terça-feira, 8 de março de 2011

O QUE É SER SINCERO?

O QUE É SER SINCERO?

Preletor: Francisco Martins



Não há encoberto que não venha ser revelado e nem oculto, que não venha ser conhecido
Uma pessoa sincera é alguém que não tem interesse de nos enganar. É alguém que não tem intenção de disfarçar o seu procedimento. Qual é a imagem que fazemos de Deus e de nós? Muitas vezes as imagens de Deus são erradas. Tentamos criar em nossa mente um Deus inimaginário, um Deus que se molde a nós, ao nosso egoísmo, a nossa vaidade. E as imagens que fazemos de nós também são erradas. Nos julgamos bonzinhos, justos e santinhos.
      E fico a pensar: Como poderá haver comunhão se nos dirigimos a um Deus irreal, criado pela nossa própria mente? Como poderá haver comunhão do homem com Deus, se levamos a um Deus irreal uma pessoa falsa? Se não somos o que dizemos ou pensamos ser. Será que temos sido sinceros com Deus?
     Parece que muitas vezes nos esquecemos da onisciência de Deus. Nos esquecemos, que Deus conhece os nossos pensamentos. Agimos muitas vezes, despreocupados achando que estamos conseguindo enganar a nós, a nossos irmãos e a Deus. Não há nada que façamos que Deus não saiba.
     “Nada há encoberto que não venha a ser revelado; nem oculto, que não venha a ser conhecido (Mt 10:26)
     Toda nossa vida está diante de Deus, Ele conhece nossos pensamentos, nosso coração e o nosso caminhar. No Salmo 139.1-7, vemos Davi declarando a Onisciência de Deus, ele diz: “Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todo os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir. Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?
     Não há como disfarçar ou se esconder do Todo Poderoso. Não poucas vezes, Jesus surpreendeu as pessoas que lhe indagavam, respondendo não sobre o que falsamente diziam, mas ao que eles secretamente pensavam.
     Quando aqueles “religiosos” vieram provar a Jesus, perguntando se era lícito pagar tributo a César, Jesus conhecendo-lhes a malícia, respondeu: “Por que me experimentam, hipócritas?” Convenhamos que a coisa mais deprimente do mundo é conhecer o homem por dentro, como de fato ele é!
  • Será que temos sido sinceros com Deus? Com os irmãos? Com a esposa?
  • Será que temos tentado enganar a Deus?
  • Somos sinceros ou hipócritas, quando tratamos com o Senhor?
     Creio que o que cada um de nós deseja, é ter a sinceridade das pessoas. E acredito que Deus espera encontrar em nós no mínimo, sinceridade.
     Que possamos dizer a Ele o que realmente somos, sabendo que Ele nos sonda e nos conhece, sabe quando nos assentamos e levantamos, e de longe penetra os nossos pensamentos.
     Você pode ir a Deus como de fato você é, sem medo algum de ser por Ele rejeitado. Ao pecador arrependido Jesus perdoa os pecados e o purifica. Seja sincero consigo mesmo, com o próximo e com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário