domingo, 2 de janeiro de 2011

Segredos da liderança

Segredos da liderança


Um dos segredos da liderança é antecipar tendências e fazer com que sua equipe e empresa sejam as primeiras a se beneficiar de novos mercados, de novas formas de se administrar, de maneiras inéditas de se cortar custos.
É um desafio identificar, entre todas as informações que nos chegam diariamente, o que realmente é importante para promover essas mudanças e evolução contínua. Mas, uma vez que alguém os identifica, o fato se torna espantosamente óbvio.
Veja a cadeia de lojas de departamento Target, dos Estados Unidos, cujo símbolo é um alvo vermelho. Já há algum tempo, o site de pesquisa Google anunciou que iria usar fotos de satélites para fazer mapas das grandes cidades do mundo em tempo real, permitindo assim que as pessoas se localizassem mais facilmente. A poderosa MicroSoft foi atrás, anunciando um serviço similar. Agora, quem já viu uma cidade de cima, sabe que ela se reduz a uma série de linhas cinza-escuras separando blocos cinza-claro ou marrom. Um grupo de gerentes da Target percebeu isso e decidiu pintar a laje de seus tetos com gigantescos alvos vermelhos. Um usuário desses mapas na Internet percebe imediatamente onde estão as lojas da Target.
Não há receita para perceber essas oportunidades. Mas há algumas coisas que o líder pode fazer para melhorar sua percepção:
1.Informe-se, e use mais de uma fonte. Procure assistir, a cada semana, ao telejornal de uma emissora diferente, ou compre uma revista semanal de notícias diferente a cada semana (você tem pelo menos quatro para escolher). Certas cidades possuem mais de uma rádio de notícias, então não há desculpa para você não se informar de várias formas diferentes.

2. Converse. De preferência com pessoas diferentes de você, que você encontra na fila do banco, no trânsito, no restaurante. Elas podem ser fonte de informações valiosas.

3. Volte à sala de aula.
Cursos são excelentes maneiras de manter o cérebro oxigenado e aberto a novos conceitos.
4. De vez em quando,
compre uma revista que não tenha nada a ver com você. É outra grande fonte de visões diferentes de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário