domingo, 24 de abril de 2011

O DIA EM QUE JESUS RADICALIZOU

Mateus 12:30 - A imagem que a maioria das pessoas fazem de Jesus é sempre de uma pessoa muito educada, gentil, simpática, comedida em suas palavras, amável, afável, dócil e aí quando nos deparamos com algumas situações em que Jesus foi mais duro e incisivo no seu ensino, temos a tendência de achar que não foi exatamente assim e darmos uma interpretação diferente do que o texto está declarando. O que você acha dessa palavra de Jesus? Você acha que Jesus radicalizou com os fariseus?
Creio que essa declaração de Jesus aos fariseus, tão forte e contundente, deve ser útil para nos levar a uma reflexão sobre o nosso relacionamento com Jesus, pois ou estamos unidos com Ele ou estamos contra Ele, ou contribuímos com o Seu Reino ou somos contra o Seu Reino. Como está o seu relacionamento com Jesus?
I - QUEM NÃO É A FAVOR DE JESUS, É CONTRA JESUS
O contexto em que Jesus fez tal declaração aparentemente radical foi de uma das críticas e acusações mais duras e desrespeitosas dos fariseus para com Jesus. Eles murmuraram contra Jesus dizendo:"Ele expele demônios pelo poder de Belzebu, maioral dos demônios" (Mateus 12:24). Até aquele momento, Jesus os tratava como mal informados ou apenas religiosos radicais cegos. Mas a partir do momento em que eles emitiram juízo sobre Jesus, ou mesmo murmuraram contra Ele, deixaram de ser apenas inocentes, religiosos radicais ou desinformados, mas declaradamente contrários a Jesus. Assim acontece também com aqueles que não aceitam a Jesus como seu Senhor e Salvador e passam a criticá-Lo, zombar dEle, tornando-se inimigos de Jesus.
À luz dessa declaração de Jesus, não existe o meio termo, não existe o "ficar em cima do muro", não existe o "nem contra, nem a favor". Para Jesus, ou você é a favor dEle ou é contra Ele. Qual será a sua decisão? Desça do muro e venha para Jesus agora mesmo!
II - QUEM COM JESUS NÃO AJUNTA, ESPALHA
Os fariseus disseram que Jesus estava expelindo demônios pelo poder de Belzebu, chefe maior dos demônios e assim estaria contribuindo com a edificação do reino de Satanás na terra. Isso se constituía numa blasfêmia contra Deus, contra o Espírito Santo de Deus, o único pecado que não teria perdão (Mateus 12:31). Diante dessa absurda e desequilibrada declaração, Jesus então fala para esses fariseus, numa tentativa de dissuadi-los dessa loucura, dessa blasfêmia, de que se assim fosse, Satanás estaria dividido, isto é, lutando contra o seu próprio reino e todos sabem que todo reino dividido contra si mesmo não subsistirá (Mateus 12:25). Com essa palavra, Jesus está nos ensinando sobre a existência de dois grandes reinos: O reino de Satanás e o Reino de Deus. Ou as pessoas estão contribuindo com o Reino de Deus ou com o Reino de Satanás.
Quem com Jesus não ajunta, não ajuda, não contribui, acaba contribuindo com outros interesses e consequentemente com o Reino de Satanás. Portanto, diga sim para Jesus e O receba como seu Senhor e Salvador.
CONCLUSÃO:
Jesus radicalizou com os fariseus, pois para uma declaração radical, uma resposta radical. Ou você está ou não está com Jesus. Ou você ajunta no Reino de Deus ou espalha. Não existe meio termo, não existe sou de Jesus, mas não sirvo a Jesus. Ou você é discípulo de Jesus ou não é! Quem é você perante Jesus? Hoje é dia de uma decisão radical com Jesus e por Jesus!

FONTE: MIBA
Lição de Célula Nº 489 - 18 a 24/04/2011 - Aps. Wagner & Eunice

Nenhum comentário:

Postar um comentário