terça-feira, 30 de agosto de 2011

JESUS - O MODELO DE VIDA EM DEUS

Objetivo: Levar os discípulos a entenderem o verdadeiro significado do termo cristão.

Quebra-gelo: Sugiro que você traga para a reunião de sua célula algumas formas de bolo, pão, empada, etc. A idéia é explicar que a forma modela o que é preparado em seu interior. Me lembro de que quando criança minha mãe teve uma forma de bolo em formato de coração – parecia que o bolo ficava muito mais gostoso naquele formato!

Transição para o estudo: Jesus Cristo é a forma, o molde onde devemos derramar nossas vidas. Por isso a Bíblia diz que Ele é o primeiro (o primogênito) de muitos filhos (Rm 8:29 Pois aqueles que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.)

I.Onde surgiu o termo cristão:  Em Antioquia da Síria, onde surgiu uma grande Igreja missionária, que teve como seus pastores Barnabé e Paulo (leia Atos 11:25). Um cristão é alguém que imita, procura se parecer o máximo com Jesus Cristo.

II.Devemos aprender a ser como Jesus Cristo! Foi isto que o apóstolo Paulo recomendou em I Co 11:1 Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo.

III.Para alguém ser como Cristo é preciso aprender! O aprendiz é chamado na Bíblia de discípulo. Leia em Lc 14:25-34 e explique as qualidades de um discípulo de Jesus: 

a) Para ser discípulo de Cristo é preciso amá-lo acima de todas as coisas! (v. 26). E este amor é nada mais do que a retribuição do amor que Ele mesmo tem por nós!

b) Para ser discípulo de Cristo é preciso morrer e nascer para uma vida consagrada a Ele (v. 27). Carregar a cruz e seguí-lo significa sacrificar-se para Ele. Para que os irmãos entendam bem isto compartilhe Gl 2:20, onde Paulo diz que não vive mais para si mesmo, mas para Jesus.

c) Para ser discípulo é preciso entregar-se completamente (v. 33). Tudo que você é e tudo o que possui tem que estar debaixo do governo de Jesus Cristo.

d) Como saber se alguém é verdadeiramente discípulo de Jesus? Pelo sabor! (v. 34). A influência de Jesus na vida se assemelha ao sabor do sal. O mundo clama por verdadeiros discípulos de Jesus; em contrapartida, falsos discípulos são inúteis, assim como o sal insípido.

Conclusão: Lembre-se de frisar bem estas características na ministração para seus discípulos. Leve-os a repetirem os conceitos principais do estudo: Eu sou um imitador de Cristo! Eu sou um discípulo de Jesus porque eu o amo de todo o meu coração. Eu sou um discípulo de Jesus Cristo porque não vivo mais para mim mesmo. Eu sou um discípulo de Jesus Cristo porque entreguei a Ele tudo o que tenho e tudo o que Sou. Sou um imitador de Jesus Cristo porque tenho o sabor dEle em minha vida!

Fonte: ceva.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário