sábado, 8 de janeiro de 2011

Quanto vale meu sonho?

Hebreus 11.3
“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem”.

O que são sonhos? São os projetos que temos, metas que traçamos sobre o que desejamos alcançar. Pessoas bem sucedidas tiveram sonhos e acreditaram neles. Então podemos dizer que é importante sonhar porque sem sonhos não há conquistas e nem realizações. Sem sonhos não chegamos a lugar algum. Mas não adianta apenas sonhar, é preciso lutar por eles. E sem luta não há vitória. Quem tem um sonho? Qualquer sonho, seja material, físico, espiritual, sentimental. Feche os olhos por alguns instantes. Você consegue visualizar o seu sonho? Você vê a forma dele? Você vê a cara desse sonho? Como um sonho se torna realidade? Como é possível realizar um sonho? Através da fé! O versículo 1 desse capítulo fala o que é fé. “ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam a convicção de fatos que não se vêem”. Todo empreendimento realizado no universo ou na terra nasceu de um sonho. Toda criação foi concebida pelo sonho de Deus. Sonhos e visões são a linguagem do Espírito Santo. Você valoriza os sonhos que Deus te deu? Ou hoje você quer e amanhã já não quer mais? O que você está disposto a fazer para ter seu sonho realizado? Quanto vale o teu sonho?

Meu sonho vale o quanto estou disposto a lutar por ele
O desejo de conquistar vem de Deus. E, olhando para a palavra, podemos dizer que os sonhos de Deus vêm através de suas promessas, de visões. Quando sonhamos com algo isso toma conta do nosso coração. Vem uma vontade de realizar aquilo e começamos a nos imaginar com aquele desejo cumprido. É como José, que era chamado de “o sonhador”. Ele falava dos seus sonhos porque eles estavam vivos em seu coração. Essa vida é a fé. Fé é certeza. Fé é convicção. Convicção é dar a vida por aquilo que cremos que estamos fazendo. Jesus deu a sua vida e foi até o fim. Jesus foi o maior conquistador da história. E tomando esse exemplo de Jesus podemos dizer que Ele lutou por aquilo que acreditava. Jesus realizou um propósito de Deus, um sonho de ter a humanidade redimida. E nós? Será que estamos dispostos a lutar por aquilo que acreditamos? Será que as grandes empresas surgiram com facilidades? Com certeza não. O que é grande começa pequeno, começa com um sonho. Lute pelos seus sonhos. Lute orando, se esforçando, não desistindo. Ana tinha um sonho de ter um filho e lutou em oração e Deus realizou o seu desejo de ser mãe. E Deus foi além, porque depois que ela entregou seu em oferta a Deus, Deus lhe deu mais cinco filhos. Através da fé o invisível veio a existir.

Meu sonho vale o meu preparo para ele
Davi nem sabia quais os planos de Deus para ele, mas se preparou, mesmo sem saber. Como? Aceitando os desafios que lhe apareceram. Cuidar de ovelhas é um trabalho difícil e requer esforço. O pastor de ovelhas tem que procurar o melhor pasto, águas tranqüilas, sombra e espantar os animais predadores. Tudo isso Davi fez. Matou um leão e um urso e depois matou o gigante Golias. Quando Deus procurou um homem destemido, esforçado, com um coração voltado para Deus, a quem encontrou? Um jovem em preparação. Sabe qual é um dos maiores obstáculos dos sonhadores? O medo! O medo de não conseguir, o medo de não dar certo, o medo do que vem pela frente. E o medo é um espírito de paralisação. Quantos já começaram algo e não terminaram. Desistiram, pararam no meio do caminho. A vitória não está no meio do caminho. Tem que ir até o fim. E quando é o fim? Quando conquistamos. E todo conquistador sabe que depois de uma conquista vêm outros desafios. Prepare-se em oração, na vida com Deus. Estude, se esforce porque Deus vai te capacitar e abençoar. Não tenha medo de errar. Faça o que precisa fazer. Quem erra também cresce. Não desista, esteja sempre em preparação porque Deus quer te entregar grandes coisas.

Meu sonho vale a vitória
Nós passamos por um período eleitoral e vimos candidatos de vários estilos. E no meio de tantos candidatos a gente viu aquele tipo de candidato que merecia ganhar. “Fulano merecia ganhar!”. Já ouviu alguém falando assim? Às vezes falam isso de alguém que não tem “aparentemente” condições de ganhar. Talvez se todos os que pensam assim votassem nesse candidato, ele teria ganhado. E os nossos sonhos? Será que merecem a vitória? Com certeza sim! Davi depois de lutar e de se preparar obteve a vitória, sendo o rei mais conhecido, o maior de todos os reis da nação de Israel. Mas ele conquistou essa vitória na presença de Deus. Jesus obteve a vitória não só porque morreu na cruz do calvário mas principalmente porque ressuscitou! Sabe o que isso significa? Que ele venceu o maior de todos os inimigos: a morte! E se Jesus venceu foi para nos garantir vitória nele. Você realmente tem um sonho que vem de Deus? Lute, se esforce, se prepare e permaneça na presença do Senhor porque com ele você é mais que vencedor.

Conclusão
Qual é o teu sonho? O que pulsa forte em seu coração? Onde estão os teus sonhos? Primeiro Deus dá sonhos, depois os cumpre. Esse é o processo. Portanto, sonhe! Se teus sonhos estão engavetados ou mortos, Deus vai restaurá-los hoje. O sonho de Deus é que você seja uma bênção, um verdadeiro discípulo de Cristo. Creia e clame pela intervenção de Deus na sua vida, família, trabalho e ministério. Louvamos ao Senhor porque também sabemos que, dentro dos sonhos de Deus, há espaço para os nossos sonhos pessoais, pois está escrito: "agrada-te do Senhor e Ele satisfará os desejos do teu coração" (Sl 37.4). Lembre-se: O visível veio a existir das coisas que não aparecem. Nunca desista dos teus sonhos, nunca desista dos sonhos de Deus. 

Autor: pra Silvia S. Marinho, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil.

RENOVANDO AS NOSSAS ESPERANÇAS

Ezequiel 37:1-14 - Cada início de ano fazemos promessas de mudanças, de melhorarmos nossos relacionamentos familiares, de cuidarmos melhor do nosso corpo, de nos organizarmos financeiramente e tantas outras promessas, mas ao longo do ano, a gente acaba esquecendo e a vida continua do mesmo jeito que vinha antes. Segundo pesquisa nacional, apenas 10% das pessoas conseguem cumprir as promessas feitas no início de cada ano. Você é um dos que cumprem as suas promessas de ano novo? E por não conseguirem cumprir as promessas de ano novo, as pessoas perdem a esperança. Como fazer para renovar as nossas esperanças?

I - CONHEÇA MELHOR A DEUS
Por três vezes ao longo desse texto de Ezequiel 37 encontramos a expressão: "e sabereis que Eu Sou o Senhor". Pelo contexto histórico vivido pelo profeta Ezequiel, logo tomamos conhecimento de que Israel havia perdido a esperança, porque não conhecia verdadeiramente a Deus. E Deus estava se revelando ao seu povo, a fim de renovar a sua esperança.
Quando conhecemos melhor quem é o Senhor nosso Deus e o que Ele pode fazer por nós, não dá mais para deixar de acreditar que com o Senhor ao nosso lado, já somos vencedores e assim renovamos as nossas esperanças. Decida andar com Jesus ao seu lado e entregue a sua vida a Ele e as suas esperanças serão renovadas!

II - PROFETIZE COM CORAGEM
O profeta Ezequiel recebeu uma ordem de Deus para profetizar em meio a uma situação no mínimo embaraçosa. Ele estava diante de uma visão que representava uma situação impossível de ser mudada aos olhos humanos. Mas mesmo assim, Deus não permitiu que o profeta perdesse a esperança e ordenou-lhe que profetizasse com coragem e ousadia. E o profeta abriu a sua boca, liberou a Palavra e o milagre aconteceu!
Saiba que nós nos alimentamos daquilo que profetizamos (Prov 18:7, 20-21). Cada palavra que liberamos tem poder para mudar situações e renovar esperanças. Com a nossa boca podemos conquistar a nossa salvação (Rom 10:8-10). Confesse agora a Jesus como seu Salvador!

III - CREIA NA PALAVRA DE DEUS
O povo de Deus tinha perdido a esperança por estar vivendo como escravo na Babilônia. Mas Deus havia feito várias promessas e dado a Sua Palavra de que jamais abandonaria o Seu povo. Deus decidiu que tinha chegado a hora de resgatar o Seu povo e levá-lo de volta a sua terra!
Quando cremos na Palavra de Deus, ela se cumpre em nossas vidas e somos alvo do sobrenatural de Deus, dos milagres de Deus e assim renovamos a nossa esperança e cremos que conquistaremos os nossos sonhos! Em Jesus temos o cumprimento de uma Palavra e Promessa de Deus para o Seu povo. Jesus veio renovar as nossas esperanças de salvação. Receba-O como seu Senhor e Salvador!

CONCLUSÃO:
Neste novo ano, decida conhecer melhor a Deus, abra a sua boca só para profetizar coisas boas e agradáveis e creia na Palavra de Deus e as suas esperanças serão renovadas e todos os seus sonhos serão conquistados! Comece o ano renovando a sua aliança com Deus, recebendo a Jesus como seu Senhor e Salvador e tenha o melhor ano da sua vida!