terça-feira, 4 de outubro de 2011

O DEUS QUE SE LEMBRA

O Deus que se lembra
Genesis 8.1 e 40.23.

Esse texto mostra uma característica do Deus da Bíblia, que é o Deus vivo e verdadeiro. Diz a Palavra que Deus tem uma memória fantástica, pois Ele sempre se lembra. Quem serve ao Deus da Bíblia não serve a um Deus morto, desmemoriado ou com alguma doença de esquecimento como o Mal de Parkinson. Nosso Deus não esquece, mas se lembra, pois ele foi quem nos fez; nós somos fruto dos sonhos de Deus. Vejamos então que nessa área há uma grande diferença entre Deus e os homens.

O homem esquece
Uma das características do ser humano é esquecer, principalmente quando esse esquecimento está relacionado à gratidão que deveriam ter. A Bíblia diz que um dos oficiais de Faraó, o Copeiro-chefe, teve seu sonho interpretado por José, que estava preso com ele. E, uma vez liberto, veio a se esquecer de José. José lhe havia pedido: “lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra” (40.14-15). Mas a Palavra diz que “o copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu” (Gn 40.23). Também está escrito que os filhos de Israel não se lembraram do Senhor, seu Deus, que os livrara do poder de todos os seus inimigos ao redor; nem usaram de benevolência com a casa de Jerubaal, a saber, Gideão, segundo todo o bem que ele fizera a Israel (Juízes 8.34-35). Deus argumenta através de Jeremias, dizendo: “Acaso, se esquece a virgem dos seus adornos ou a noiva do seu cinto? Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta” (Jr 2.32 e Os 2.13). Um dos exemplos mais gritantes de esquecimento e ingratidão foi o do rei Joás (2Cr 24.22). Nós só podemos gravar ou memorizar pela repetição, mas não queremos ouvir novamente, ou ler de novo, ou meditar a respeito. Então deixamos que nossas urgências e ansiedades prevaleçam. Por isso os homens esquecem até o que jamais deveriam esquecer.

Mas Deus se lembra
Deus se lembrou de Noé na arca.
Deus não esqueceu que Noé era um homem justo e íntegro no meio da sua geração pervertida e violenta. Deus não se esqueceu de Noé e de sua casa quando decidiu destruir aquela geração. Deus não se esqueceu deles quando vagavam sobre as águas naquela grande embarcação por um ano e dias. Deus não se esqueceu de Noé, e jamais se esquecerá de cada um de nós. Jesus revelou que até os cabelos de nossa cabeça estão todos contados.
Deus se lembrou de José no Egito.
Outra história dramática foi a saga de José, um dos mais jovens filho de Jacó. José enfrentou muitas adversidades, mesmo servindo ao Senhor com fidelidade. Mas ele foi vendido como escravo e viveu como escravo por muitos anos. E depois, foi lançado numa prisão, injustamente, mas ainda naquele lugar ele confiou no Senhor. E no tempo próprio Deus se lembrou de José, e o libertou e o levantou para realizar seus sonhos. Sim, Deus nunca esquece suas promessas, nem de seus servos, mas Ele se lembra de cada oração e de cada clamor do seu povo.
Deus se lembrou de Ana.
Ana foi uma mulher que teve uma grande amargura, e ninguém podia ajudá-la. Mas ela buscou ao Senhor Deus de Israel e derramou seu coração diante de Deus. E diz a Palavra que Deus se lembrou de Ana e da sua oração, e mudou a sua sorte (1Sm 1.19).

Conclusão
Jesus mencionou o caso do rei Joás, que mandou matar a Zacarias, filho de Joiada, no templo do Senhor (Mt 23.35). Mas, se a Bíblia diz que Deus se lembra é porque Ele não se esquece. Se Deus não se esqueceu de Noé, nem de José na prisão, nem de Ana na sua opressão, Ele também se lembrará de ti e da palavra da sua aliança que fez com você e comigo. O homem esquece e quase sempre é ingrato, como no caso do rei Joás, que foi salvo e criado pelo sacerdote Joiada, mas depois da morte do sacerdote mandou matar seu filho Zacarias. O próprio Senhor Jesus falou desse triste episódio (Mt 23.35). Mas, ainda que uma mãe se esqueça de seu filho que ainda mama, o Senhor, todavia, não se esquecerá de ti, nem de suas promessas, nem de sua aliança (Is 45.19). Só há uma coisa que Deus diz que jamais se lembrará: é dos nossos pecados, quando cremos em Jesus. Somente creia e adore ao Senhor Jesus, e lhe dê graças, porque Ele é fiel. Deus te abençoe.
Autor: O. R. Sales, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil.

Um comentário:

  1. Parabéns irmão Deus abençoe e continue te usando assim, Pr Marcos Aurélio- Nobres Mt.

    ResponderExcluir