domingo, 2 de outubro de 2011

ENTRA NA FENDA DA ROCHA

Isaías 2:1-10 e 19-21


Nesta passagem o profeta Isaías, 700 anos antes da vinda de Cristo, profetizou os acontecimentos dos últimos dias antes da segunda vinda de Jesus. A bíblia diz que ninguém sabe o dia da segunda vinda de Jesus, somente o Pai, todavia, Jesus nos ensinou a discernir os tempos (Mt. 16:3b), e pelos sinais nós estamos vivendo os últimos dias. Quer você queira quer não, quer você acredite ou não, Jesus voltará!
E Deus quer que tudo que façamos seja em função deste dia, da vinda de Jesus, do dia do encontro de Jesus, o noivo, com a Igreja, sua noiva. Imagine você um casal de noivos que aguarda o dia do casamento. Tudo que eles pensam e fazem é em função deste dia, do dia do casamento. Eles vivem esta expectativa; aguardam este dia com muita emoção. E é assim que devemos viver, devemos fazer tudo, comprar, vender, trabalhar, viver, mas o nosso pensamento deve estar voltado para o dia da vinda de Jesus.

E é isto que Isaías estava profetizando: que tudo deve girar em torno da volta de Jesus, do Dia do Senhor. A profecia refere-se à Judá e a Jerusalém. Judá significa louvor. Jerusalém, lugar do trono. O vs. 3 diz que devemos ir ao monte do Senhor, à Casa de Deus, para aprender a sua Lei, a sua Palavra e precisamos entender que para estar na presença do Senhor, para adorá-lo e aprender a sua Palavra, é preciso estar sedentos, desejosos da sua presença.

E como precisamos aprender a Palavra de Deus! Vivemos em um mundo cada vez pior. Satanás trabalha incansavelmente para destruir crianças, jovens, enfim, as famílias. “...o mundo inteiro jaz no Maligno” (I Jo. 5:19, b). Recentemente na internet circulou o vídeo de um homem que se intitulava a reencarnação de Cristo, mostrando os seus seguidores nas ruas fazendo “evangelismo”, fazendo discípulos. Em suas camisetas estavam estampados 666 na frente e nas costas SSS, de six, six, six! Irmãos, é tempo da Igreja de Jesus despertar, porque Satanás e seus seguidores estão trabalhando incessantemente e escancaradamente. O mundo está cheio de apostasias: é Jesus reencarnado, são profecias maias que marcam dia, hora e ano para o “fim do mundo”; os filmes de maior sucesso são os que abordam temas macabros, vampiros e lobisomens; é convenção de luteranos americanos aprovando casamentos homossexuais e ordenação de ministros gays; e a Igreja não pode ficar passiva, inerte, deixando as coisas acontecerem sem proclamar as verdades da Palavra de Deus. Nós temos a palavra profética para estes dias!

É tempo de nos despertamos, é tempo de subir ao monte santo para adorar, é tempo de buscar a presença do Senhor! É tempo de acordar igreja!

Para subirmos ao monte do Senhor é preciso tirar os pesos que nos puxam para trás, que impedem ou retardam a nossa subida e que podem nos fazer cair. Em Gn. 17:1, lemos que ”Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito!”. O que nos torna perfeitos não são as nossas qualidades, as nossas boas ações, mas somente o sangue de Jesus sobre nós, que nos perdoa de todo pecado e nos purifica de toda injustiça. E o papel da Igreja é “converter as espadas em arados e lanças em podadeiras” (vs. 4), quer dizer que devemos colher frutos, ganhar almas.

O nosso chamado é para andarmos na luz (v. 5), João disse em I Jo 1:7: “Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”.

Os versos 6 a 11 falam de três coisas que precisam ser tiradas do meio da Igreja:

1. Costumes dos gentios: a maioria das pessoas hoje em dia crê mais em superstições do que em Deus; praticam adivinhações como tarôs, horóscopos, numerologia e tantas outras crenças estranhas à Palavra de Deus; são arrogantes, orgulhosos, avarentos; amam mais as trevas do que a luz. Nós não podemos acreditar nem nos apegar a estes costumes. Nossa adoração é ao Deus único e verdadeiro a quem amamos e a quem conhecemos. É preciso estreitar cada dia mais nosso relacionamento com Deus e adorá-lo continuamente em espírito e em verdade até a vinda de Cristo! É isso que Deus está esperando: verdadeiros adoradores!

2. Idolatria: qualquer coisa que estiver em nossas vidas antes que o Senhor Deus é idolatria. A veneração de imagens de santos e guias, portanto, de ídolos, ainda que sejam de prata ou de ouro, não podem ser objetos da nossa devoção de fé. O mandamento de Deus é claro: “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” (Dt. 6:5). E ainda: “Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos”. Êxodo 20.4-6.

3. Associar-se a estranhos: Devemos ter cuidado com as amizades, com os relacionamentos afetivos, pois muitos têm deixado de servir a Deus por causa de um relacionamento sentimental ou mesmo por causa de um título, uma carreira, uma posição social.

Os versículos 10, 19 e 21 falam que “os homens fugirão para as cavernas das rochas e para os buracos da terra, por causa do terror que vem do Senhor e do esplendor que vem de sua majestade quando ele se levantar para sacudir a terra”. Já no livro de Êxodo 33:18-22 Deus ordenou a Moisés que entrasse na fenda da rocha para poder desfrutar da glória de Deus, e é isso que ele está ordenando à igreja, amados!

Conclusão:

Esta é a palavra de Deus para a Igreja hoje: “ENTRA NA FENDA DA ROCHA!”. A Rocha é Jesus, ele é a Rocha sobre a qual foi edificada a Igreja. Só podemos estar na presença de Deus, no monte do Senhor, conhecer a sua glória e a sua Palavra quando nos firmarmos na Rocha, que é Jesus. Ele mesmo disse: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde eu vou. Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo. 14:1-4,6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário