quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

PERDIDO NA CASA DO PAI

PERDIDO NA CASA DO PAI- A PARÁBOLA DAS DRACMAS PERDIDAS
Lucas - 15:8-10
Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.
A dracma era uma moeda , de pequeno valor. Para essa mulher, no entanto que valorizava pequenas coisas, não importava o valor, mas que deveria ser procurado até se achar. Assim é a humanidade para Deus. Cada pessoa tem um valor para Ele. Assim como uma dracma.
O que a mulher precisou para começar a procurar a moeda que caiu e perdeu-se dentro de sua própria casa? Sua casa estava com muitas coisas que impediam sua visão , seus olhos não enxergavam onde deveriam, estava tudo muito escuro. Precisava urgente de uma LUZ para recuperar sua dracma perdida.
Acender Uma Candeia – Sem a Luz na “candeia”,-no escuro- nada enxergamos. Precisamos de luz para que possamos nos orientar, ter visão, e sair em busca do que um dia perdemos.
O que perdemos? O que procuramos tanto sem nada ver? O que nos falta para obtermos uma Luz? Muitos estão procurando respostas dos seus problemas que não foram solucionados, porque falta-lhes uma visão, uma solução para resolvê-los.
JESUS, tem a solução para todos os que n’Ele crêem e, em Sua “Palavra”. Porque ELE é a Luz daqueles que O procuram.
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.” (Salmo- 119:105).
Para recuperar o homem perdido que vivia em trevas, o Pai Celestial precisou acender a sua candeia e colocar nela fogo. Ele enviou a Sua “Palavra” que se fez carne e habitou entre nós: Seu Filho Amado- ( JESUS é a candeia e n’Ele há a Luz do Pai.)
João - 1:4,5,9- 3:19- 8:12- 9:5-11:9- 12:35) - Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
João -12:46 - Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.


A mulher procurou diligentemente até encontrá-la. Precisamos ser perseverantes para acharmos o que se perdeu. Ela acendeu a candeia, varreu a casa e procurou atentamente...
E depois de acesa a candeia, tem que ter combustível- o “Óleo Puro”- para que haja o fogo na candeia- “O Espírito Santo de Deus”- que ilumina e mostra o que está escondido, e dá condições de ver a realidade que estava dentro daquela casa. E Jesus cheio do Espiro Santo começa seu ministério limpando o templo. (Lucas.19:45). Para que ela pudesse ter a visão, era só varrendo toda a sujeira, que a impedia de enxergar o que estava perdido.
A Palavra de Deus daria à Luz espiritual no interior da casa, de forma que começa a perceber o que havia de errado, o que fez com que a dracma se perdesse. A sujeira do coração humano, tem que ser varrida, destruída e queimada. O Espírito Santo é o fogo, para queimar toda a sujeira, no interior da casa, e purificar toda alma. É interessante observar que a dracma não foi perdida na rua(no mundo) como o filho pródigo . Mas a dracma se perdeu dentro da sua própria casa, ficando sem unção do Espírito Santo, sem Luz, sem direção. Encontrava-se em trevas e tinha perdido o seu valor espiritual, pois estava se apagando. Assim como o filho mais velho da parábola do filho pródigo, que não saiu de casa mas mesmo assim estava tão perdido quanto o seu irmão,pois dentro do seu coração, havia tristeza, a luz havia se apagado, não tinha visão espiritual, por causa do ciúme, do egoísmo, e do orgulho, que impedia ele de se alegrar com o pai que havia encontrado o filho que tinha se perdido e, foi achado.
Lucas -11:9-10 - E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
Deus veio à procura do homem perdido no mundo, e os que se achavam perdidos dentro da sua própria casa. Ele desceu na Pessoa do Seu Filho, Jesus. Ele andou entre os homens, iluminou seus corações e os ensinou o caminho da restauração através do arrependimento, da confissão de pecado e do perdão. Para aquele que saiu da casa do pai e se encontra perdido, arrependa-se, e volte, creia que os seus pecados já foram perdoados em Cristo, pela fé. Ele está à sua procura e até que o encontre, o buscará , creia, a alegria voltará ao seu coração!!! Acenda a sua candeia, valorize o Espírito Santo dentro de você, abra e leia a “Palavra” de Deus, e o Evangelho do Senhor Jesus Cristo. O Espírito Santo vai iluminar o seu entendimento através da oração, da leitura e da meditação.
E, há aqueles que estão dentro da Casa do Senhor, mas se encontram em pecado, perdidos na casa do pai .Necessário é Varrer a casa: Ele quer limpar todos os pecados, que a “Palavra” começou a revelar no seu interior, na sua casa, sua alma. Persevere, como aquela mulher até achar o primeiro amor que um dia você teve. Perceba os problemas ocultos dentro da sua alma.
Jesus vai tirar toda a sujeira de dentro de ti, e, limpar o seu coração, é só deixar a “Palavra” iluminar você para que possa achar o Caminho de volta para Deus.
Sem arrependimento é difícil passar pela porta da salvação, é difícil encontrar o caminho de volta para a Casa do Pai. Para acender uma luz precisamos que a nossa lamparina se encha de azeite purificado, (Espírito Santo) para ouvir a Palavra com entendimento , ouça o chamado,a voz do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário