quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Rota de Realização de Sonho


Texto: Jeremias 33.3

Introdução: Se você tem um alvo pessoal, deve trabalhar arduamente para alcançá-lo. Se recebeu um sonho de Deus deve trabalhar à maneira de Deus até que ele se torne realidade. Deus trabalha com métodos totalmente diferentes daqueles que o mundo conhece... Deus ressuscita os mortos, chama as coisas que não são como se já existissem. Só podemos ver as coisas que ainda não são como se já existissem quando sonhamos os sonhos de Deus. É preciso conhecer os pensamentos, os sonhos e as visões de Deus, viver de acordo com a Palavra de Deus e o seu propósito para a nossa vida. Vejamos a rota para a realização dos nossos sonhos.
1 – VISUALIZAÇÃO (Gn 13.14-15).
a) O princípio da visualização domina os pensamentos e as atitudes.
“Onde não há visão o povo perece” (Pv 29.18).
b) É fundamental reconhecer o que visualizamos, pois o princípio da visualização tem domínio sobre as palavras, as ações, o coração e os pensamentos. É pelo que visualizam que as pessoas alcançam o sucesso ou fracassam.
c) O primeiro passo para viver este princípio é ver. Isso supera toda a expectativa...
- A verdade é que a posse vem depois da visualização. Ex: Deus mandou Abraão olhar a terra... (Gn 13.14-15).
- Quando Abraão ainda não tinha filho Deus mandou que ele visualizasse com os olhos do coração a sua descendência como o pó da terra e como as estrelas do céu (Gn 13.16; 15.5-6).
- Quando vemos pela fé com os olhos espirituais pelo princípio da visualização, ocorre o milagre de Deus (Hb 11.1). Ex: Jacó utilizou bem esse princípio espiritual da visualização (Gn 30.37-39).
- O Senhor Jesus nos manda ver os campos maduros para a colheita (João 4:35).
d) O segundo passo para viver o princípio da visualização é sentir. Isso significa viver uma emoção que só é experimentada quando se alcançam os sonhos:
Por Exemplo: Um enfermo deve sonhar com a cura de sua doença, orar, clamar por saúde, dar graças como se realmente tivesse sido curado de sua enfermidade, deve se ver como uma pessoa sã, deve sonhar com a saúde, deve sentir-se curado, deve visualizar aquilo que ainda não é como se já fosse...
e) O terceiro passo para viver o princípio da visualização é imaginar. Isto é, estender o sonho por meio da imaginação criativa. Exemplo: Um estudante de ensino médio que ora e pede ao Senhor em que universidade quer ingressar e que curso quer fazer... Ele deve agradecer ao Senhor pela fé, começar a imaginar-se como um estudante universitário, deve ver-se andando pelo campus da universidade, estudando na biblioteca, na sala de aula, deve imaginar detalhadamente a vida na universidade (Hb 11.1).
2 – PERSEVERANÇA (Mt 24.13; Lc 9.63; Hb 10.38-39).
a) Assim como o agricultor espera o tempo da colheita em dias de sol e de chuva, devemos esperar com paciência até que o sonho de Deus se cumpra em nossa vida. Exemplo: Aos 75 anos Abraão recebeu a promessa de um filho, mas teve que esperar vinte e cinco anos para a promessa se cumprir (Hb 6.15; Gn 21.5).
b) A perseverança é fundamental para conhecermos o fruto do sonho. Não podemos ver a glória de Deus se pararmos no meio do caminho ou se o abandonarmos.
c) Sonhar sem perseverar não passa de uma vida mesquinha. A pessoa que não persevera perde tudo (Hb 10.38). Sob nenhuma circunstância, devemos retroceder. Temos que perseverar até o fim (Mt 24.13; Lc 9.63).
d) Temos que perseverar mesmo em meio a tribulações, sofrimento e aflições (Jo 16.33).
- O sofrimento determina o tamanho do sonho. Os grandes sonhadores da Bíblia passaram por um período de sofrimento, a extensão do sofrimento determina a grandeza do sonho.
Exemplo: A vida de José mostra-nos a relação que existe entre o sonho e o sofrimento (Gn 37.7-9). Ao estudarmos a vida de José percebemos que cada uma das provações e dificuldades que ele enfrentou serviu como degrau para alcançar seu sonho...

e) Em geral um grande sonho não se realiza facilmente:
Exemplo: Moisés, antes de ver realizado o sonho da libertação de seu povo teve de enfrentar 40 anos de deserto...
Mais importante do que conhecer Jesus é permanecer n’Ele e perseverar até o fim.
Calebe – Perseverou 45 anos para realizar o sonho de tomar posse da terra que ele havia pisado, durante esse tempo ele enfrentou o sofrimento do deserto, da incredulidade do seu povo, as aflições da guerra... (Josué 14:6-14

3 – ORAÇÃO (Jr 33.3; Sl 2.8; 2 Cr 7.14).
a) A oração é tão poderosa que move as mão de Deus, ela pode mudar o destino de uma pessoa, de uma família, de uma nação e a história da humanidade.
b) É preciso orar ininterruptamente ao Senhor que tem todo o poder no céu e na terra para transformar as circunstâncias, nos dar a vitória e nos fazer triunfar sobre todas as coisas (2 Co 2.14; Efésios 6:18).
Exemplo: Daniel orou e jejuou 21 dias enfrentando batalha espiritual... (Daniel 10:2-14).
c) É através da oração que recebemos consolo, forças, sabedoria, fé, graça e o poder do Espírito Santo para prosseguirmos até alcançar nossos sonhos.
d) A oração é a chave para a realização dos sonhos que vêm do coração de Deus.
Ex: George Muller – Sem pedir ajuda a ninguém, somente em oração a Deus, ele sustentou milhares de órfãos durante 65 anos, em Bristol – Inglaterra... ele teve cerca de cinqüenta mil orações respondidas.
e) A oração perseverante e ininterrupta é seguida de grande sucesso espiritual (Jo 15.7). “Deus promete derramar o orvalho do céu sobre seu povo, porém, ele só cai de madrugada
 f) É através da oração que nos mantemos humildes diante de Deus e recebemos sonhos maiores da parte dele (Jr 33.3).

CONCLUSÃO
A melhor forma de aproveitar bem uma viagem é prepará-la com antecedência... O mesmo acontece com a rota para a realização do seu sonho, e os passos principais são: Visualização, perseverança e oração.
Diante de um sonho dado por Deus devemos tomar todo o cuidado e aplicar-nos com dedicação a cada uma das pequenas coisas nele envolvidas. O maior inimigo na realização de um sonho é a soberba, ela traz consigo fracasso certo.
Temos que manter o nosso coração humilde diante do Senhor para alcançarmos os sonhos que glorificam a Jesus.
Quero convidá-lo a sonhar comigo o sonho de Deus o nosso Pai, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade (1 Tm 2.4).
Nosso maior sonho: Ganhar muitas almas para Jesus e cuidar bem de cada uma delas.
- Ver cada membro da igreja liderando uma célula.
- Ter uma célula em cada rua de nossa cidade, e assim encher Marília do conhecimento da glória do Senhor como as águas cobrem o mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário