quarta-feira, 15 de junho de 2011

De onde vem o seu valor?

Lucas 15:3-7,10
INTRODUÇÃO: Meu objetivo é compartilhar uma mensagem que fala do amor de Deus por mim e por você; o quanto você é precioso para Deus, o quanto Ele te valoriza, como Ele te ama com amor eterno.
Você já se sentiu sem valor? Já se sentiu triste e inútil? Você sente medo do futuro? Quando você se compara com outras pessoas, você se sente inferior?
Se a resposta para uma dessas perguntas for afirmativa, você precisa ouvir o que Deus diz em Sua Palavra a seu respeito. Vejamos!
1. DEUS É O MEU CRIADOR, ELE É QUEM ME DÁ VALOR (Jó 33:4; Salmo 139:13-16; Isaías 42:5).
a) Meu valor nada tem a ver com o dinheiro, posição social, aparência física, inteligência, realizações... Meu valor vem de Deus.
b) Fui criado à imagem e semelhança de Deus, vivo por Ele e para a glória d’Ele. (Gênesis 1:26, 27; Romanos 11:36).
c) Deus me ama e me chama pelo meu nome, isso mostra o valor que Ele dá à minha alma.
     Exemplo: Jesus surpreendeu Zaqueu chamando-o pelo nome, quando ele estava em cima da árvore. (Lucas 19:1-5).
d) Deus, meu criador estabeleceu um propósito claro para minha vida, isto mostra o meu valor eterno. (Atos 17:24-26).
e) Deus me fez único. Ele me escolheu antes da fundação do mundo. (Efésios 1:3-7).
2. O PECADO ME SEPARA DE DEUS E DIMINUI O MEU VALOR (Isaías 59:1,2)
a) O salário do pecado é a morte, mas o presente de Deus é a vida eterna (Romanos 6:23).
b) Todos nós somos pecadores. (Romanos 3:10, 23).
c) Quando não vivo como Deus quer, eu frustro os Seus planos para minha vida. Ainda sou  precioso para Ele, mas deixo de ser útil para o Seu Reino.
d) Quando vivo no pecado, fico distante de Deus e deixo de ser a pessoa que Ele quer que eu seja. (Isaías 59:1,2; Jeremias 29:11).
e) Quando me arrependo, confesso o meu pecado, Deus mostra o meu valor perdoando-me e purificando-me de todo o pecado. (I João 1:9).
3. JESUS CRISTO É MEU SENHOR E SALVADOR, ELE RESGATA O MEU VALOR (Lucas 19:10).
a) Jesus morreu por mim, isso demonstra o amor que Ele tem por mim e o valor que eu tenho para Deus. (Romanos 5:8).
b) Jesus define o meu valor pelo preço que Ele pagou por mim na cruz e assim me comprou para Deus. (Lucas 23:33,34; Apocalipse 5:9,10).
c) Entrego-me a Jesus, Ele aceita a mim, cuida de mim, me faz filho de Deus e me garante a vida eterna. (João 1:12; 5:24; 10:28; Romanos 8:1).
d) Vivo em Jesus, Ele vive em mim, confio n’Ele Ele confia em mim. (I Corintios 6:17).
e) Jesus não desiste de mim; Ele está comigo até o fim. (Mateus 28:20).
     Exemplo:  Pedro negou a Jesus três vezes, porém, Jesus não desistiu de Pedro. (João 21:15-17).
4. JESUS PREPAROU UM LAR ETERNO PARA MIM, ISSO DEMONSTRA O MEU VALOR. (João 14:1,2).
a) Jesus acredita no meu futuro, n’Ele estarei sempre seguro. (João 10:28; II Timóteo 1:12).
b) Nada pode me separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus. (Romanos 8:38, 39).
c) Habitarei com Jesus na nova Jerusalém, por toda eternidade O adorarei e O servirei sempre. (Apocalipse 21:1-5; 22:1-5).
d) Mesmo se tiver que passar pela morte, estarei feliz com Jesus para sempre. (II Corintios 5:1-8; Filipenses 1:21-23).
e) Jesus me ama, eu amo a Jesus de todo o meu coração; Ele me valoriza, eu valorizo o Seu sacrifício feito por mim na cruz do calvário.
CONCLUSÃO
Deus me ama assim como sou; ama-me demais para deixar-me como estou; Ele quer que eu seja simplesmente parecido com Jesus, isso demonstra o valor que Ele tem por mim. (Romanos 8:29).
Deus enviou Seu Filho – Jesus Cristo para me salvar, restaurar-me,  reabilitar-me; isso demonstra o meu valor.
Minha vida antiga terminou, uma nova vida começou; meu amado Jesus me transportou do império das trevas para o Reino de Deus, me transformou e me salvou. (II Coríntios 5:17; Colossenses  1:13).
Jesus completará a boa obra que Ele começou em mim, eu completarei a obra que Ele confiou a mim. (Filipenses 1:16).
Meu valor está em Deus, meu Criador, em Jesus, meu Salvador, no Espírito Santo, meu Consolador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário