quarta-feira, 15 de junho de 2011

O Melhor Ainda está por Vir

Texto: Rute 1:1-17

INTRODUÇÃO: O livro de Rute nos coloca face a face com um drama de família com vários problemas: o problema da crise financeira; o problema da imigração, o problema da doença, o problema da morte, o problema da viuvez, o problema da pobreza, o problema da amargura contra Deus. Ao mesmo tempo o livro de Rute nos fala sobre: a força da amizade, a beleza da prudência, a recompensa da virtude, o poder do amor, a vitoriosa providência divina, como sair da maldição para a benção, como viver uma nova história com Deus. Em uma sociedade dominada por homens, as personagens centrais desse livro são duas mulheres que desafiaram a crise e agiram com fé na providência divina.

1. AS IMPOSSIBILIDADES HUMANAS TORNAM-SE REALIDADE PELA AÇÃO DIVINA. (Lucas 1:37)
a) Noemi olhou pelo túnel do tempo e não viu nenhuma saída. Na perspectiva humana seu destino estava lavrado, e a alegria não fazia mais parte do seu futuro. Com tudo Deus reverteu a situação e lhe mostrou o caminho da esperança.
b) Há momentos em que olhamos para frente e nada enxergamos... então nos sentimos fracos, desanimados e derrotados. Entretanto, os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Ele faz que a mulher estéril torne-se alegre mãe de filhos, ele levanta o humilde do pó para fazê-lo sentar-se entre os príncipes. (Salmo 113:7-9).
c) A providência do altíssimo Deus é maior do que a tragédia humana. Deus transforma o caos em cosmos, transforma vales em mananciais, nossas tragédias em cenário de esperança. Ele enxuga nossas lágrimas, acalma nossas dores e coloca os nossos pés na estrada da mais esplêndida vitória. (Romanos 8:28; 37-39).
d) Quando nossa causa parece perdida, com Deus ela não está perdida. Quando achamos que as circunstâncias sepultaram nossa esperança, o Deus que chama a existência as coisas que não existem, nos faz triunfar no deserto das nossas crises.(2 Coríntios 2:14; Romanos 8:28).
e) Não importa sua nacionalidade, sua família, sua cultura, seus bens, você tem um grande valor para Deus. Ele te ama com amor eterno.

2. O FIM DA LINHA NA PERSPECTIVA HUMANA PODE SER O COMEÇO DE UMA LINDA HISTÓRIA TRAÇADA POR DEUS.  
a) Se você está como Noemi, pensando que os restos de seus dias serão marcados pela tristeza, Deus tem um plano perfeito, traçado na eternidade, para erguer você como protagonista de uma linda história... Tão somente persevere na fé. (Hebreus 10:38; 11:1).
b) Nenhum sucesso é final e nenhuma derrota é fatal. Ninguém chega ao sucesso e descansa, e ninguém é derrotado e se acaba, porque o futuro ainda lhe reserva surpresas maravilhosas. Não se deixe embriagar pelo sucesso, nem se deixe derrotar pelo fracasso, porque Deus é quem está dirigindo sua vida, o melhor ainda está por vir.
c) A vida cristã não é colônia de férias. Não é uma estrada reta rumo à glória; antes é uma estrada cheia de curvas e surpresas, porém, Deus está no controle da história e nos aguarda no fim da linha....
d) Tanto o sucesso quanto o fracasso são passageiros. Não podemos nos envaidecer com o sucesso nem nos desesperarmos com os fracassos, pois quando pensamos que chegamos ao fim da linha, Cristo nos abre uma porta que ninguém pode fechar. (Apocalipse 3:7,8).
Exemplo: quando tudo começa no fim... José no Egito; Daniel; Jonas; Elias; Jesus; o apóstolo João...

3. AS TRAGÉDIAS HUMANAS JAMAIS PODEM ANULAR OS SOBERANOS PROPÓSITOS DE DEUS. (Romanos 8:28)
a) Deus governa sobre todas as coisas e abençoa os que confiam nele. Deus tem o melhor para sua família, não importa o que você está enfrentando, apenas confie no Senhor. (Salmo 37: 25).
b) Os erros da família de Elineleque tomando o caminho da fuga em um tempo de crise, em vez de enfrentá-la; a decisão de fugir da casa do pão, em vez de clamar à aquele que tem pão com fartura, não anularam o soberano propósito de Deus para aquela família e não será diferente com você.
c) No meio de “uma noite escura” para Noemi, com a morte de seu esposo e seus filhos; Deus estava escrevendo um dos capítulos mais emocionantes da história, estabelecendo seus propósitos, abrindo as janelas do céu, conduzindo a história para a vinda do Messias. (Rute 4:17; Mateus 1:5-6).
d) No meio da tragédia humana, os propósitos soberanos de Deus estavam sendo estabelecidos. O mesmo está acontecendo hoje, Deus está trabalhando em nosso favor (Isaías 64:4).

4. O MELHOR AINDA ESTÁ POR VIR, PORQUE O AMOR DE DEUS NÃO É TRIBAL, É UNIVERSAL. ( Jo 3:16).
a) Deus prometeu abençoar todas as famílias da Terra (Gênesis 12:3).
b) O amor de Deus é universal, englobando todos os povos, todas as raças, todas as etnias, todas as pessoas (1 Timóteo 1:3,4; 2 Pedro 3:9).
c) O amor de Deus não tem fronteiras, ele inclui todos; a salvação está disponível a todos os que crêem em Jesus (Apocalipse 5:9; João 3:16).
d) Rute foi um exemplo vivo da verdade de que a participação no reino de Deus não depende de carne e sangue, e sim de obediência e fé no Senhor nosso Deus (Rute 1:16, Romanos 1:5; João 1:12-13).
e) O Deus que mudou a história de Rute quer mudar a história de sua vida, dar a você um nome eterno, dar-lhe a vida abundante aqui na Terra e vida eterna no céu.
CONCLUSÃO
Você tem um grande valor para Deus, sua vida pode não ter sido planejada pelos seus pais, mas foi planejada por Deus. Você não veio ao mundo por mera casualidade, há um plano perfeito e um propósito eterno de Deus para você. Ele te ama com amor eterno. Assim como para Noemi e Rute, o futuro de sua vida não será de amargura, seus melhores dias não estão enterrados no passado, eles estão por vir. O melhor de sua história em Cristo está para acontecer.

===============================
Hilário Manoel Messias
hjc@terra.com.br
www.twitter.com/hilariomessias
http://hilariomessias.blogspot.com/
===============================

Nenhum comentário:

Postar um comentário