terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Deus não desampara seu povo.

 Como é fácil esquecermos rapidamente uns dos outros? Basta mudarmos de uma cidade para outra e logo os amigos e irmãos que lá deixamos caem no esquecimento. Muitas vezes é só mudar de bairro... E Como é fácil esquecermos os amigos quando galgamos um cargo mais elevado! Afirmam os estudiosos que aquilo que o homem tem de criativo e de inteligente tem,por outro lado, de memória fraca. Por essa razão esquecemos facilmente até as coisas mais importantes. Poucos se lembram, por exemplo, de sua responsabilidade espiritual. Envolvidos na luta do dia-a-dia, esquecem-se, de que Cristo morreu para salvar a todos os que aceitam.
              Mas com Deus é diferente. Ele jamais se esqueceu do seu povo e jamais se esquece daqueles a quem ama. O profeta Isaías, numa comparação muito forte, nos assegura: As mulheres poderiam esquecer-se do filho do seu ventre, porém o Senhor não se esqueceria de Israel. Será que isso é verdade? você quer ver algumas provas históricas?

Deus não se esqueceu dos que estavam escravizados no Egito,(Oséias 13:4)
              Vivendo em terra estrangeira, Israel começou a ser oprimido pelos egípcios. Então Deus providenciou a tetirada de seu povo. A razão desse ato amoroso do Pai estava na plena confiança que os israelitas depositaram unicamente nesse Deus e não na inútil idolatria da terra do exílio. Através do profeta, disse Deus:"Eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito..".

             Foi na verdade,o Senhor Deus quem sustentou o povo de Israel no Egito por 430 anos. E ao fim desse príodo providenciou sua libertação. E de que forma esteve com eles? Quais as Provas?
              a) Deus viu atentamente a aflição dos israelitas sob o duro jugo que os egípcios estavam impondo-lhes, Êxodo 3:7. Chamou e enviou Moisés para tirá-los de lá, e levá-los a um lugar onde manava leite e mel.

                b) Deus via atentamente a aflição dos israelitas sob o duro jugo que os egípcios estavam impondo-lhes que Ele era o Deus vivo que estava agindo ali, inclusive providenciando meios para que não saíssem pelo deserto sem provisões para o cmainho.
         Hoje, somos os verdadeiros israelitas, e Deus não tem se esquecido de nös neste Egito em que vivemos. Ele tem providenciado:

* paz; certeza de vida eterna com Ele; um sacrifício perfeito,eterno: "Jesus Cristo";alimento para todos os seus filhos, Salmo 37:25.

Deus não se esqueceu de seus filhos no deserto.Oséias 13:5.

                             Libertos, após terem saído do Egito, os israelitas acamparam no Monte Sinai e ali ficaram por quase um ano. Depois começaram a caminhar para o Norte, na direção da terra prometida.

                Duas provas podemos citar para mostrar que Deus não se esqueceu de seu povo.

              a) Na hora do maior problema, que era a falta de água, fez brotar uma nascente, Deut. 8:15. É importante relembrar o que Moisés, o seu líder, escreveu: "Aquele que te guiou por    aquela grande e terrível deserto de serpentes ardentes, e de escorpiões, e de secura, em que não havia água, e tirou água para ti da rocha do seixal"

                b) E quando faltou comida, Deus sustentou o seu povo com o maná e com as codornizes, que em bando caíam sobre os acampamentos.
                 Nada lhes faltou. Ao final da caminhada, fazendo um balanço, relembrou Moisés: "Pois o Senhor teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este deserto; estes 40 anos o Senhor teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou". Deut. 2:7.

Deus não se equeceu do povo em Canaã - Oséias 13:6.

                              Chegaram à Terra Prometida. Tudo bem. Será que agora o Senhor os desamparou? Nada disso. Deus não os esqueceu ali. Como Moisés já estava cansado e em idade avançada, ele providenciou outro líder. Josué foi incumbido de colocar o povo na terra promedita e de forma organizada.
                              E alí, Então, ocorre um fato triste: o povo se esquece de Deus. Depois de tanta ação do Pai em seu favor, agora voltam-lhe as costas. E é o profeta Oséias que transmite o lamento do Pai: "Depois que eles se fartaram em proporção do seu pasto, estando fartos, ensoberbeceu-se o seu coração, por isso se esqueceram de mim"13:6.

                Embora Deus houvesse dado a Israel o alto privilégio de ser seu povo, eles sempre se mostraram rebeldes à voz do Criador. Porém, mesmo assim, o seu Deus jamais os esqueceu em Canaã.
                  Uma das grandes provas de que Deus não se esqueceu deles foi a vitória dos Israelitas sobre os povos da região, especialmente sobre a cidade de Jericó. Ëntão disse o Senhor a Josué: olha, tenho dado na tua mão a Jericó e ao seu rei, os seus valentes e valorosos". Josué 6:2.

                Feita a conquista, Ele nunca deixou de levantar homens para liderar Israel. Homens de real capacidade como Samuel, Gideão, Esdras, e Neemias, os quais souberam governar ou julgar a nação, não a deixando perecer.

Hoje somos o "Israel de Deus".

                   Será que Deus se esqueceu de você? De sua família? Posso assegurar que não. Embora estejamos vivendo como que num deserto imenso, Deus está aqui, amparando-nos, atendendo-nos, atendendo nossas oreções e, mais do que isso, preparando um futuro espiritual promissor para cada um de seus filhos.
                  Podemos comparar os acontecimentos, fazendo oseguinte paralelo:

a) Jesus ten-nos guardado na passagem por este grande Mar Vermelho, que é o mundo com seus atrativos pecaminosos e mortíferos. Ele nos promete: "Eis que o Anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra"
b) Jesus é o nosso Monte Sinai, acampamo-nos nele por um período inesgotável;
c) Deus tem-nos guiado por caminhos desérticos, mas sempre providenciou a água viva, que é Cristo para saciar a nossa sede nesta caminhada;
d) Ele tem-nos sustentado como um "pão vivo"que desceu do céu, Cristo Jesus.

                              Como não deixou faltar a Israel nada no deserto por espaço de 40 anos, Ele não deixará faltar nada pelo período que aqui estivermos. "Eis que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia". Ele mesmo afirmou: Não andeis cuidadosos quanto a nossa vida, pelo que haveis de comer..., pelo que haveis de vestir. Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam... e vosso Pai celestial as alimenta... Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: Não trabalham e nem fiam; Não tendes vós muito mais valor?"(Mateus 6:25-28).
Conclusão
                              Meu amigo: quem sabe hoje mesmo você disse: parece que Deus se esqueceu de mim. Agora, ao ouvir esta mensagem, esteja convencido de que não é bem assim. Deus não se esqueceu de você. Prova disso é que Ele está falando ao seu coração nesta hora. Reconcilie-se com Ele, busque-o, coloque seus problemas diante dele e Ele vai ter misericórdia de você.  
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário