Texto Bíblico II Timóteo 3:1-4.
Deus, coroando sua criação, fez o homem com um potencial imenso e o colocou neste torrão para zelar dele e nele evoluir. Fazendo um pequeno estudo histórico do homem, tanto à luz da Bíblia, quanto através da história secular, percebemos que, no campo da ciência e de toda tecnologia, o homem tem evoluido de modo inacreditável.
Um século de progresso.
A cada século o homem descobre mais e mais coisas. O francês Paulo Vidal de La Blache , criador da Escola Possibilista, no século passado, diz que o homem é capaz de transformar o meio em que vive, possibilitando-lhe melhores condições de vida. La Blache , com sua tese, contrapõe a teoria do determinismo, criada por outro cientista alemão Frederico Ratzel, que afirmava ser o homem sujeito ao meio em que vive. La Blache , estava com a razão. O homem é um ser inteligente e progride cada vez mais.
Neste século o homem tem descoberto coisas incríveis. A Bíblia fala, no livro do profeta Daniel, que no final dos tempos a ciência se multiplicaria, Daniel 12:4. Não é de se admirar ou duvidar que o homem tenha chegado à lua e conquistado o espaço sideral.
O Século da Imoralidade.
Mas há um outro lado do homem que precisa ser visto. É especto moral e espiritual de sua vida. Lendo a Segunda Carta de Paulo a Timóteo 3:1-4, ali está uma descrição exata de nossa época. Veja o que Paulo dizia: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais
e mães, ingratos, profanos sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus".
O Século da Violência.
Mas, que século é este? Porventura não é o século da mentira, dos sequëstros, das drogas, dos crimes bárbaros, da fome, da miséria, do desemprego, do divórcio, da guerra, dos menores de rua marginalizados, dos idosos rejeitados, da corrupção da vergonha, do egoísmo, da descrença, da violência, do aborto, do assassinato, da rebeldia, do pecado caracterizado por todas as formas. É o século do sexo desenfreado, do homossexualismo, das doenças incuráveis, da juventude corrompida, da falta de amor, da desunião dos crentes, da frieza espiritual, da avareza.
É bem da verdade que o homem evoluiu em todos os sentidos, mas é inegável que ele também está se deteriorando moral e espiritualmente.
O Século do Fim.
Podemos, ainda, dizer que este é o século do fim. Não temos como prever a volta de Jesus, mas, conforme as Escrituras, estamos chegando a este precioso momento em que os escolhidos do Pai serão recolhidos. Basta ler com atenção os capítulos 24 e 25 de Mateus, onde está registrado o sermão profético de Jesus. Parece que ele está lendo os jornais de hoje, tão atuais são as suas palavras. Talvez, nem mesmo veremos o raiar do ano 2000. Jesus poderá voltar a qualquer minuto.
Resta-nos, caro leitor, uma advertência: que possamos estar preparados para isso. E como preparar-nos? Entregando hoje mesmo sua vida ao Senhor Jesus, aceitando-o como seu único e suficiente salvador. O relógio divino assinala a gravidade das falhas do presente século, indicando o final da paciência de Deus. Em breve ouviremos o soar da trombeta celestial, anunciando que Jesus está voltando para buscar os seus. Prepara-te.
Nenhum comentário:
Postar um comentário