domingo, 6 de fevereiro de 2011

VITÓRIA SOBRE AS TEMPESTADES DA VIDA

Mateus 8:23-27
Nos últimos dias os meios de comunicação têm noticiado perdas e tristezas causadas pelas chuvas em alguns estados brasileiros, especialmente no Rio de Janeiro. O texto lido apresenta-nos o episódio de Jesus e seus discípulos enfrentando situação de perigo causada também por uma grande tempestade. O pânico e o desespero tomaram conta dos discípulos, mas Jesus estava tranquilamente dormindo. Ao ser despertado pelo clamor dos seus liderados, Jesus liberou uma palavra de ordem, o vento se acalmou e a tempestade cessou. Bem, a reflexão poderia ser sobre o milagre que Ele realizou. Mas, nesse momento, vamos refletir sobre a forma como o Mestre agiu e aprender com Ele:

I - NÃO SE DEIXE AFETAR PELAS CIRCUNSTÂNCIAS - (v. 24)
Um dos sintomas que acomete a maioria das pessoas quando estão preocupadas ou ansiosas é a insônia. O mundo moderno leva-nos a constantes desafios para conseguirmos uma certa estabilidade no nosso "barco", ou seja, na nossa vida. O estresse tira a paz e gera ansiedades que comprometem o sono, o descanso e o laser. Mas Jesus, após realizar as atividades do Seu ministério, dormia tranquilamente e não estava afetado pela tempestade.
Saiba que, do mesmo modo Ele quer também gerar em você a mesma paz. Ouça as suas palavras: "...não temas". A presença de Jesus "no barco" é garantia de tranquilidade em meio às tempestades da vida. Aceite-O como seu Salvador e experimente a paz que só Ele pode te dar!

II - NÃO SE DEIXE VENCER PELO DESESPERO - (v. 25)
Os discípulos entraram no barco com Jesus, mas, aparentemente, não confiaram no poder dEle para vencer a adversidade. Mesmo que em situações anteriores tivessem presenciado os seus milagres, na hora da tempestade foram tomados pelo pânico e entraram em desespero. Provavelmente, você também já tenha enfrentado situações de medo, de angústia. A quem você recorreu? No momento em que os discípulos se lembraram que Jesus estava no barco, encontraram a salvação e quando foi acionado, Jesus primeiro tratou de acalmá-los e depois repreendeu os ventos. Isso revela o autocontrole do nosso Mestre. Quantas vezes, diante de situações desesperadoras ao invés de ajudarmos perdemos o equilíbrio. Cristo nos ensina como agir: primeiro cuidar das pessoas, depois resolver o problema. Jesus é o Mestre do autocontrole. Receba-O em seu coração e controle melhor as suas emoções.

III - CREIA NA AUTORIDADE E NO PODER DE JESUS - (v.26)
Na experiência relatada ficaram registrados, para nosso aprendizado, alguns pontos marcantes da natureza humana dos discípulos e da natureza divina de Jesus. Os discípulos demonstraram medo, fraqueza e falta de controle diante do perigo; Jesus Cristo demonstrou tranquilidade, poder e autoridade. Assim, nos ensina que quando Ele está presente não é preciso desespero, mas, tão somente fé! Qual dos exemplos você quer seguir? Acredite, Jesus Cristo é hoje o mesmo Mestre que estava no barco com os seus discípulos. Deixe-O entrar definitivamente em sua vida.
CONCLUSÃO:

Sabemos que é muito difícil manter a calma quando estamos enfrentando situações difíceis ou até mesmo desesperadoras. Mas se levamos o título de Cristãos é porque queremos aprender a agir com o nosso Mestre. Portanto, tome posse das lições ensinadas e receba, pela fé, a vitória sobre todas as suas lutas, desafios e tempestades. Convide Jesus Cristo para entrar no "barco" que representa a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário