecia muito estar no ‘seu canto’, longe de agitações. Por estas características de apego à tranqüilidade, não é um cão muito recomendado para casas com crianças pequenas e/ou agitadas, porque ele certamente fugirá delas.

É considerada ideal para pessoas que moram sozinhas uma vez que, ao contrário da grande maioria das raças, encara bem a solidão sem se transformar num cão destrutivo ou barulhento. Também não exige muitos exercícios ou passeios diários.

Outra característica importante é que, apesar de sua reserva com pessoas estranhas e mesmo sua grande independência em relação às pessoas da casa, é inadmissível para a raça, cães agressivos ou mordedores.

Filhotes da Raça Lhasa Apso


O bom filhote deve apresentar desde cedo parte das características de personalidade do cão adulto. É brincalhão entre seus irmãos, por exemplo, e até gosta de uma brincadeira com bola, mas não é do tipo que passará longos períodos em atividade. É nesta fase da infância que ele ‘escolherá’ seu dono, e deixará claro quem é o eleito e a ele dedicará todas as atenções e carinhos.

Normalmente amadurece com cerca de um ano, adquirindo aí a tranqüilidade típica da raça.

O dono deve procurar acostumar desde cedo o filhote com os rituais de toalete, como escovação da pelagem e banhos.

Pelagem da Raça Lhasa Apso


A pelagem do Lhasa requer bastante cuidado e manutenção para ter o aspecto ser exuberante e saudável dos melhores exemplares. Recomenda-se que a escovação do cão adulto seja diária, de preferência com escovas metálicas, evitando assim a formação de nós nos pelos.

O banho deve ser dado uma ou duas vezes por mês, tomando extremo cuidado para que a secagem dos pelos seja bem feita, evitando assim o aparecimento de problemas de pele.