sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mudando pra melhor

Texto: Lc 19:1-10      Tema: Mudando pra melhor       By: Valmir Delgado

Introdução

Somos seres mutáveis. Estamos continuamente mudando em diversas áreas da nossa vida: física, emocional e espiritual. Algumas vezes para melhor, outras para pior. Mudar é preciso; a mudança, se bem trabalhada, pode nos livrar da rotina, trazer motivação, redirecionar nossa vida. Porém, temos que tomar cuidado com mudanças negativas. Vamos ver hoje um caso de mudança positiva que ilustra muito bem a realidade de nossas vidas.

  • Jesus está entrando em Jericó. Jericó havia sido destruída por Josué ao entrar em Canaã. Deus disse que se ela fosse edificada seria uma cidade amaldiçoada. Jericó ilustra lugar de maldição. Mas Jesus resolve entrar no lugar maldito para abençoar um ladrão que vivia lá: Zaqueu.
  • Alguns vivem de aparência. O nome Zaqueu significa justo, mas isto era apenas aparência. Na verdade ele era um mau caráter que abusava da posição de cobrador de impostos para se enriquecer ilicitamente.
  • Todos são passíveis de mudança. Zaqueu era o tipo de pessoa que alguns poderiam considerar impossível de mudança. Mas para Deus não há impossível. Ele era o maioral dos Publicanos. Os Publicanos eram responsáveis por coletar os impostos. Era uma posição que poderia deixá-lo próspero, já que ele recebia porcentagem dos impostos, mas por ser desonesto, se tornou um ladrão abusando do povo.
  • Ele queria ver Jesus. Havia a vontade de conhecer Jesus. Duas coisas o impediam:
    1. A multidão – ilustra as limitações advindas de fatores externos: a sociedade, trabalho, amigos, família, etc.
    2. Sua estatura – ilustra as limitações advindas de fatores internos: pecado, mau caráter.
  • A árvore ilustra a igreja. O justo é como árvore plantada junto a corrente de águas que no devido tempo da o seu fruto. A árvore serviu para facilitar Zaqueu ver Jesus. Subir na árvore não mudou a vida de Zaqueu, mas fez com que ele tivesse contato com Jesus e isto fez a diferença. Da mesma forma, a igreja não muda a vida de ninguém, mas traz a pessoa em contato com Jesus e isto faz a diferença.
  • Jesus nos vê mesmo no meio da multidão. Zaqueu quis ver Jesus, mas Jesus também olhou para onde Zaqueu estava. Ele está atento aos nossos problemas. Ele sabe da nossa vida.
  • “Desce depressa” – Jesus disse para Zaqueu descer depressa, pois queria ir a sua casa. Jesus tem pressa em trabalhar em nossas vidas. É importante ver Jesus da árvore, na igreja, mas, o mais importante é quando o deixamos entrar na nossa casa. Nossa casa pode ilustrar o nosso coração.
  • Zaqueu o recebeu com alegria. Alguns querem Jesus só na igreja, mas não na sua casa; só no momento da benção. Jesus ao entrar na casa de Zaqueu trouxe convicção do seu pecado. Andar com Jesus tráz convicção dos nossos pecados.
  • Jesus e Zaqueu comem juntos. Comer na cultura Judaica possui um sentido lindo. Só se assenta na mesa quem está em aliança. Por isto Jesus disse: eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz eu entrarei, eu cearei com ele e ele comigo.
  • Muitos murmuravam quando viram Jesus e Zaqueu juntos. Quando decidimos andar com Jesus muitos nos criticam. Zaqueu era um pecador. Jesus veio para os enfermos e não para os que estão sãos. Era mais fácil louvar a Deus pela cura do cego do que pela transformação de um mau caráter como Zaqueu.
  • Zaqueu decidiu mudar. Jesus estava na casa de Zaqueu, mas a mudança só veio quando Zaqueu decidiu mudar. Ninguém pode decidir por nós, nem mesmo Deus. A verdadeira mudança atinge 04 níveis:
  1. Reconhecimento do erro. Alguns até reconhecem que estão errados, mas param nesta parte e não mudam.
  2. Arrependimento. É possível reconhecer que está errado, mas não se arrepender. A mudança só vem com o arrependimento.
  3. Confissão. A confissão traz humilhação em nossa vida. O arrependimento precisa vir acompanhado de confissão.
  4. Restituição. Precisamos consertar o máximo possível todas as áreas em que erramos. Ele poderia apenas parar de roubar, mas resolveu ir além, restituir quatro vezes mais a todos quantos ele havia roubado. A restituição aqui mostra que ele não continuaria agindo da mesma forma que antes.

  1. Zaqueu se levantou – precisamos nos levantar da paralisia onde estamos. Jesus pode estar na mesa conosco, mas somos nós que temos que agir, nos levantar e mudarmos de vida.
  • A benção sobre os filhos de Abraão. Jesus chama Zaqueu de “filho de Abraão”. Quando Deus fez a aliança com Abraão, Ele garantiu que toda a sua descendência fosse abençoada. Quem são os filhos de Abraão hoje? Todos os que têm fé em Jesus (Gl3:14; Rm2:28); portanto, temos direito a mudança.

    CONCLUSÃO
  • Jesus veio para buscar o que estava perdido. Por mais perdido que você se encontre, Jesus pode mudar sua vida, basta você fazer como Zaqueu: busque uma árvore (igreja); deixe Jesus entrar em sua casa (coração); faça aliança com Ele; reconheça seus erros; arrependa-se; confesse e restitua mudando de atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário