segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estudo para as Células da Semana

Estudo para as Células nº472 – ESTERILIDADE OU FRUTIFICAÇÃO?



Texto: (Jo. 15:1-16)
A palavra religião deriva do latim religare, que significa ligar de novo, tornar a encontrar-se. A busca do homem pelo contato com o divino. Quando Jesus veio a terra em forma de homem, sendo Ele Deus; não veio para implantar uma religião ou formar um grupo de pessoas sectaristas. Jesus nunca esteve interessado em formação de partidos religiosos. Pelo contrário, ele muitas vezes confrontou saduceus, fariseus, herodianos e outros, por causa das suas religiosidades vazias. Porque a proposta das religiões, seja ela qual for, é o homem se aproximar de Deus pelos seus esforços e boas obras, ou seja, o homem tentando ir, em direção a Deus. Mas sabemos que por seus próprios esforços o homem jamais conseguirá estar diante de Deus. Se não for pelo próprio caminho que Deus mesmo projetou: a cruz. E no cristianismo Deus veio em busca do homem, Ele deixou os céu e Sua glória para resgatar a humanidade através da Sua morte na cruz. O fazer parte de uma estrutura religiosa mesmo que ela professe a fé cristã, não fará diferença, se nós não temos características da igreja de Deus ou o Corpo de Cristo. E verdadeiramente tivermos uma função neste Corpo. Como cada célula em nosso corpo tem uma função, você também precisa exercer sua função no Corpo de Cristo.

I - Desenvolvimento
A esterilidade é ausência de frutos e simboliza um estado de maldição que consome a alma humana. As mulheres estéreis no Antigo Testamento eram consideradas como pessoas sem a graça de Deus. Jesus veio resgatar o homem das trevas para a luz para que esse homem viesse a receber vida! Só poderá frutificar aquele que estiver cheio de vida. O salmista diz que o homem que estiver andando segundo a orientação da Palavra de Deus meditando Nela, terá vida em si. Estará plantado junto das fontes das águas e dará fruto (Sm.1). Deus não está interessado nos muitos anos que temos de “carteirinha de crente” convencidos. Ele não busca os que são religiosos convictos e fatalmente não convertidos. Ele busca os de coração fértil, frutífero.
Há muitas pessoas que entram todos os dias pelas portas das igrejas, mas que ainda não mudaram muitas características das trevas em sua vida. Estão andando em desobediência não cumprem suas palavras, são maus pagadores, fofoqueiros e não apresentam perseverança em servir a Deus. Amigos do sistema do mundo se tornam inimigos de Deus. Rejeitam frutificar em Cristo. O Senhor nos arranca das garras do diabo e da morte, nos coloca agora junto Dele, temos vida fluindo de Sua própria vida para que cumpramos Sua ordem de ir e fazer discípulos, para ir e ter em nossas atitudes o fruto do Espírito, mudanças no nosso interior, no nosso caráter (Gl.5:22).
Jesus disse que se formos seus amigos guardaremos a Sua Palavra. Foi Ele quem ordenou que fôssemos frutíferos! (Jo.15:16) Quantas almas você alcançou para Deus este ano? Quais tem sido o fruto de seu caráter? Pelos frutos conheceremos a árvore e saberemos se a semente é de Deus ou é maligna. Que tipo de semente você tem semeado na terra que Deus tem ti dado? A terra pode simbolizar as pessoas que convivem com você, sua família, seus amigos, seu próprio corpo.
Temos que frutificar para obedecermos ao Pai e para termos o Amado Espírito Santo nos dirigindo e nos abençoando com Sua direção.

Quem será o seu próximo fruto?
Você tem gostado da célula? Você tem sentido Deus trabalhar em sua vida? O convívio com as pessoas da célula tem feito bem pra você? Então porque não trazer outras pessoas para que recebam o mesmo que você? O inicio da frutificação se dá quando trazemos alguém na célula ou na Igreja. Ao ser exposta a Palavra de Deus, ela recebe cura na sua alma, sua vida começa a fazer mais sentido e ela vai cada dia mais se aproximando de Deus; pois, conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Conclusão
Precisamos frutificar no Reino de Deus para que nossas vidas possam refletir a Glória de Deus. Só os valentes de Deus prevalecem em prosperar e frutificar. Saiba qual é a fonte de vida que você tem recebido. Busque o Senhor e você se encherá de frutos do Senhor, pessoas que você fará prosperar em Deus, com o acompanhamento e cuidado. E Deus vai fazê-los crescer. Continue crescendo porque você vai ser frutífero! Sua célula vai prosperar, seus discípulos vão permanecer! Creia nisto! Deus te abençoe ganhador de multidões! Seja Fruto Fiel!
Alvo para próxima célula.
Cada um deverá lançar a semente; ou seja, convidar alguém para vir a célula inciando o seu próprio processo de frutificação.

Para Você Refletir:
1- Estou vivendo uma vida infrutífera ou frutífera?
2- Preciso mudar algo em minha caminhada?
3- Como vou apresentar meus frutos a Deus?

            Hilário Manoel Messias