domingo, 24 de abril de 2011

NÃO NOS DEIXE CAIR EM TENTAÇÃO

Mateus 6:9-13 - A Oração do Pai Nosso é um dos textos mais belos da Bíblia e provavelmente o mais citado e declamado, mas longe de ser o mais conhecido na profundidade da sua revelação e propósito. Você consegue declamar a Oração do Pai Nosso? Vamos agora orar essa oração.
Todos nós precisamos pedir a Deus, o Pai, que "não nos deixe cair em tentação", pois todos nós somos tentados e corremos o risco de cair.
I - SOMOS TENTADOS PELA NOSSA CARNE
Todo ser humano trava uma luta com a força da carne. A carne não se inclina para as coisas espirituais, pelo contrário, ela resiste a tudo que for espiritual. Basta que observemos as dificuldades que temos para desenvolvermos qualquer que seja a atividade espiritual. É uma luta nos manter acordados para orar. Travamos uma luta para ler a Bíblia. Fazer um jejum é muito difícil, assim como é uma luta irmos às celebrações na Igreja para adorar a Deus. Como aparecem compromissos e situações as mais variadas que tentam nos impedir de adorar a Deus. A Bíblia nos diz que a carne luta contra o Espírito (Gálatas 5:17).
A carne pode derrubar qualquer cristão que não esteja alerta e vigilante. Que tal sujeitarmos a nossa carne, entregando a nossa vida a Jesus?

II - SOMOS TENTADOS PELA SOCIEDADE EM QUE VIVEMOS
O filósofo ateu Karl Marx (Século XIX), acreditava que o homem é em sua essência, produto do meio em que vive. O "Determinismo" afirmava que o homem é produto do meio, da raça e da cultura. Tudo isso nos aponta para uma grande influência que a sociedade, o mundo exerce sobre nós. Somos, portanto, tentados pelo mundo, mas não somos obrigados a nos acomodar ou a nos render às suas tentações. O apóstolo Paulo nos manda "não nos conformarmos com este mundo, mas transformá-lo" (Rm 12:2).
Jesus nos ensinou que devemos pedir ao Pai que não nos deixe cair em tentação, seja ela qual for, venha ela de onde vier. Você já convidou Jesus para te ajudar a vencer as tentações do mundo?

III - SOMOS TENTADOS PELO MALIGNO
Você já observou como um pai ajuda seu filho a dar os seus primeiros passos? Ele solta as mãos do filho, mas fica sempre bem perto para se a criança tropeçar, ele prontamente ajudá-lo, antes que caia e se machuque. Deus age como um Pai guardando, protegendo e intervindo em favor dos filhos que clamam a Ele. O Salmista nos diz que Deus não deixará que o filho tropece em alguma pedra (Salmo 91:11-16). Satanás, o tentador, a personificação do mal, vive tentando o homem para que ele caia. Mas Deus que é o Todo Poderoso, como Pai, protege Seus filhos do mal e não deixará que eles caiam em tentação.
Com Cristo estamos seguros, guardados e protegidos do mal, do maligno, do tentador. Entregue a sua vida a Jesus e viva seguro!

CONCLUSÃO: Somos tentados pelos nossos próprios desejos, mas ser tentado não é pecado. Porém, se cairmos em tentação, vem o pecado e com o pecado vem o sofrimento, tristeza, decepção, frustração e morte espiritual (Tiago 1:13-15). A nossa oração deve ser "não nos deixe cair em tentação", e não "não nos deixe ser tentado".
Você tem enfrentado tentações? Entregue a sua vida a Jesus, segure firme em Sua mão e Ele não te deixará cair em tentação!

Fonte: Miba  (MINISTERIO INTERNACIONAL BATISTA DO AVIVAMENTO)
Lição de Célula Nº 487 - 04 a 10/04/2011 - Aps. Wagner & Eunice

O BRASIL CHORANDO POR SEUS FILHOS

Jeremias 31:15-17 - O nosso amado país foi abalado, não por um terremoto ou por um tsunami, mas por um ataque louco de fúria, uma ação maligna, perversa, cruel e covarde de um esquizofrênico tirando a vida de onze crianças, deixando mais quatro em estado grave e tantas outras feridas, ferindo também toda uma nação. O Brasil está de luto, está em prantos! Choram pais, mães, irmãos, filhos, famílias, sacerdotes e até a Presidente da nação.
Temos uma nação ferida que precisa de cura. Temos uma geração marcada por essa tragédia e essa geração precisa de restituição, de esperança e de salvação. E tudo isso encontramos em Jesus!
I - HÁ CURA PARA AS NOSSAS FERIDAS
O Profeta Jeremias nos fala do choro e grande lamento de Raquel pelos seus filhos, porque eles não mais existiam. Para que possamos compreender essa palavra, precisamos conhecer um pouco da história de Israel. Raquel foi esposa de Jacó (Israel) e teve dois filhos: José e Benjamim (Gênesis 35:16-20). José foi pai de Manassés e Efraim. Efraim tornou-se referência das tribos do Reino do Norte de Israel. E quando o profeta Jeremias fala do choro de Raquel pelos seus filhos, ele está falando da tragédia que se abateu sobre as 10 tribos do Reino do Norte no ano 721 a.C. quando foram destruídas pelo exército assírio.
Deus prometeu que os filhos de Raquel retornariam da terra do inimigo, voltariam do cativeiro e assim, ela seria consolada, isto é, Israel seria consolado e restituído. O povo de Deus seria curado. Mas será que existe mesmo a cura para uma dor tão grande como a da perda de um filho? Acaso existe impossível para Deus? Para Ele, nada é impossível (Lc 1:37).
Não sei qual é o seu problema, a sua luta, a sua dor, sofrimento ou ferida, mas seja qual for a sua situação, Deus pode e quer te socorrer, te ajudar, te curar e te salvar. Basta que você confie nEle e entregue a Ele a sua vida e Ele cuidará de você e te salvará!
II - HÁ ESPERANÇA PARA O NOSSO FUTURO
Essa tragédia que se abateu sobre o Brasil nos lembra a matança das crianças pelo louco rei Herodes, nos dias de Jesus, que matou todas as crianças de dois anos para baixo, na cidade de Belém, numa tentativa maligna de matar o menino Jesus (Mateus 2:16-18). Mateus cita o texto profético de Jeremias 31:15-17, quando "Raquel chora pelos seus filhos que não mais existem". E aí, Deus fala que ainda há esperança para o futuro do seu povo, daqueles que confiam nEle. Portanto, creio sim que há esperança para o futuro do Brasil, assim como há esperança para você que hoje está triste, que está abatido ou mesmo que já perdeu a esperança. Para os que confiam e esperam em Deus, a esperança nunca morre.
Deus é especialista em transformar situações difíceis e complicadas. Deus é especialista em mudar vidas e dar a elas um futuro melhor. Deus é especialista em mudar a sorte daqueles que nEle confiam.
O nosso futuro está em nossas mãos. Ele é construído pelas decisões do presente. E Deus hoje está te oferecendo uma oportunidade de tomar uma decisão que vai definir o seu futuro. Decida agora mesmo entregar a sua vida a Jesus e Ele te conduzirá a um futuro de esperança e de vitória!
CONCLUSÃO:
Ouviu-se um clamor, um pranto no Rio que ecoou pelo Brasil e pelo mundo... Mas também se ouviu um clamor de oração e súplica para que Deus venha consolar, curar e dar esperança para o nosso futuro. Consolo, cura, restituição, esperança e salvação encontramos em Jesus. Você está precisando disso? Você precisa de salvação? Deseja se converter a Jesus e recebê-Lo como seu Salvador?

FONTE: MIBA
Lição de Célula Nº 488 - 11 a 18/04/2011 - Aps. Wagner & Eunice

O DIA EM QUE JESUS RADICALIZOU

Mateus 12:30 - A imagem que a maioria das pessoas fazem de Jesus é sempre de uma pessoa muito educada, gentil, simpática, comedida em suas palavras, amável, afável, dócil e aí quando nos deparamos com algumas situações em que Jesus foi mais duro e incisivo no seu ensino, temos a tendência de achar que não foi exatamente assim e darmos uma interpretação diferente do que o texto está declarando. O que você acha dessa palavra de Jesus? Você acha que Jesus radicalizou com os fariseus?
Creio que essa declaração de Jesus aos fariseus, tão forte e contundente, deve ser útil para nos levar a uma reflexão sobre o nosso relacionamento com Jesus, pois ou estamos unidos com Ele ou estamos contra Ele, ou contribuímos com o Seu Reino ou somos contra o Seu Reino. Como está o seu relacionamento com Jesus?
I - QUEM NÃO É A FAVOR DE JESUS, É CONTRA JESUS
O contexto em que Jesus fez tal declaração aparentemente radical foi de uma das críticas e acusações mais duras e desrespeitosas dos fariseus para com Jesus. Eles murmuraram contra Jesus dizendo:"Ele expele demônios pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios" (Mateus 12:24). Até aquele momento, Jesus os tratava como mal informados ou apenas religiosos radicais cegos. Mas a partir do momento em que eles emitiram juízo sobre Jesus, ou mesmo murmuraram contra Ele, deixaram de ser apenas inocentes, religiosos radicais ou desinformados, mas declaradamente contrários a Jesus. Assim acontece também com aqueles que não aceitam a Jesus como seu Senhor e Salvador e passam a criticá-Lo, zombar dEle, tornando-se inimigos de Jesus.
À luz dessa declaração de Jesus, não existe o meio termo, não existe o "ficar em cima do muro", não existe o "nem contra, nem a favor". Para Jesus, ou você é a favor dEle ou é contra Ele. Qual será a sua decisão? Desça do muro e venha para Jesus agora mesmo!
II - QUEM COM JESUS NÃO AJUNTA, ESPALHA
Os fariseus disseram que Jesus estava expelindo demônios pelo poder de Belzebu, chefe maior dos demônios e assim estaria contribuindo com a edificação do reino de Satanás na terra. Isso se constituía numa blasfêmia contra Deus, contra o Espírito Santo de Deus, o único pecado que não teria perdão (Mateus 12:31). Diante dessa absurda e desequilibrada declaração, Jesus então fala para esses fariseus, numa tentativa de dissuadi-los dessa loucura, dessa blasfêmia, de que se assim fosse, Satanás estaria dividido, isto é, lutando contra o seu próprio reino e todos sabem que todo reino dividido contra si mesmo não subsistirá (Mateus 12:25). Com essa palavra, Jesus está nos ensinando sobre a existência de dois grandes reinos: O reino de Satanás e o Reino de Deus. Ou as pessoas estão contribuindo com o Reino de Deus ou com o Reino de Satanás.
Quem com Jesus não ajunta, não ajuda, não contribui, acaba contribuindo com outros interesses e consequentemente com o Reino de Satanás. Portanto, diga sim para Jesus e O receba como seu Senhor e Salvador.
CONCLUSÃO:
Jesus radicalizou com os fariseus, pois para uma declaração radical, uma resposta radical. Ou você está ou não está com Jesus. Ou você ajunta no Reino de Deus ou espalha. Não existe meio termo, não existe sou de Jesus, mas não sirvo a Jesus. Ou você é discípulo de Jesus ou não é! Quem é você perante Jesus? Hoje é dia de uma decisão radical com Jesus e por Jesus!

FONTE: MIBA
Lição de Célula Nº 489 - 18 a 24/04/2011 - Aps. Wagner & Eunice