sábado, 9 de abril de 2011

12 PASSOS PARA O AMADURECIMENTO CRISTÃO

1º Passo - Provações é para nos ensinar e não para nos destruir (Tiago 1.1-12)

 Saudações (1 Tiago, servo {escravo} de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações.).

Invés de tirar vantagem ou se orgulhar de qualquer prestigio que poderia ter como meio-irmão do Senhor Jesus, Tiago se humilha e alegremente da total submissão e controle da sua vida ao seu Mestre. Ele confessa publicamente que ele pertence ao Senhor. Servo isto é no original escravo era o titulo, a credencial, o logo corporativo e o selo de Tiago. Imagina você escrever no seu cartão de visitas embaixo do seu nome “escravo de Deus e do Senhor Jesus Cristo.” Ao contrario do que vemos na imatura igreja de nossos dias onde existe uma guerra por títulos e cargos, Tiago mesmo sendo meio-irmão de Jesus se apresenta como escravo de Jesus. Como alguém que já havia passado por varias provações, Tiago tinha todas as qualificações e a inspiração de Deus para escrever como devemos agir diante das provações.

Ninguém conhece melhor suas fraquezas e seus defeitos do que a sua família. Mesmo assim Tiago reconheceu que seu meio-irmão era Deus Encarnando.

Tiago reconheceu sua própria submissão como servo de Jesus Cristo. Tiago reconheceu Jesus como Senhor. Ser servo aqui implica que o escravo não tinha escolha alguma em sua servidão ao seu mestre, na realidade o servo escolhia servir por amor, comprometido e devotado pela vida toda a um mestre bom e compassivo. Ele saudou os Cristãos que estavam passando por tempos difíceis “dispersas entre as nações” referindo-se aos Cristãos espalhados por causa da perseguição.

 O Propósito das Provações.

Para os descrentes em sua maioria as provações têm o propósito de fazê-los aproximar de Deus.

Para os crentes é o meio de Deus ajudá-los amadurecer em Cristo. As provações podem nos ensinar e não nos destruir. Aprendemos que as provações virão, não é o caso se elas virão, mas quando elas virão.

Apesar dos tempos difíceis, devemos encarar as dificuldades com alegria (2 Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, 3 pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança.).

Deus não quer que apresentemos hipocritamente um sorriso. Ele não quer que neguemos os nossos sentimentos ou lamentos. Ele não quer que façamos de conta que não estamos passando por nada. Deus espera que tenhamos um coração firme no meio da tragédia, paz no meio da incerteza, calma e segurança no meio de desastre financeiro. Ele busca em nós a atitude correta, contentamento e submissão aos planos do Pai.

Não pense que Deus te abandonou ou que satanás está no controle. Pensar assim é negar a soberania e o poder de Deus sobre nossas vidas e sobre o universo. Satanás tem algumas liberdades, mas ele não pode fazer nada sem a permissão de Deus.

Deus sabe o que é necessário para nos ajudar continuar amadurecendo em Jesus Cristo.

Assim que algo acontece a nossa tendência é pedir para Deus mudar a situação. Mas invés de dizer “sim” para nossas orações que pedimos para Ele transformar o cônjuge, o patrão, a escola, a situação, a enfermidade e etc., Deus na verdade quer transformar você.

Jesus disse em João 15.2: Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda {limpa}, para que dê mais fruto ainda. Para que o ramo dê fruto precisa ser limpo. Quando um Cristão passa pela poda através das provações ele sente dor. Nenhum ser humano gosta de passar por dor, sendo assim na maioria das vezes tentamos fugir daquilo que nos causa dor. Preferimos abandonar o ministério, as programações, as pessoas, os ambientes seja o que causou a dor para evitar passar pela dor novamente. Mas a dor faz com que ele dê fruto e tenha alegria no meio das provações, porque cada problema e cada dor de cabeça vêm com a intenção do Pai de nos limpar. É a poda dolorida, mas poderosa!

Estar livre das provações significa que você está sendo testado. Quando a provação acaba vem o teste. A provação tem quatro estágios:

Fé. Você confia em Deus, acreditando em Sua Palavra.
Obediência. Você leva a Sua Palavra a sério; obediência é a prova da fé.
Benção. Deus abençoa sua obediência e você se alegra.
Teste. Bênçãos sempre te leva a ser testado, por três razões:

1.    Para provar se nossa fé é sincera.

2.    Para ajudar nossa fé crescer.

3.    Para trazer glória ao Senhor.

Nossa responsabilidade diante das provações e dos testes é permitir que se complete (4 E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.).

Quando vamos até o fim sem desistir a provação se completa e isso nos permite receber o máximo dos benefícios do ensinamento de Deus através das provações.

Peça a Deus por sabedoria (5 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.).

Quando você pede a Deus por sabedoria, você está pedindo a perspectiva d’Ele. Sabedoria é a lupa de Deus que vê os detalhes que nós não vemos, mas precisamos pedir.

Peça sem duvidar (6 Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. 7 Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor, 8 pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.).

A sabedoria de Deus só virá quando você totalmente, genuinamente e completamente confiar em Deus.

Provações é o grande nivelador (9 O irmão de condição humilde deve orgulhar-se quando estiver em elevada posição. 10 E o rico deve orgulhar-se caso passe a viver em humilde, porque o rico passará como a flor do campo. 11 Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.).

Pobres e ricos passam por provações. Possessões materiais tiram o foco do problema, e nos impede de enxergar o que Deus quer nos ensinar com a provação. Manter nosso relacionamento com Deus é vital no meio das provações.

A felicidade verdadeira vem no meio das provações (12 Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam.).

Jesus já venceu, e a vitoria é nossa em seu nome. No final vai dar tudo certo!

Podemos escolher ficar amargurados e zangados quando estivermos sendo provados, e permaneceremos estagnados no nosso caminhar com o Senhor. Ou, podemos aprender com as provações, sabendo que com a ajuda de Deus podemos amadurecer através das provações.

AMADURECEMOS ATRAVÉS DAS PROVAÇÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário