terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Mensagem Bíblica (Conserva o Que Tens...)

Conserva o que tens...
  (Texto Bíblico Apocalípse 3:11.)

         A vida cristã é repleta de desafios. Seguir a Jesus significa colocar os interesses e o serviço do Reino de Deus em primeiro lugar. Seguir ao Senhor é deixar de lado todo o embaraço e o pecado, Hb. 12:1. Ser cristão é viver honestamente, em uma vida de santificação, com novos propósitos; é pensar e agir conforme os ensinos da Palavra de Deus.
         Jesus demonstrou grande preocupação com seus discípulos. Conhecia ele os perigos que seus servos enfrentariam e, por isso, lembrou à igreja que estava em Filadélfia: "Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa", Apocalípse 3:11.
         Conservar é guardar com cuidado. Mas, pergunto: O que será que nós, como cristãos, temos para preservar e guardar com tanto zelo assim? Refletindo sobre isso, pensei em três fatores fundamentais para nossa vida de comunhão com Deus e de bom testemunho diante dos homens.
         A FÉ
         Estamos vivendo dias de apostasia, de abandono da fé. Mais do que nunca, é necessário haver firmeza inabalável no Senhor e em sua Palavra.
         Para que ninguém tome nossa coroa, devemos conservar a fé que uma vez nos foi dada. Ela é preciosa aos olhos de Deus e devemos guardá-la com muito cuidado. Disse o Senhor Jesus em Lucas 18:8b "contudo, quando vier o Filho do homem, achará porventura fé na terra?".
         Aquele que se encontrar sem fé no dia da vinda do Senhor não subirá. Que, ao final da carreira, possamos dizer como Paulo: "Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé", II Timóteo 4:7. E a exortação de Paulo a Timóteo foi: "Combati o bom combate da fé", I Tim. 6:12.
O AMOR
         "Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor", I Jo. 4:8. Ao ser interrogado sobre qual era o maior dos mandamentos, Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento". E complementou: "O segundo, semelhante a este, é: amarás o teu próximo como a ti mesmo", Mateus  22:37,38.
         O amor é a grande marca que caracteriza os filhos de Deus. E este amor deve ter duas dimensões: a Deus e ao próximo. Nosso amor ao Senhor é visto na obediência à sua Palavra. Jesus disse: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos", Jo. 14:15. E o amor ao próximo fica demonstrado em nossas atitudes de companheirismo e solidariedade.
         Para ganhar a coroa da vida é preciso amar a Deus, e quem O ama os seus mandamentos, ama a sua palavra e dela não se desvia, nem para a direita nem para a esquerda. Prove que você ama a Deus, guardando a sua palavra. Conserve este amor.
         E não se esqueça do que Jesus disse: "E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos", Mateus 24:12.
A INTEGRIDADE
         Para que ninguém tome a nossa coroa, devemos conservar a integridade. Ser íntegro é ser reto, não corrupto, irrepreensível. Se nos revestimos de Cristo e andamos em novidade de vida, precisamos cultivar essa virtude. "Agora, pois temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade", Josué. 24:14.
         Jó foi desafiado a deixar de ser íntegro pela sua própria esposa: "Então sua mulher disse: Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre", Jó 2:9. Contudo, ele manteve sua fidelidade a Deus.
         A vinda do Senhor está  próxima. Diante dessa verdade, Pedro orienta: "Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por ser achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis", II Pedro 3:14. Também o apóstolo Paulo adverte: "O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo", II Tes. 5:23.
         Conservemos conosco a fé, o amor e a integridade. Essas virtudes cristãs nos caracterizam como filhos amados de Deus e nos fazem brilhar como luzeiros no meio de uma geração corrompida e perversa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário