sábado, 1 de janeiro de 2011

O insuportável

Preletor: Pastor Estevam Fernandes


Vez por outra somos impactados por surpresas desagradáveis
Vez por outra somos impactados por surpresas desagradáveis; algumas são como bombas, que nos derrubam destruindo e esfacelando nossos sonhos, nossas alegrias e esperanças. São bombas de efeito moral que abalam toda a nossa estrutura emocional. E, mesmo que não nos demos conta, essa força negativa implode a nossa alma, polui a nossa mente e destrói as nossas resistências. Então, é preciso forças para nos levantarmos dos escombros, juntar os pedaços que restaram, ocupar os espaços possíveis, segurar cada mão ainda estendida para nós, e assim recomeçarmos olhando para frente com desejo de vitória.
 
 
Em outras ocasiões, quando tudo parece muito bem, somos tomados por certo desencanto em relação à vida e às pessoas ao nosso redor. É uma desmotivação geral que contamina nossa existência. Olhamos ao redor, e nada nos alegra o coração; tudo parece perder o brilho aos nossos olhos.
 
Muitas vezes, encontramo-nos sob o impacto de perdas inesperadas, com o poder de nos deixarem prostrados, daí, então, perguntamo-nos: “Como conviver com isso?” É a perda de um emprego estável, um luto na família, o fim de um relacionamento significativo, uma separação conjugal. Enfim, algo difícil com o qual teremos de conviver.
 
Mais do que nunca é preciso forças para não ficarmos prostrados. Precisamos levantar a cabeça e conviver com dificuldades, aceitando o desafio para uma nova vida que renasça dos escombros. Mais do que nunca necessitamos conhecer outra força; uma que seja libertadora, impulsionadora para a vida, libertadora de uma energia vital, positiva, motivadora; uma força que nos faça vitoriosos.
 
A questão é: de onde vem essa força? Como iremos enfrentar tamanha adversidade? Toda força no homem é limitada por sua própria humanidade. Todavia, há uma força sobrenatural que está além de todos nós, e ao mesmo tempo ao nosso dispor. É a força da fé. Ela nos ajudará a enfrentar os obstáculos inesperados, as fatalidades e os desencantos da vida.
 
Somente a fé nos faz suportar o insuportável, tolerar o intolerável e vencer o invencível. A fé tem o poder de levantar-nos dos escombros. É a força que nos faz dizer: Posso todas as coisas naquele que me fortalece, como bem afirmou o apostolo Paulo.  Ele sabia que Deus, que é Pai, Amigo e Ajudador, é aquele que nos sustenta.
 
Quando alguém, ao perceber você feliz, superando obstáculos, sonhando outra vez, perguntar: “De onde veio essa sua força?”, simplesmente responda: “De Deus! O Senhor está em mim e garante-me a vitória sobre toda a minha fraqueza. Ele me tirou dos escombros!” Nenhuma força neste mundo é tão grande como o nosso Criador!  

Data: 30/12/2010 08:28:07

Nenhum comentário:

Postar um comentário