domingo, 6 de fevereiro de 2011

UM BALANÇO DE FINAL DE ANO

Filipenses 3:13-14
Após meses de euforia com as vendas de final de ano, muitas lojas separam um dia e "fecham para balanço". É um momento de avaliação do que foi vendido e do que resta para negociar. Após esse balanço, alguns lojistas decidem fazer liquidações para começar o ano com estoque renovado. Aproveitando a ideia e fazendo uma analogia com a vida, especialmente no aspecto espiritual, ao contrário das lojas, é preciso, no início de mais um ano, "abrir para balanço". Isso significa investir tempo na reflexão sobre as lições aprendidas durante o ano que passou que podem nos ajudar a construir um novo ano com resultados melhores. No texto utilizado para nossa inspiração, o Apóstolo Paulo nos presenteia com duas orientações muito importantes:

I - ESQUECER AS COISAS QUE FICARAM PARA TRÁS - Fil 3:13
Uma análise cuidadosa do texto nos faz perceber que o significado de "esquecer" não é apagar da memória. É não ficar "remoendo" as coisas. Existem pessoas que não conseguem avançar porque continuam presas ao passado. Sofreram mágoas, decepções, traições, fracassos, perdas e ficaram com baixo nível de autoconfiança, enfraquecidas na sua motivação, sem sentido para continuar lutando por sonhos e projetos. A Bíblia nos ensina que as provações vêm para nos transformar e aperfeiçoar. Assegura-nos que as lutas nunca serão além do que podemos suportar. Então, é importante enfrentarmos as adversidades sem murmurar. Agregando todo o aprendizado produzido pela dor, pelo infortúnio, nos aperfeiçoando e adquirindo mais maturidade. O Mestre Jesus teve uma vida de lutas, passou por situações difíceis, mas a tudo suportou e venceu. Abra sua mente e coração e faça um balanço. Você verá que de tudo o que experimentou podem ser extraídas lições para torná-lo uma pessoa melhor. Jesus Cristo no centro de sua vida é o seu referencial de vitória! A presença de Jesus é garantia de sucesso em nossa vida!

II - PROSSEGUIR PARA O ALVO - Fil 3:14
O termo prosseguir tem o sentido de perseverar, não desistir diante de obstáculos e dificuldades. O caminho da desistência é muito mais fácil, entretanto não existe vitória para quem desiste. A Palavra afirma que Deus não se agrada daqueles que retrocedem (Hebreus 10:38). Existe um prêmio para os que persistem para alcançar os seus objetivos. Você já se arrependeu por não ter avançado em algum projeto? Se tivesse uma nova chance, certamente não desistiria antes de alcançar suas metas. Então, faça um balanço de tudo o que você começou e interrompeu. Estabeleça novos alvos alinhados com a vontade de Deus. A nossa vida possui diversas áreas: espiritual, familiar, profissional, pessoal e outras. Para cada uma você pode e deve definir alvos que sejam desafiantes. Com ações planejadas e fé em Jesus, você terá suas forças renovadas durante todo o ano. Mas para ter Jesus Cristo ao seu lado é preciso tê-lO primeiro dentro de você por meio de um convite pessoal. Portanto, faça uma oração agora mesmo e convide Jesus para entrar em seu coração, em sua vida.

CONCLUSÃO:
No texto utilizado como base para a nossa reflexão temos duas orientações: a) entender que o valor do passado reside no aprendizado que ele produz para nos tornar mais sábios e maduros, mas nunca deve nos aprisionar ou limitar e b) a perseverança é chave para abrir portas de vitórias e realizações. Portanto, guarde na sua mente e no seu coração esses princípios baseados na Palavra de Deus. E que a sua vida esteja sempre "aberta para balanço". Isso significa ter a humildade de avaliar e reavaliar suas ações com a sabedoria gerada pelas experiências do passado e a força para prosseguir na conquista dos seus sonhos em todas as áreas da vida. Jesus Cristo de Nazaré te conceda o entendimento e a vitória em todos os seus alvos nesse novo ano e que você O convide para ser o seu Senhor e Salvador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário