terça-feira, 28 de dezembro de 2010

A VIDA É COMO UM VENTO QUE PASSA

E V A N G E L I S M O
Texto Bíblico - Mateus 6:31-34.

            É natural que todo homem se preocupe com questões que envolve sua segurança bem-estar pessoal. Emprego, salário, comida, vestuário, família etc, constituem-se em preocupações constantes e geram desgastes psicológicos, físicos e emocionais.
            Jesus pensando nisso, advertiu seus discípulos acerca da ansiedade por causa  do lado material da vida dizendo: "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? ou: Com que vestiremos?  porque os gentios os gentios  é que procuram todas estas cousas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas", Mateus 6:31,32.34.
            O homem moderno pensa muito no presente e pouco se preocupa com a vida futura. Muito da religiosidade vista nos dias atuais tem buscado soluções para o aqui e para o agora. Todos querem se ver livres das dificuldades que os cercam, sem falar em eternidade.
            Jesus ilustrou o materialismo da vida ao contar a parábola do rico insensato. Aquele homem, ao verificar que seu campo produzira com fartura, propôs-se a destruir os celeiros e a reconstruí-los maiores. Pensou o homem ímpio: "Então direi à minha alma: Tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa, come e bebe, e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"
            As Escrituras nos fazem pensar muito mais no que vem depois da morte, na eternidade. É preciso refletir sobre a rapidez desta vida em comparação com o que vem depois.
            A Bíblia diz que nossa vida terrena passa "como um conto ligeiro, como a erva que cresce de manhã e à tarde corta-se e seca", Salmo 90:6. "É um vapor que aparece por pouco e depois se desvanece", Tiago 4:14.
            Salomão perguntou: "Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho que ele faz debaixo do sol?... Atentai para todas as obras que se fazem debaixo do sol e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito", Eclesiastes 1:3, 14. O salmista afirmou: "A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois tudo passa rapidamente e nós voamos", Salmo 90:10. Setenta, ou mais, oitenta anos, é em média a vida do homem. Nos países pobres, essa expectativa de vida cai.
            Para muitos, 70 anos de idade parece ser uma vida longa. Contudo, ao se refletir acerca da eternidade, chega-se à conclusão, como Jó, de que, na verdade, a vida é como um vento que passa, Jó 7:7.
            Um certo pensador, procurando ilustrar o que é a eternidade, disse que ela é como se um passarinho, levando no seu bico uma gota de água, procurasse transportar todo o oceano para a outra parte do universo. Ou, ainda, se apontássemos um fuzil no sentido horizontal e disparássemos o projétil, no espaço de cem milhões de anos ainda não encontraria o fim da viagem. É assim a eternidade. Onde você vai passa-la? Ou melhor dizendo: Onde você vai ficar?
            Muitos só dão valor à vida presente e não pensam onde irão após a morte. Só há dois destinos: Salvação ou perdição. Quantos há que trocam toda a glória e alegria da eternidade por um pequeno momento prazer nesta vida! Fazem-nos lembrar de Esaú, o personagem bíblico que vendeu a seu irmão Jacó o direito de primogenitura, por um prato de comida. Passadas poucas horas, estava ele novamente com fome e infeliz, Gêneses 25:29-30.
            Observe a exortação do escritor da Carta aos Hebreus a respeito de Esaú: "e ninguém seja fornicário ou profano, como Esaú que, por um manjar, vendeu o seu direito de primogenitura. Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o tenha buscado. "Eis aí um exemplo daqueles que se vendem ao inimigo para satisfazer aos desejos da carne".
            A Bíblia recomenda em Colossenses 3 :2-3: "Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra, porque já estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo, em Deus."
            Você já pensou por que veio a existir neste mundo? Com que finalidade Deus o criou? Será que foi para o sofrimento ou terá sido para um vida de alegria no presente e prazer eterno, depois? É certo que Deus o criou para viver bem, com alegria.
            Tudo, porém, depende só de você, ou seja, aceitar a Cristo como seu único e suficiente Salvador. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna",  João 3:16. "Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca de sua alma?", Mateus 16:26.
           
            Escolha o seu caminho.

            Dois caminhos estão postos diante dos homens: o da salvação e o da perdição. O que conduz à vida eterna é Jesus Cristo e o que leva à condenação eterna é o mundo, influenciado pelo maligno.
            Entrar pelo caminho da salvação implica em obediência às Escrituras e completa aceitação da vontade de Deus. Ao contrário, o caminho da perdição não faz qualquer restrição ao estilo de vida do homem, que pode continuar vivendo nos seus pecados. Vive, porém, sem paz.
            A todo aquele que está sofrendo dor, tristeza, angústia e desespero, Jesus oferece uma nova vida. Sus exigência é que o homem opte por seguir pelo Caminho ensinado pelo Evangelho: "Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim", Jo. 14:6; "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição", Mateus 7:13.
            As responsabilidades que acompanham a vida Cristã não se constituem num peso:
"Porque o meu Jugo é suave e o meu fardo é leve", Mateus 11:28-30. Enquanto há tempo, faça sua escolha por seguir a Jesus.

                                   Ituiutaba-MG, 28/11/92.
                       
                                   Hilário Manoel Messias  

Um comentário: