domingo, 2 de janeiro de 2011

A Luz Vence as Trevas

A LUZ VENCE ÀS TREVASPreletor: Rev. Fernando Arantes

Não há porque andar em trevas quando Deus nos dá a sua luz
         O relato bíblico das origens do universo diz que tudo que existe é fruto da decisão e da ação divina. No seu ato criativo Deus, no primeiro dia, criou os céus e a terra que estavam submersos nas trevas até que Ele disse: “Haja luz”.
         A luz é a matriz da natureza. Sem ela não haveria vida e tudo continuaria obscuro, vazio e deformado.
         Desde os tempos remotos os seres humanos são fascinados pela luz. A negritude da noite é iluminada pelo reluzir dos astros e ao contemplar a abóboda celeste nos pomos a refletir sobre a imensidão do universo e o sentido da nossa vida.
         “Deus é luz e não há nele treva nenhuma” nos diz o apóstolo João (1 João 1.5). A luz que conhecemos tem sua origem no ser divino e não no “acaso”. Consequentemente, a vida humana, tanto material quanto espiritual, tem forma e conteúdo por refletir seu Criador que lhe imprimiu sua própria imagem e semelhança.
         A poesia hebraica é rica quando reflete sobre a luz. Vejamos alguns exemplos:
Há muitos que dizem: Quem nos dará a conhecer o bem? SENHOR, levanta sobre nós a luz do teu rosto. Salmos 4:6.  Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o SENHOR, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. Salmos 18:28.   O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O SENHOR é a fortaleza da minha vida; a quem temerei? Salmos 27:1.   Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz. Salmos 36:9.  Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Salmos 37:6.  Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte e aos teus tabernáculos. Salmos 43:3.  Teu é o dia; tua, também, a noite; a luz e o sol, tu os formaste. Salmos 74:16.  Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença. Salmos 89:15.   A luz difunde-se para o justo, e a alegria, para os retos de coração. Salmos 97:11.    Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. Salmos 112:4.  Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos. Salmos 119:105.
Quando Jesus nasceu, anjos foram enviados aos simples pastores que guardavam seus rebanhos durante as vigílias da noite para dizer-lhes boas notícias de grande alegria afirmando que o Salvador, o Messias e o Senhor havia chegado. Nesse momento a glória de Deus brilhou ao redor deles e a boa-nova que ouviram e viram trouxe-lhes grande alegria da qual eles tornaram-se imediatamente propagadores.
O Senhor Jesus diz claramente: “... Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”, João 8:12.
Não há porque andar em trevas quando Deus nos dá a sua luz.

“Haja Luz”!  Feliz Natal!  Fernando Arantes, rev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário