terça-feira, 4 de outubro de 2011

Complete o que falta

Complete o que falta
2 Reis 5:1-6,14-15

Deus vai completar na sua vida tudo o que te falta. Quando nós olhamos para Naamã, vemos que ele era um homem com a vida maravilhosa. A bíblia diz que ele era um herói de guerra, comandante, muito valorizado diante do seu senhor e com certeza tinha uma família linda. Porém havia um grande defeito: ele era leproso! Agora, preste atenção: do que adiantava ele ser comandante, herói de guerra, ser muito conceituado diante do seu senhor, se quando olhava para ele mesmo, se via como um leproso? Já percebeu que tem coisas na nossa vida que rouba a alegria de tudo? Às vezes é um detalhezinho só que rouba a tua alegria. Vemos algumas situações de pessoas que têm saúde, mas não tem dinheiro e quando tem dinheiro não tem saúde, ou seja, fica algo incompleto; a pessoa tem um lado, mas não tem o outro. Às vezes a pessoa tem saúde, tem dinheiro, mas a família está destruída. E a grande pergunta é: Como é que eu alcanço a bênção? Naamã é o exemplo de pessoa que conseguiu vencer uma área da sua vida que tinha problemas. E ele ficou com uma vida linda e maravilhosa. A bíblia diz que ele ficou com a pele como de uma criança (v.14). Hoje quero te lembrar do que está escrito em Filipenses 1:6 (“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós, há de completá-la até o dia de Cristo Jesus.”). O que está faltando na sua vida? Qual é a sua lepra? Qual é a mosca na sua sopa? O que você está disposto a fazer para se livrar-se disso? Veremos agora como Naamã conseguiu completar o que lhe faltava:

Ele ouviu (V. 2-3)
Para completar o que falta, o primeiro passo é ouvir. Não basta apenas reconhecer o que falta, (ele sabia que era leproso), temos que buscar orientação sobre o que fazer. Não foi fácil para um homem na posição de Naamã ouvir uma escrava, provavelmente uma pré-adolescente. O rei tinha sábios, médicos, pessoas que lhe poderiam aconselhar, mas ele ouviu sua criada. Ele era acostumado a dar ordens e não a receber ordens. Precisamos de algo para completar o que falta na nossa vida e às vezes demoramos porque não ouvimos a Deus. Algumas vezes não ouvimos por orgulho ou soberba. Creio que neste ano você vai completar tudo o que te falta, mas para isso você precisa ouvir a Deus.

Ele Agiu (V. 4-6)
Se apenas ouvirmos e não fizermos nada, não adianta. Deus disse a Abrão em Gênesis 12:1-2 (“Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para terra que te mostrarei; De ti Farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.” E Abrão ouviu e agiu conforme a palavra do Senhor. Naamã também agiu. Quantas vezes Deus nos fala, nós ouvimos e continuamos na inércia. A Fé é ativa! Denota Ação. Ex: Tenho fé em Deus que vou emagrecer! – se você não parar de comer exageradamente, não vai. Temos medo de agir porque pensamos que as coisas não vão dar certo. Mas quando decidimos agir, Deus coloca todas as coisas a nosso favor. O próprio rei escreveu uma carta de recomendação para Naamã levar ao rei de Israel. Há um ditado que diz: “Deus faz o impossível acontecer naquilo que não podemos agir, mas não move uma palha naquilo que podemos fazer.” Decida hoje agir para completar o que falta; não espere Deus fazer aquilo que está ao seu alcance.

Deus completou o que lhe faltava (V.14-15)
Depois de ouvir e agir, Deus completou o que lhe faltava. Naamã fez a sua parte e Deus a dEle. Deus o curou e restaurou a sua carne, o seu corpo, sua alma, sua auto-estima, seus sonhos, sua família. Um encontro com Deus muda tudo. Naamã foi abençoado não somente no corpo, mas na alma (sentimentos) e também no espírito (V.15). Ele reconheceu o poder e a grandeza de Deus, do verdadeiro Deus. Este mesmo Deus mudará a sua sorte neste ano, restaurará a sua família, seus negócios, sua descendência, seu ministério e todos os seus sonhos.

Conclusão
Eu não sei o que te falta, qual é a sua lepra, o que tira a sua alegria, mas sei quem pode te completar, te curar e restaurar. Basta apenas ouvir, agir e Ele te abençoará. O mesmo Deus que mudou a vida de Naamã, também que mudar a sua vida hoje. Talvez você diga: Mas eu não sou crente! Não posso! Naamã não era do povo de Israel e Deus o abençoou. Ou você diz: Será que tem jeito para mim? Já estou há tanto tempo com Jesus e parece que nada muda, que eu não estou completo! Hoje é dia de o Senhor completar o que te falta. Deixe de lado o medo, o orgulho, a dúvida; não deixe que o inimigo te engane, dizendo que você não tem jeito, que você nunca mudará, que nunca terá uma vida completa. Não deixe que ele te engane com esses argumentos, pois Jesus disse: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário