domingo, 28 de agosto de 2011

Estresse e apostilas


(por Brandon Markette)
Com o começo de cada novo semestre, o estresse mais uma vez ergue sua cabeça feia. À medida que se passam os primeiros dias, cada disciplina vai nos enchendo dos seus próprios livros e apostilas. À primeira vista, tantas apostilas não parecem muito ameaçadoras. Afinal de contas, elas parecem até mesmo pequenas, certo?! Nada mais que algumas páginas. Lá pelo final da semana, cada um desses calhamaços torna muito claro algo horrível: “Nenhum professor parece saber que nós não temos apenas a sua disciplina para estudar.”
Alívio Necessário para o Estresse
Tendo um semestre inteiro pela frente, a jornada de atividades parece difícil, mas não impossível. Dezesseis semanas, encare ou desista, parecem ser suficientes para dar conta de todo esse trabalho. No entanto, invariavelmente, não são. Você sabe, aulas não são a única coisa das nossas vidas… Alguns de nós trabalhamos, alguns de nós temos responsabilidades na bolsa de iniciação cientifica ou monitoria. Ah! E não se esqueça de que também temos vida social. Devagarinho, mas com toda certeza, começa a parecer que não podemos dar conta de todo o trabalho. Apenas um dia em que dizemos “Ah, vou fazer isso depois”, é suficiente pra nos deixar com duas vezes mais trabalho pra fazer. No meio do período, já nos encontramos numa correria fanática para completar o que temos para ler e as tarefas que temos pra fazer, e ainda esperamos ter tempo para estudar para as provas. Nós bebemos litros de café e bebidas energéticas só para nos mantermos lúcidos o suficiente para continuar lendo e escrevendo. À medida que as semanas finais se aproximam, nós chegamos bem perto de completar nossas tarefas e de perder nossa sanidade. Então, o que um pobre estudante deve fazer?
Passos para Aliviar o Estresse
Bem, eu achei uma resposta, e seu nome é Jesus. Ele disse “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30). Ele sabe quão pesada e difícil a vida pode ser, e Ele quer lhe dar uma mãozinha. Quando confiamos Nele, Jesus promete nos ajudar a achar aquele descanso o qual nossas almas necessitam tão desesperadamente.
Bem, não quero que pareça que estou dizendo, “Acredite em Jesus, e todos os seus problemas evaporarão”, porque isso não é verdade. No entanto, Jesus nos oferece uma nova perspectiva das coisas. Mesmo quando o ruído das provas finais se aproxima, eu tenho consciência de que os estudos são importantes, mas sei que um dia eles vão acabar. Meu relacionamento com Deus, no entanto, é eterno. Sim, provas finais e trabalhos são importantes, mas eles não são o fim de tudo e nem mesmo a essência da minha existência.
Solução do Estresse Aliviado
Em vez da média das minhas notas, meu foco está em Jesus e no meu relacionamento com Ele. Separar tempo todos os dias para orar e ler a Bíblia alimenta esse relacionamento, e mantém minhas prioridades ordenadas. Durante o tempo que passo em oração, eu ofereço minhas cargas, o estresse e as pressões a Deus. Como Ele prometeu, Ele carrega essa carga e me ajuda a prosseguir.
Resultados do Estresse Aliviado
Eu lembro de estar estudando para as provas finais um ano, quando eu tive essa sensação de que deveria estudar a minha Bíblia e parar de fazer meus trabalhos. Passei, provavelmente, metade do meu tempo de estudo orando e lendo a Palavra. Durante a outra metade, passei estudando normalmente. Orações respondidas não são fáceis de serem explicadas, mas, deixe me tentar, parecia que minha memória tinha superampliado sua capacidade. Achei bem mais fácil relembrar os fatos. Isso não aconteceu em todas as provas que eu já fiz, mas eu acredito que, naquele momento, foi Deus que estava me ajudando durante um tempo muito estressante da minha vida, e que Jesus realmente dá descanso às nossas almas quando respondemos ao seu convite de “Venham até mim…”.
Para uma outra perspectiva sobre como uma estudante achou descanso para seu stress, veja “Jesus: Um Apoio Para Os Fracos”.
Acho que quero convidar Jesus para entrar na minha vida, por favor me explique melhor…
Tenho uma pergunta…
Como começar um relacionamento com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário